Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

GERAÇÃO DE RENDA

A Trama do Algodão que Transforma

Cooperativa Central Justa Trama - Porto Alegre (RS)

Avalie este item
(1 Votar)

Mídia

A iniciativa da Justa Trama se trata do desenvolvimento da cadeia do algodão agroecológico em todos os elos de produção, desde o plantio até a produção e comercialização de roupas. O processo, fundamentado na economia solidária, estabelece valores justos para cada etapa da produção, sem atravessadores.

 

TEMA PRINCIPAL: Renda

 

OBJETIVOS

Promover a segurança econômica do(a)s trabalhadore(a)s na cadeia de produção do algodão agroecológico, por intermédio da organização em rede e dos fundamentos da economia solidária.

DESCRIÇÃO

O algodão é praticamente uma unanimidade no guarda-roupa de todos os brasileiros, mas mesmo assim muitas famílias que o cultivam têm uma renda baixa.

A cooperativa Justa Trama nasceu, em 2005, sob a ideia de agregar valor ao produto final e garantir boa remuneração para todas as etapas da fabricação.

A Justa Trama é a maior cadeia produtiva no segmento de confecção têxtil da economia solidária, e seus produtos são comercializados em vários estados do país e no exterior.  As receitas oriundas desse processo são distribuídas de forma justa entre todos os elos dessa cadeia produtiva, garantindo mais renda e qualidade de vida a todos.

RESULTADO ALCANÇADO

Integrando trabalhadores dos vários elos de produção do algodão agroecológico – desde o plantio, fiação, tecelagem, até a confecção de roupas e produtos, tornou-se possível um faturamento de 30% a 100% maior para mais de 500 famílias envolvidas.

CONTATO

Rua Affonso Paulo Feijó, 501, Sarandi – Porto Alegre (RS)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(51) 3344-3454

 

GALERIA DE FOTOS

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.