RESULTADO DE SORTEIO PÚBLICO - divulgado dia 14/09/2015
Acesse aqui os documentos do Edital de Credenciamento nº 2014/017 - PNHU:
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RESULTADO DE SORTEIO PÚBLICO - divulgado dia 14/09/2015
Acesse aqui os documentos do Edital de Credenciamento nº 2014/017 - PNHU:
Atenção aos prazos:
Os documentos poderão ser enviados pessoalmente à Fundação Banco do Brasil, mediante protocolo até às 18h do dia 18/08/2014 ou postados até 18/08/2014 com AR - Aviso de Recebimento.
A Fundação não se responsabiliza por extravios ou problemas de entrega de envelopes postados. Os envelopes deverão ser enviados para o seguinte endereço:
FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL |
Dúvidas decorrentes da interpretação deste Edital poderão ser esclarecidas, desde que encaminhadas à Comissão de Seleção por meio do endereço eletrônico Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com o seguinte título “Edital de Seleção Pública nº 2014/013 – CATAFORTE III – DÚVIDAS“ até o dia 18/08/2014.
Acesse aqui os documentos do Edital de Seleção Pública nº 2014/013 - CATAFORTE III:
RESULTADO FINAL
Acesse aqui os documentos do Edital de Seleção Pública nº 2014/005 - Redes ECOFORTE:
Assista aos vídeos da Oficina Técnica Edital Ecoforte, transmitida ao vivo pelo site participa.br/agroecologia em 27.03.2014:
Abertura dos Envelopes
DATA: 19/11/2013; HORA: às 10h30;
LOCAL: Fundação Banco do Brasil - SCN Quadra 01, Bloco A, Ed. Number One, 10º Andar – Sala JK
As dúvidas decorrentes da interpretação do Edital deverão ser encaminhadas à Fundação Banco do Brasil – Comissão de Credenciamento, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 12.11.2013.
Ata da sessão de recebimento e abertura dos envelopes em 19.11.2013
Ata de abertura de envelopes em 19.11.2013 - Aviso de Alteração: foram efetuadas alterações no anexo desta ata (19.11), clique aqui e verifique nova versão.
Ata de abertura de envelopes em 20.11.2013 - Aviso de Alteração: foram efetuadas alterações no anexo desta ata (20.11), clique aqui e verifique nova versão.
Documentos:
Edital de Credenciamento - 2013/029
Ata de Análise e Julgamento dos Documentos - 2013/029
Questionamentos:
Questionamentos recebidos em 16.10.2013
Questionamentos recebidos em 21.10.2013
Questionamentos recebidos em 23.10.2013
Questionamentos recebidos em 31.10.2013
Questionamentos recebidos em 06.11.2013
Questionamentos recebidos em 07.11.2013
Questionamentos recebidos em 11.11.2013
RESULTADO DE JULGAMENTO
Informamos que o resultado do julgamento foi publicado, em 03/01/2014, no Diário Oficial da União - Seção 3 - pág. 174, abrindo-se portanto, o prazo de 5 (cinco) dias úteis, para interposição de recurso, se for o caso. A Ata de Análise e Julgamento encontra-se publicada nesta página.
INTERPOSIÇÃO DE RECURSO
Os recursos deverão ser formalizados por escrito e protocolados junto à FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL no endereço: SCN Quadra 01, Bloco A, Ed. Number One 9º andar, Brasília – DF, CEP: 70.711-900 – Gerência de Pessoas e Infraestrutura. Se pessoalmente, ENTREGUES até às 17h do dia 10.01.2014. Se por SEDEX ou AR (Aviso de Recebimento), RECEBIDOS na Fundação até às 17h do dia 10.01.2014.
IMPUGNAÇÃO AOS RECURSOS
RESULTADO DE JULGAMENTO DOS RECURSOS INTERPOSTOS
Informamos que o resultado do julgamento dos recursos interpostos foi publicado no Diário Oficial da União - Seção 3 - pág. 278, em 31.01.2014.
Acesse o resultado do edital 2013/029 aqui.
Acesse aqui os documentos do Edital de Seleção Pública nº 2014/023 - CATAFORTE III - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias / Bases de serviços:
Prazo encerrado
Acesse aqui os documentos do Edital de Seleção Pública nº 2014/020 - ECOFORTE - Extrativismo:
Até 31/07/2015
Os documentos poderão ser enviados pessoalmente à Fundação Banco do Brasil, mediante protocolo, até às 18h (horário de Brasília/DF) do dia 31/07/2015 ou postados até esta data.
A Fundação não se responsabiliza por extravios ou problemas de entrega de envelopes postados. Os envelopes deverão ser enviados para o seguinte endereço (conforme Edital e anexos abaixo):
FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL
EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 2015/008
COMISSÃO DE SELEÇÃO
SETOR COMERCIAL NORTE, QUADRA 01, BLOCO A, EDIFÍCIO
NUMBER ONE, 10º ANDAR, BRASÍLIA – DF, CEP 70.711-900.
As dúvidas decorrentes da interpretação deste Edital poderão ser esclarecidas, desde que encaminhadas à Fundação Banco do Brasil – Comissão de Seleção, Edital 2015/008 e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 24.07.2015, com o título: “Edital de Seleção Pública nº 2015/008 - DÚVIDAS”. Mensagens que não apresentem esse título serão desconsideradas.
Acesse aqui os documentos do Edital de Seleção Pública nº 2015/008
OBJETO: apoio a projetos sociais desenvolvidos por entidades sem fins lucrativos que tenham a atuação voluntária de funcionários aposentados do Banco do Brasil, em iniciativas de promoção da cidadania, geração de trabalho e renda, cuidado ambiental, educação, cultura, esporte e saúde, visando a inclusão social e produtiva dos públicos priorizados pela Fundação Banco do Brasil
Programa Voluntariado BB Aposentados 2016
Programa Voluntariado BB Aposentados 2016 - Resultado Final
Programa Voluntariado BB Aposentados 2016 - Chamada Interna
Formulários para preenchimento:
Programa Voluntariado BB Aposentados 2016
Programa Voluntariado BB Aposentados 2016 - BB Educar
Programa Voluntariado BB Aposentados - BB Educar 2016 - Chamada Interna*
Formulários para preenchimento:
Programa Voluntariado BB Aposentados - BB Educar
* Observação: Chamada atenderá projetos de voluntários aposentados do Banco do Brasil já cadastrados no projeto Integração e com a conclusão do curso de alfabetizador no BB Educar.
Esta página contém as informações referentes aos Editais e Seleções Públicas conduzidos pela Fundação Banco do Brasil.
Chamadas Internas em Andamento
- Projeto Voluntários BB | Fundação BB 2024
Seleções Públicas em Andamento
- Edital de Seleção Pública nº 2023/012 - Empoderamento Socioeconômico das Mulheres Negras
- Edital de Chamada Pública nº 2023/00132 - Água para Produção
- 12ª Edição do Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social
Seleções Públicas Concluídas
- Edital de Seleção Pública nº 2021/006 - Conserva Cerrado
- Edital de Seleção Pública nº 2020/010 - Recupera Cerrado
- Edital de Credenciamento nº 2019/033 - Tecnologias Sociais em Minas Gerais
- Edital de Seleção Pública nº 2018/009 - Reaplicação de Tecnologias Sociais
- Edital de Seleção Pública nº 2016/007 ECOFORTE - Extrativismo
- Edital de Credenciamento nº 2015/022 PNHU - Moradia Urbana com Tecnologia Social
- Edital de Seleção Pública nº 2015/008 - Juventude Rural
- Edital de Seleção Pública n°2014/020 - Ecoforte - Extrativismo
- Edital 2014/023 - CATAFORTE III - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias
- Credenciamento 2013/029 - Edital Água para Produção
- Edital de Seleção Pública nº 2014/005 - Redes ECOFORTE
- Edital de Seleção Pública nº 2014/013 - CATAFORTE III
- Credenciamento 2012/002
- Edital de Seleção Pública nº 2018/010 - Recupera Cerrado
- Edital de Credenciamento nº 2019/020 - Tecnologias Sociais em Minas Gerais
- Edital de Credenciamento nº 2018/003 - MUTS - Moradia Urbana com Tecnologia Social
- Edital de Seleção Pública nº 2017/030 ECOFORTE - Redes
- Projeto Voluntários BB | Fundação BB 2022
- Chamada Interna - Programa Voluntariado 2019
- Chamada Interna - Programa Voluntariado 2018
- Chamada Interna - Programa Voluntariado BB Aposentados
- Chamada Interna - Projetos de Inclusão Socioprodutiva
- Chamada Interna - Viva Voluntário - Programa Nacional de Voluntariado
- Chamada Interna - Projetos de Inclusão Socioprodutiva 2018
- Chamada Interna - Programa Voluntariado 2020
Editais de Concurso de Projetos Concluídos
- Edital de Credenciamento nº 2014/017 - PNHU
- Edital de Concurso de Projetos nº 2014/016 - Resultado final
A Lei nº 12.527, sancionada em 18 de novembro de 2011, pela Presidente da República, Dilma Roussef, regulamenta o direito constitucional de acesso dos cidadãos às informações públicas. A sanção representa mais um importante passo para a consolidação do regime democrático brasileiro e para o fortalecimento das políticas de transparência pública.
A Lei de Acesso à Informação regula o acesso a informações previsto no Inciso XXXIII, do Art. 5º, da Constituição da República Federativa do Brasil, que dispõe sobre ”todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.
A Lei institui como princípio fundamental que o acesso à informação pública é a regra, e o sigilo somente a exceção. Para garantir o exercício pleno do direito de acesso previsto na Constituição Federal, a Lei define os mecanismos, prazos e procedimentos para a entrega das informações solicitadas à administração pública pelos cidadãos. Além disso, a Lei determina que as instituições devem divulgar um rol mínimo de informações proativamente por meio da internet.
O estatuto da Fundação Banco do Brasil também está disponível na área de Governança do Portal.
Nota: As alterações do Estatuto da Fundação Banco do Brasil foram registradas no Cartório do 1º Ofício de Registro Civil das Pessoas Jurídicas, em 08.03.2018. Ficou arquivado sob o nº 00001395 e cópia em microfilme sob o nº 00145148.
No menu Sobre Nós da página da Fundação BB é possível conhecer os gestores e conselheiros da Fundação Banco do Brasil.
Nesta seção serão divulgadas informações sobre contratos e convênios realizados pela Fundação Banco do Brasil.
A Lei Federal 12.527 de 18.11.2011, também conhecida como Lei de Acesso a Informação, regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do artigo 5º, no inciso II do § 3º do artigo 37 e no § 2º do artigo 216 da Constituição Federal.
Além de regulamentar o direito constitucional do cidadão de pedir informações ao poder público, fixa regras, prazos e garantias que viabilizem e tornem possível o direito de acesso.
Os órgãos públicos integrantes da administração direta dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluindo as Cortes de Contas, Judiciário e do Ministério Público.
Além disso, incluem ainda, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Aplicam-se, ainda, as disposições da Lei 12.527 às entidades privadas sem fins lucrativos que recebam, para realização de ações do interesse público, recursos públicos diretamente do orçamento ou mediante subvenções sociais, contratos de gestão, termos de parceria, convênios, acordo, ajustes ou outros instrumentos congêneres.
SCES Trecho 02 lote 22 - CEP: 70200-002 | Brasília (DF) | +55 (61) 3108-7000 / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Kleytton Guimarães Morais
Presidente
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Luciana Athaíde Brandão Bagno
Diretora Executiva Diretoria Executiva de Desenvolvimento Social
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Gilson Adriano de Oliveira Lima
Diretor Executivo
Diretoria Executiva de Gestão de Pessoas, Controladoria e Logística
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O cumprimento de leis e normas, externas ou internas, é responsabilidade dos órgãos de administração e fiscalização, dos gestores e dos funcionários em todas as instâncias da Fundação Banco do Brasil.
O Estatuto é a norma fundamental e norteadora da Fundação BB. Já as normas específicas de funcionamento da Fundação são complementadas por um Regimento Interno.
O Programa de Integridade da Fundação Banco do Brasil reúne os dispositivos existentes na Fundação com o objetivo de prevenir, detectar e remediar a ocorrência de fraudes, corrupção e desvios de conduta.
Na orientação da conduta e no comportamento dos colaboradores da Fundação BB, utilizam-se como referenciais os princípios do Código de Ética da Fundação BB, bem como o Código de Ética dos Funcionários do Banco do Brasil.
A Instituição sempre buscou pautar sua atuação nas melhores práticas, inclusive, por meio da definição de políticas que estabeleçam claramente limites e linhas de atuação, por intermédio da Política de Gestão de Continuidade de Negócios, Política de Gestão de Riscos, Política de Segurança da Informação e Cibernética, Política de Sustentabilidade, Política de Controles Internos e Conformidade, Política de Patrocínio, Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e Política de Investimento Social.
A Fundação BB tem sido apontada como referência nacional no terceiro setor no que diz respeito à governança e à transparência. A partir desse contexto, em 2020 foi elaborado o Código de Governança da Fundação BB. O referido documento é dividido em dois blocos, sendo o primeiro uma apresentação da estrutura de governança da Fundação BB e o segundo a exposição do comparativo entre as melhores práticas de governança para o terceiro setor e as ações adotadas pela Instituição.
O Painel GIFE de Transparência, desenvolvido pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), valida que a Fundação BB atende aos requisitos previstos na ferramenta, demonstrando a preocupação e empenho da organização com a transparência.
As iniciativas mencionadas em nossa página na internet e nas redes sociais materializam o compromisso da Fundação BB com as melhores práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ASG).
A estrutura de governança da Fundação BB busca assegurar a divisão apropriada das responsabilidades operacionais e de gestão entre seus órgãos de administração e fiscalização.
As decisões, em qualquer nível da Organização, são tomadas de forma colegiada. Com o propósito de envolver todos os gestores na definição de estratégias e operações, a Diretoria Executiva utiliza comitês internos que garantem agilidade, qualidade e segurança à tomada de decisão.
Para a administração das estratégias de investimentos em ativos financeiros, a Fundação dispõe do Comitê de Investimentos, que tem por objetivo propor ao Conselho Curador as estratégias de investimentos em ativos financeiros da Instituição, por meio de política específica.
Conforme preceituam os Artigos 1º e 2º de seu Estatuto, a Fundação Banco do Brasil, com sede em Brasília (DF), é pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, que tem por objetivo promover, apoiar, incentivar e patrocinar ações nos campos da Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social, Recreação e Desporto, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Assistência a Comunidades Urbano-Rurais, cujas atividades são regidas pelo documento estatutário e pelo Regimento Interno.
A Fundação Banco do Brasil se compromete com a confiabilidade e a integralidade das informações institucionais, divulgando suas atividades de forma clara, objetiva, consolidada e por meio de relatório unificado, adotando as melhores práticas em gestão e prestação de contas.
Em consonância com as melhores práticas de governança, ética e transparência, a Fundação Banco do Brasil disponibiliza, para consulta pública, suas demonstrações contábeis auditadas.
2023
2022
2021
2020
2019
A Fundação Banco do Brasil presta contas anualmente Tribunal de Contas da União - TCU, evidenciando o desempenho de sua gestão e a correta aplicação dos recursos, em conformidade com as normas às quais está subordinada.
2019
2018
2017
2016
2015
2014
2013
2012
2011
A Fundação Banco do Brasil, em atendimento aos quesitos de transparência, disponibiliza o Relatório de Auditoria 201900796, da CGU - Controladoria Geral da União.
A Fundação Banco do Brasil presta contas anualmente Tribunal de Contas da União - TCU, evidenciando o desempenho de sua gestão e a correta aplicação dos recursos, em conformidade com as normas às quais está subordinada.
As políticas de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e Segurança da Informação da Fundação BB baseiam-se nos princípios e no compromisso com o sigilo das informações e a transparência quanto ao tratamento dos dados pessoais custodiados.
Os dados pessoais são utilizados exclusivamente para fins legítimos, lícitos e relacionados às atividades da Fundação BB, observando as legislações vigentes e as boas práticas. Como agente de tratamento de dados, a Fundação BB determina como e por que utiliza os dados pessoais e o titular poderá ter acesso a essas informações por meio do canal LGPD, seção Fale Conosco.
O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, criado em 2001, é o principal instrumento de identificação e certificação de tecnologias sociais que compõem o Banco de Tecnologias Sociais – BTS, disponível neste site.
Realizado a cada dois anos, o Prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas a alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.
A participação no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é aberta às instituições legalmente constituídas no País, de direito público ou privado, sem finalidades lucrativas.
As inscrições passam por um processo de triagem que inclui as fases de certificação, seleção das finalistas, julgamento das vencedoras e premiação, observados os critérios e parâmetros estabelecidos no Regulamento do Prêmio.
Em 8 (oito) edições realizadas, de 2001 a 2015, foram recebidas 6285 inscrições e concedidos mais de R$ 3,8 milhões em premiações destinadas ao aprimoramento das tecnologias sociais vencedoras por meio de projetos apresentados à Fundação Banco do Brasil.
O Banco de Tecnologias Sociais é uma base de dados que contempla informações sobre as tecnologias sociais certificadas no âmbito do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.
O Banco de Tecnologias Sociais apresenta soluções para demandas sociais, desenvolvidas por instituições de todo o País, que podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, UF, etc.
As informações sobre as tecnologias sociais abrangem o problema solucionado, a solução adotada, a forma de envolvimento da comunidade, os municípios atendidos, os recursos necessários para implementação de uma unidade da Tecnologia Social, entre outros detalhamentos.
São disponibilizados, também, os contatos dos responsáveis pela Tecnologia Social, possibilitando que instituições interessadas em reaplicar ou conhecer detalhes sobre o processo possam entrar em contato direto com as instituições que desenvolveram as tecnologias sociais.
Tecnologia Social compreende produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.
É um conceito que remete para uma proposta inovadora de desenvolvimento, considerando a participação coletiva no processo de organização, desenvolvimento e implementação. Está baseado na disseminação de soluções para problemas voltados a demandas de alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente, dentre outras.
As Tecnologias Sociais podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico. Importa essencialmente que sejam efetivas e reaplicáveis, propiciando desenvolvimento social em escala.
Um bom exemplo é a Tecnologia Social é a Cisterna de Placas Pré-moldadas que conta com a participação coletiva na sua construção, autofinanciamento por meio de fundos rotativos solidários e atenua os problemas de acesso a água de boa qualidade à população do semi-árido.