Auditoria Cívica na Saúde Destaque

Avalie este item
(1 Votar)

Proporcionar experiências pedagógicas em relação ao controle social para o cidadão e avaliar os serviços de saúde básica oferecidos à comunidade.

 

TEMA PRINCIPAL: Educação

OBJETIVOS

Fiscalizar e cobrar do setor público serviços de qualidade, por meio da capacitação da sociedade civil para fiscalizar Unidades Básicas de Saúde, gerar relatórios e entregá-los às autoridades competentes.

 

DESCRIÇÃO

Todo cidadão brasileiro tem o direito e o dever de fiscalizar e cobrar do setor público serviços de saúde de qualidade. Mas é preciso criar esse hábito entre as pessoas, mostrar quais são os mecanismos de controle, saber identificar problemas e soluções e contar com a participação coletiva.

Com base em uma metodologia própria, com foco no atendimento e nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), o grupo capacita pessoas voluntárias a fiscalizarem Unidades Básicas de Saúde.

Assim, com a participação da sociedade civil, a gestão pública está sempre atenta a melhorar a qualidade da saúde.

RESULTADO ALCANÇADO

Com a mobilização da comunidade local, mais de dois mil auditores cívicos já foram mobilizados em 58 cidades de oito estados brasileiros. Mais de 13 mil achados de auditoria foram identificados. Foi criado ainda o aplicativo Adote um Postinho para que qualquer usuário possa acompanhar a situação da Unidade de Saúde do seu bairro, além de fiscalizar, apontar problemas e soluções.

CONTATO

CLN 409 Bloco D, 215 – Asa Norte – Brasília (DF)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(61) 3224-4368

 

GALERIA DE FOTOS

Informações adicionais

  • Local da instituição: Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) - Brasília (DF)
Última modificação em Terça, 15 Outubro 2019 16:15

Mídia

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.