O Algodão Agroecológico gerando Renda e Conhecimento no Curimataú Paraibano Destaque

Avalie este item
(0 votos)

Diante da dificuldade de conseguir a certificação do algodão agroecológico, os produtores do assentamento de Queimadas (PB) decidiram se organizar em um Organismo Participativo de Aceitação e Conformidade (Opac) para certificar a produção agroecológica e garantir sua comercialização. Os agricultores são certificados como produtores orgânicos.

 

TEMA PRINCIPAL: Meio Ambiente

 

OBJETIVOS

Expandir e garantir a sustentabilidade da Rede Borborema de Agroecologia por meio do acompanhamento técnico das famílias que produzem algodão agroecológico no assentamento de Queimadas.

DESCRIÇÃO

Diante da dificuldade para conseguir a certificação do algodão agroecológico pelo processo de auditoria, os produtores do assentamento de Queimadas resolveram se juntar em busca de uma solução efetiva. Foi então que se organizaram por meio de um Opac, fundando a Rede Borborema de Agroecologia.

Após um longo processo de adequação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Rede Borborema de Agroecologia se tornou a primeira Opac da Paraíba, autorizando seus agricultores a usarem o selo de orgânicos em seus produtos. O selo trouxe valor agregado à produção orgânica/agroecológica e facilitou o processo de comercialização no mercado dos orgânicos no Brasil.

RESULTADO ALCANÇADO

A Rede Borborema de Agroecologia trouxe liberdade e autonomia aos agricultores familiares. Atualmente, a rede conta com 34 agricultores familiares certificados e cinco grupos de produção no estado da Paraíba.

CONTATO

Rua Euclides Camilo de Souza, 19, São Judas Tadeu – Remígio (PB)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(83) 9982-6195

 

GALERIA DE FOTOS

Informações adicionais

  • Local da instituição: Associação de Apoio a Políticas de Melhoria da Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Verticalização da Produção Familiar - Remígio (PB)
Última modificação em Terça, 15 Outubro 2019 16:18

Mídia

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.