Programa Primeira Infância Ribeirinha (PIR) Destaque

Avalie este item
(1 Votar)

A iniciativa Primeira Infância Ribeirinha (PIR), criada em 2012, tem como objetivo tratar de uma problemática específica existente nas comunidades tradicionais do Amazonas em relação ao acesso dos serviços básicos de saúde para gestantes e crianças de 0 a 6 anos. Desse modo, o PIR visa aprimorar o método de visitação domiciliar com foco no desenvolvimento integral de crianças ribeirinhas, por meio da capacitação de Agentes Comunitários de Saúde.

 

TEMA PRINCIPAL: Saúde

 

OBJETIVOS

Contribuir ao desenvolvimento dos cuidadores das crianças, fortalecer o vínculo entre os pais e os e filhos e desenvolver competências dos agentes comunitários de saúde.

DESCRIÇÃO

O PIR capacita agentes comunitários da saúde para auxiliar no monitoramento da saúde das famílias ribeirinhas de Tefé, no Amazonas, além de contribuir com o desenvolvimento das crianças da região.

A primeira etapa consiste em construir um laço com o município, envolvendo as secretarias de saúde, educação e assistência social. Depois, aprimora-se o conhecimento dos agentes de saúde e formam-se agentes comunitários.

Todo agente faz um curso de formação sobre direitos da criança, aleitamento materno, caderneta de saúde, entre outros temas relacionados às gestantes. A Fundação Amazonas Sustentável também desenvolveu o Guia de Visitação Domiciliar e um formulário instalado em tablets, que ajuda a alimentar o estado do Amazonas com dados da região.

RESULTADO ALCANÇADO

A iniciativa serviu de base para a criação de uma política pública de Primeira Infância no Amazonas e contribui com ferramentas para que essa política chegue a todas as crianças do Estado, independente de onde morem.

CONTATO

Rua Álvaro Braga, 351, Parque 10 de Novembro – Manaus (AM)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 4009-8900

 

GALERIA DE FOTOS

Informações adicionais

  • Local da instituição: Fundação Amazonas Sustentável - Tefé (AM)
Última modificação em Terça, 15 Outubro 2019 16:16

Mídia

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.