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Credenciamento 2013/029

Objeto:
 credenciamento de entidades para prestação de serviços à Fundação Banco do Brasil, relativos à Reaplicação de Tecnologias Sociais “Cisterna Calçadão” e “Cisterna Enxurrada”, compreendendo Identificação e/ou Mobilização de Famílias, Capacitação das Famílias em Gestão da Água para Produção de Alimentos, Manejo de Sistema Simplificado de Água para Produção, Casa de Sementes e Viveiros de Mudas e Convivência com o Semiárido, Capacitação de Comissões Municipais em Critérios de Seleção, Capacitação de Mão-de-Obra, Intercâmbios e Implementação de Cisternas, conforme ANEXO 01 deste Edital, sem caráter de exclusividade, de acordo com as necessidades e sem qualquer vínculo empregatício entre a FUNDAÇÃO (tomadora de serviços) e as entidades que vierem a ser contratadas (entidades prestadoras dos serviços) ou seus empregados, nas microrregiões discriminadas no ANEXO 02.

Envio  dos envelopes:
A documentação de habilitação, deverá ser enviada em envelope lacrado, no endereço indicado abaixo, até às 17h do dia 18.11.2013,  pessoalmente ou por via postal, com AR (Aviso de Recebimento) ou, ainda, poderão ser entregues à Comissão de Credenciamento no local, dia e horário previstos para abertura dos envelopes.
  

Abertura dos Envelopes

DATA: 19/11/2013; HORA: às 10h30;

LOCAL: Fundação Banco do Brasil - SCN Quadra 01, Bloco A, Ed. Number One, 10º Andar – Sala JK

As dúvidas decorrentes da interpretação do Edital deverão ser encaminhadas à Fundação Banco do Brasil – Comissão de Credenciamento, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 12.11.2013.


Ata da sessão de recebimento e abertura dos envelopes em 19.11.2013


Ata de abertura de envelopes em 19.11.2013 - Aviso de Alteração: foram efetuadas alterações no anexo desta ata (19.11), clique aqui e verifique nova versão.

Ata de abertura de envelopes em 20.11.2013 - Aviso de Alteração: foram efetuadas alterações no anexo desta ata (20.11), clique aqui e verifique nova versão.



Documentos:

Edital de Credenciamento - 2013/029


Ata de Análise e Julgamento dos Documentos - 2013/029

Questionamentos:

Questionamentos recebidos em 16.10.2013

Questionamentos recebidos em 21.10.2013

Questionamentos recebidos em 23.10.2013 

Questionamentos recebidos em 31.10.2013

Questionamentos recebidos em 06.11.2013

Questionamentos recebidos em 07.11.2013

Questionamentos recebidos em 11.11.2013

Questionamentos recebidos em 12.11.2013

RESULTADO DE JULGAMENTO

Informamos que o resultado do julgamento foi publicado, em 03/01/2014, no Diário Oficial da União - Seção 3 - pág. 174, abrindo-se portanto, o prazo de 5 (cinco) dias úteis, para interposição de recurso, se for o caso. A Ata de Análise e Julgamento encontra-se publicada nesta página.



INTERPOSIÇÃO DE RECURSO

Os recursos deverão ser formalizados por escrito e protocolados junto à FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL no endereço: SCN Quadra 01, Bloco A, Ed. Number One 9º andar, Brasília – DF, CEP: 70.711-900 – Gerência de Pessoas e Infraestrutura. Se pessoalmente, ENTREGUES até às 17h do dia 10.01.2014. Se por SEDEX ou AR (Aviso de Recebimento), RECEBIDOS na Fundação até às 17h do dia 10.01.2014.



IMPUGNAÇÃO AOS RECURSOS

Informamos que está aberto até 21/01/2014 às 17h, o prazo para impugnação aos recursos interpostos.

As impugnações
deverão ser formalizadas por escrito e protocoladas junto à FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL no endereço: SCN Quadra 01, Bloco A, Ed. Number One 9º andar, Brasília – DF, CEP: 70.711-900 – Gerência de Pessoas e Infraestrutura até o dia e horário supracitados.

As razões dos recursos interpostos encontram-se 
aqui.

RESULTADO DE JULGAMENTO DOS RECURSOS INTERPOSTOS


Informamos que o resultado do julgamento dos recursos interpostos foi publicado no Diário Oficial da União - Seção 3 - pág. 278, em 31.01.2014.

Acesse o resultado do edital 2013/029 aqui.

Edital 2014/023 - CATAFORTE III - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias

Resultado final

Acesse aqui os documentos do Edital de Seleção Pública nº 2014/023 - CATAFORTE III - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias / Bases de serviços:

Edital de Seleção Pública n°2014/020 - ECOFORTE - Extrativismo
Edital de Seleção Pública n° 2015-008 - Juventude Rural

Até 31/07/2015


Os documentos poderão ser enviados pessoalmente à Fundação Banco do Brasil, mediante protocolo, até às 18h (horário de Brasília/DF) do dia 31/07/2015 ou postados até esta data.

A Fundação não se responsabiliza por extravios ou problemas de entrega de envelopes postados. Os envelopes deverão ser enviados para o seguinte endereço (conforme Edital e anexos abaixo):


FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL
EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA Nº 2015/008
COMISSÃO DE SELEÇÃO
SETOR COMERCIAL NORTE, QUADRA 01, BLOCO A, EDIFÍCIO
NUMBER ONE, 10º ANDAR, BRASÍLIA – DF, CEP 70.711-900.



As dúvidas decorrentes da interpretação deste Edital poderão ser esclarecidas, desde que encaminhadas à Fundação Banco do Brasil – Comissão de Seleção, Edital 2015/008 e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., até 24.07.2015, com o título: “Edital de Seleção Pública nº 2015/008 - DÚVIDAS”. Mensagens que não apresentem esse título serão desconsideradas.


Acesse aqui os documentos do Edital de Seleção Pública nº 2015/008

OBJETO: apoio a projetos sociais desenvolvidos por entidades sem fins lucrativos que tenham a atuação voluntária de funcionários aposentados do Banco do Brasil, em iniciativas de promoção da cidadania, geração de trabalho e renda, cuidado ambiental, educação, cultura, esporte e saúde, visando a inclusão social e produtiva dos públicos priorizados pela Fundação Banco do Brasil

 

Programa Voluntariado BB Aposentados 2016

Programa Voluntariado BB Aposentados 2016 - Resultado Final
Programa Voluntariado BB Aposentados 2016 - Chamada Interna

Formulários para preenchimento:
Programa Voluntariado BB Aposentados 2016

Programa Voluntariado BB Aposentados 2016 - BB Educar

Programa Voluntariado BB Aposentados - BB Educar 2016 - Chamada Interna*

Formulários para preenchimento:
Programa Voluntariado BB Aposentados - BB Educar

* Observação: Chamada atenderá projetos de voluntários aposentados do Banco do Brasil já cadastrados no projeto Integração e com a conclusão do curso de alfabetizador no BB Educar.

 

FBB Voluntariado Marca 02

Esta página contém as informações referentes aos Editais e Seleções Públicas conduzidos pela Fundação Banco do Brasil.

 

Chamadas Internas em Andamento

- Projeto Voluntários BB | Fundação BB 2022

 

Seleções Públicas Concluídas

- Edital de Seleção Pública nº 2021/006 - Conserva Cerrado 

- Edital de Seleção Pública nº 2020/010 - Recupera Cerrado

 - Edital de Credenciamento nº 2019/033 - Tecnologias Sociais em Minas Gerais

- Edital de Seleção Pública nº 2018/009 - Reaplicação de Tecnologias Sociais

- Edital de Seleção Pública nº 2016/007 ECOFORTE - Extrativismo

- Edital de Credenciamento nº 2015/022 PNHU - Moradia Urbana com Tecnologia Social

Edital de Seleção Pública nº 2015/008 - Juventude Rural

Edital de Seleção Pública n°2014/020 - Ecoforte - Extrativismo

Edital 2014/023 - CATAFORTE III - Negócios Sustentáveis em Redes Solidárias

- Credenciamento 2013/029 - Edital Água para Produção

- Edital de Seleção Pública nº 2014/005 - Redes ECOFORTE

Edital de Seleção Pública nº 2014/013 - CATAFORTE III

Credenciamento 2012/002

- Edital de Seleção Pública nº 2018/010 - Recupera Cerrado

- Edital de Credenciamento nº 2019/020 - Tecnologias Sociais em Minas Gerais

- Edital de Credenciamento nº 2018/003 - MUTS - Moradia Urbana com Tecnologia Social

- Edital de Seleção Pública nº 2017/030 ECOFORTE - Redes


Chamadas Internas Concluídas

- Chamada Interna - Programa Voluntariado 2019

- Chamada Interna - Programa Voluntariado 2018

- Chamada Interna - Programa Voluntariado BB Aposentados

- Chamada Interna - Projetos de Inclusão Socioprodutiva

- Chamada Interna - Viva Voluntário - Programa Nacional de Voluntariado

- Chamada Interna - Projetos de Inclusão Socioprodutiva 2018

  - Chamada Interna - Programa Voluntariado 2020

 

Editais de Concurso de Projetos Concluídos

Edital de Credenciamento nº 2014/017 - PNHU

- Edital de Concurso de Projetos nº 2014/016 - Resultado final

 

 

 
A Fundação BB é o coração social do Banco do Brasil. Em 1985, o BB instituiu sua fundação para contribuir com a transformação social dos brasileiros e com o desenvolvimento sustentável do país. O coração é um símbolo que representa vida, sensibilidade, solidariedade, força e conexão de propósitos. A atuação da Fundação BB é vital para gerar valor aos clientes, à sociedade e ao meio ambiente. Nosso coração bate na frequência das necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade. Pulsamos por mais parcerias para a ampliação do impacto socioambiental nas comunidades. Sabemos que as Tecnologias Sociais são nossas veias, mostrando caminhos e soluções para desafios socioambientais.
 
Para realizar o nosso propósito, nos guiamos por valores e princípios que são condições basilares para nossa atuação. Por meio da ética e da integridade como alicerce, da sensibilidade social com respeito à diversidade, do empoderamento social para sustentabilidade, da eficiência e da inovação para inclusão e da efetividade para a transformação socioambiental, buscamos a nossa visão de sermos reconhecidos pela sociedade como fomentadora e multiplicadora de soluções para a transformação socioambiental no Brasil.
 
A Fundação BB prioriza seu investimento socioambiental em seis eixos de atuação que ajudam o País a se reerguer e a se desenvolver. São eles: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado. 
 
O alcance dos programas e projetos, espalhados em todo território brasileiro, foi potencializado pela articulação de parcerias e apoios no investimento social. Nos últimos 10 anos, foram R$ 2,7 bilhões em investimento social e mais de 6 milhões de pessoas que tiveram suas vidas valorizadas e suas realidades transformadas.

 

Mapa Estratégico Fundação BB

 

A Fundação Banco do Brasil apoia projetos sociais voltados ao desenvolvimento sustentável, à inclusão socioprodutiva e à reaplicação de tecnologia social. São realizados investimentos não reembolsáveis em parceria com instituições sem fins lucrativos com mais de dois anos de existência por meio da celebração de convênios ou contratos. O processo se inicia com a apresentação de proposta em função de editais de chamadas públicas ou ações específicas da Fundação BB em parceria com as agências do Banco do Brasil.

Os editais públicos podem ser acessados no na página www.fbb.org.br/editais.

As ações específicas da Fundação BB em parceria com as agências do Banco do Brasil, especialmente as chamadas para Projetos de Inclusão Socioprodutiva (PIS) e Voluntariado BB FBB, devem ser acessadas junto às agências BB locais. Nesse sentido, sugerimos que acompanhe em nosso site ou nossas redes sociais para identificar editais aderentes à demanda do público atendido por sua instituição e procure a agência BB local para informações quanto às chamadas específicas de Projetos de Inclusão Socioprodutiva e Voluntariado BB FBB.

I - CONSELHO CURADOR

a) Conselheiros Natos

  • Tarciana Paula Gomes Medeiros - Presidente do Banco do Brasil e Presidente do Conselho
  • Elisângela Moroz Zilli - Presidente da Fundação Banco do Brasil
  • Paulo Roberto Evangelista de LimaRepresentante dos Acionistas Minoritários no Conselho de Administração do Banco do Brasil

b) Conselheiros Temporários

i - Setor Público
      • - Titular: Aroldo Salgado de Medeiros Filho
      • - Titular: Antônio José Barreto de Araújo Júnior
        • - Suplente: Amauri Garcia Lellis Júnior
      • - Titular: Karina Felix Cardoso
      • - Titular: Vago

ii - Setor Privado
    • - Titular: Camilo Buzzi
    • - Titular: Darllan Rodrigues Botega
    • - Titular: Fernando Sabbi Melgarejo
    • - Titular: Marcos Anderson Treitinger

II - CONSELHO FISCAL

  • - Titular: Carolina Beghelli - Representante do Banco do Brasil
  • - Titular: Alex Pereira Benício - Representante do Ministério da Economia
  • - Titular: Paula Regina Goto - Representante do Maior Acionista Minoritário do Banco do Brasil e Presidente do Conselho

Diretoria Executiva

Elisângela 

Elisângela Moroz Zilli
Presidente
RogerioBiruel
Rogério Bressan Biruel
Diretor Executivo
Diretoria Executiva de Desenvolvimento Social

Sônia

  

Sônia Freire Sindeaux dos Santos
Diretora Executiva
Diretoria Executiva de Gestão de Pessoas, Controladoria e Logística

Gerentes


Alírio Pereira Filho
Gerência de Controles e Riscos

Ana Carolina Barchesi
Gerência de Parcerias e Projetos I
 
André Grangeiro Botelho
Gerência de Parcerias e Projetos II
 
Angélica Junqueira Lara
Gerência de Estratégia e Governança

Deivid Biage da Silva
Gerência de Tecnologia da Informação

Fábio Marcelo Depiné
Gerência Administrativa 
 
Patricia Chaim
Gerência de Marketing e Comunicação

Patrícia Lustosa Borges de Lima Vieira
Gerência de Pessoas

Paulo Henrique Alves de Siqueira
Gerência de Finanças e Controladoria
 
Tarcísio Gerotto
Gerência de Assessoramento de Projetos

O cumprimento de leis e normas, externas ou internas, é responsabilidade dos órgãos de administração e fiscalização, dos gestores e dos funcionários em todas as instâncias da Fundação Banco do Brasil.

O Estatuto é a norma fundamental e norteadora da Fundação BB. Já as normas específicas de funcionamento da Fundação são complementadas por um Regimento Interno.

O Programa de Integridade da Fundação Banco do Brasil reúne os dispositivos existentes na Fundação com o objetivo de prevenir, detectar e remediar a ocorrência de fraudes, corrupção e desvios de conduta.

Na orientação da conduta e no comportamento dos colaboradores da Fundação BB, utilizam-se como referenciais os princípios do Código de Ética e Normas de Conduta da Fundação BB, bem como o Código de Ética dos Funcionários do Banco do Brasil.

A Instituição sempre buscou pautar sua atuação nas melhores práticas, inclusive, por meio da definição de políticas que estabeleçam claramente limites e linhas de atuação, por intermédio da Política de Segurança da Informação e Cibernética, Política de Gestão de Continuidade de Negócios, Política de Investimentos, Política de Sustentabilidade, Política de Gestão de Riscos, Política de Investimento Social, Política de Controles Internos e Conformidade, Política de Patrocínios e a Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.

A Fundação BB tem sido apontada como referência nacional no terceiro setor no que diz respeito à governança e à transparência. A partir desse contexto, em 2020 foi elaborado o Código de Governança da Fundação BB. O referido documento é dividido em dois blocos, sendo o primeiro uma apresentação da estrutura de governança da Fundação BB e o segundo a exposição do comparativo entre as melhores práticas de governança para o terceiro setor e as ações adotadas pela Instituição.

O Portal da Transparência, desenvolvido pelo Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), valida que a Fundação BB atende aos requisitos previstos na ferramenta, demonstrando a preocupação e empenho da organização com a transparência.

As iniciativas mencionadas em nossa página na internet e nas redes sociais materializam o compromisso da Fundação BB com as melhores práticas Ambientais, Sociais e de Governança (ASG).

 

A estrutura de governança da Fundação BB busca assegurar a divisão apropriada das responsabilidades operacionais e de gestão entre seus órgãos de administração e fiscalização.

  • Conselho Curador - é o órgão superior de deliberação e orientação estratégica da Instituição.
  • Conselho Fiscal - é o órgão de fiscalização dos atos de gestão dos administradores e das atividades da Fundação BB.
  • Diretoria Executiva - é o órgão responsável pela administração da FBB e pelo cumprimento do Estatuto, com atuação permanente, coordenando e implementando as decisões provindas do Conselho Curador e os demais assuntos da Organização, cuidando ainda da integração e articulação entre os Conselhos.

As decisões, em qualquer nível da Organização, são tomadas de forma colegiada. Com o propósito de envolver todos os gestores na definição de estratégias e operações, a Diretoria Executiva utiliza comitês internos que garantem agilidade, qualidade e segurança à tomada de decisão.

Para a administração das estratégias de investimentos em ativos financeiros, a Fundação dispõe do Comitê de Investimentos, que tem por objetivo propor ao Conselho Curador as estratégias de investimentos em ativos financeiros da Instituição, por meio de política específica.


 Organograma 2023

Conforme preceituam os Artigos 1º e 2º de seu Estatuto, a Fundação Banco do Brasil, com sede em Brasília (DF), é pessoa jurídica de direito privado, de fins não lucrativos, que tem por objetivo promover, apoiar, incentivar e patrocinar ações nos campos da Educação, Cultura, Saúde, Assistência Social, Recreação e Desporto, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Assistência a Comunidades Urbano-Rurais, cujas atividades são regidas pelo documento estatutário e pelo Regimento Interno.

A Fundação Banco do Brasil se compromete com a confiabilidade e a integralidade das informações institucionais, divulgando suas atividades de forma clara, objetiva, consolidada e por meio de relatório unificado, adotando as melhores práticas em gestão e prestação de contas.

 

 

A Fundação Banco do Brasil presta contas anualmente Tribunal de Contas da União - TCU, evidenciando o desempenho de sua gestão e a correta aplicação dos recursos, em conformidade com as normas às quais está subordinada.

 

 2019

 2018

 2017

 2016

2015

2014

2013

2012

2011

A Fundação Banco do Brasil, em atendimento aos quesitos de transparência, disponibiliza o Relatório de Auditoria 201900796, da CGU - Controladoria Geral da União.

 

A Fundação Banco do Brasil presta contas anualmente Tribunal de Contas da União - TCU, evidenciando o desempenho de sua gestão e a correta aplicação dos recursos, em conformidade com as normas às quais está subordinada.

As políticas de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais e Segurança da Informação da Fundação BB baseiam-se nos princípios e no compromisso com o sigilo das informações e a transparência quanto ao tratamento dos dados pessoais custodiados.

Os dados pessoais são utilizados exclusivamente para fins legítimos, lícitos e relacionados às atividades da Fundação BB, observando as legislações vigentes e as boas práticas. Como agente de tratamento de dados, a Fundação BB determina como e por que utiliza os dados pessoais e o titular poderá ter acesso a essas informações por meio do canal LGPD, seção Fale Conosco.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, criado em 2001, é o principal instrumento de identificação e certificação de tecnologias sociais que compõem o Banco de Tecnologias Sociais – BTS, disponível neste site.

Realizado a cada dois anos, o Prêmio tem por objetivo identificar, certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas, implementadas em âmbito local, regional ou nacional, que sejam efetivas na solução de questões relativas a alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde.

A participação no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é aberta às instituições legalmente constituídas no País, de direito público ou privado, sem finalidades lucrativas.

As inscrições passam por um processo de triagem que inclui as fases de certificação, seleção das finalistas, julgamento das vencedoras e premiação, observados os critérios e parâmetros estabelecidos no Regulamento do Prêmio.

Em 8 (oito) edições realizadas, de 2001 a 2015, foram recebidas 6285 inscrições e concedidos mais de R$ 3,8 milhões em premiações destinadas ao aprimoramento das tecnologias sociais vencedoras por meio de projetos apresentados à Fundação Banco do Brasil.

O Banco de Tecnologias Sociais é uma base de dados que contempla informações sobre as tecnologias sociais certificadas no âmbito do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.

O Banco de Tecnologias Sociais apresenta soluções para demandas sociais, desenvolvidas por instituições de todo o País, que podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, UF, etc.

As informações sobre as tecnologias sociais abrangem o problema solucionado, a solução adotada, a forma de envolvimento da comunidade, os municípios atendidos, os recursos necessários para implementação de uma unidade da Tecnologia Social, entre outros detalhamentos.

São disponibilizados, também, os contatos dos responsáveis pela Tecnologia Social, possibilitando que instituições interessadas em reaplicar ou conhecer detalhes sobre o processo possam entrar em contato direto com as instituições que desenvolveram as tecnologias sociais.