Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

EDUCAÇÃO

Tecnologias Sociais e Formação em Ciências da Natureza de Educadores do Campo

Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Viçosa (MG)

Avalie este item
(1 Votar)

Mídia

Visando o aprendizado significativo, contextualizado, ativo e a formação por área de conhecimento, esta iniciativa propõe o ensino das ciências da natureza pertinentes à agroecologia. Os estudantes são estimulados a pesquisar e a escolher tecnologias sociais, visando solucionar problemas da sua comunidade e produzir cadernos didáticos para as escolas do campo.

 

TEMA PRINCIPAL: Educação

 

OBJETIVOS

Promover o aprendizado significativo das ciências da natureza por meio de tecnologias sociais apropriadas à agroecologia e às populações do campo.


DESCRIÇÃO

A proposta de estudar as ciências da natureza a partir de tecnologias sociais surgiu mediante as demandas pela educação do campo de qualidade, voltada às realidades e especificidades dos povos do campo e à formação por área de conhecimento. Além disso, as tecnologias sociais integram conhecimentos populares e científicos, o que também é proposta da educação do campo.

RESULTADO ALCANÇADO

Diversos estudos já foram produzidos a partir da iniciativa. Dentre eles, um trabalho de conclusão de curso, resumos em simpósio de iniciação científica e a elaboração de 22 cartilhas (cadernos didáticos) pelos estudantes de Licenciatura Em educação do Campo – Ciências da Natureza (Licena).

CONTATO
Avenida Purdue, s/n, Campus Universitário, Centro – Viçosa (MG)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(31) 3899-2415

 

GALERIA DE FOTOS

Mais nesta categoria: « Escola Ativa

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.