Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

CIDADES SUSTENTÁVEIS E/OU INOVAÇÃO DIGITAL

Arquitetura na Periferia

Instituto de Assessoria a Mulheres e Inovação (Iamí) Belo Horizonte (MG)

Avalie este item
(1 Votar)

Mídia

Uma ideia transformadora dentro de casa. Essa é a iniciativa Arquitetura na Periferia, a qual capacita mulheres para que tenham autonomia em projetos de construção e reforma de suas casas.

 

TEMA PRINCIPAL: Habitação 

OBJETIVOS

A iniciativa do Instituto de Assessoria a Mulheres e Inovação (IAMÍ) é um método de assessoria técnica a pequenos grupos de mulheres em situação de vulnerabilidade social e tem como objetivo incentivar a autonomia, o trabalho coletivo e a emancipação delas, promovendo transformações na vida das pessoas envolvidas e seus entornos. 

DESCRIÇÂO

A metodologia se divide em três etapa: planejamento; oficinas de construção; e acompanhamento, e oferece capacitações em desenho, escala, cálculo e finanças. Além disso, disponibiliza microcrédito para que as participantes possam ter melhores condições de moradia.

Mutirões entre a equipe e as participantes dão agilidade às obras e criam sentimento de coletividade, incentivando as mulheres a serem multiplicadoras daquilo que aprenderam.

RESULTADO ALCANÇADO

Até agora, depois de mais de 100 reuniões e oficinas com grupos de mulheres, aproximadamente 400 pessoas já foram beneficiadas com vinte casas reformadas, e outras dez com obras em andamento.

CONTATO

Rua Horizonte, 298 – Paraíso – Belo Horizonte (MG)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(31) 3199-69513

 

GALERIA DE FOTOS

Mais nesta categoria: Auditoria Cívica na Saúde »

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.