Quinta, 13 Abril 2023 15:10

Plantando o Amanhã - Plantio de mudas no Lago Paranoá (DF) Destaque

Escrito por Assessoria de Comunicação
Avalie este item
(1 Votar)

Portal Plantio abertura

O Voluntariado BB e os cuidados com o meio ambiente 

No próximo sábado, 15, será comemorado o Dia Nacional da Conservação do Solo. A data visa estimular a reflexão sobre conservação dos solos e a necessidade da utilização adequada desse recurso natural.

Você sabia que 33% dos solos do mundo estão degradados? Na América Latina o cenário é ainda mais preocupante, com cerca de 50% dos solos sofrendo com algum tipo de degradação. No Brasil, além de salinização, poluição e acidificação, os maiores problemas são: erosão, perda de carbono orgânico e desequilíbrio de nutrientes. 

“E eu, com isso?”, você pode estar se perguntando. O solo é essencial para a produção de alimentos e um patrimônio a ser protegido para o bem de todas as gerações. A nossa vida e a de todos depende do cuidado que tivermos com ele.

Vamos participar?

O Voluntariado BB está há muito tempo engajado nessa causa, com ações pelo Brasil, de plantio simbólico, realizadas em parceria com a Fundação Banco do Brasil.

Neste fim de semana será a vez do Distrito Federal, em uma ação com apoio do projeto Recupera Cerrado e do Instituto Espinhaço. A “Plantando o Amanhã” será realizada no Parque das Garças, das 8h às 11h. As entidades que apoiam a iniciativa buscam a recuperação da orla do Lago Paranoá, por meio do plantio de mudas nativas do Cerrado. Interessados em participar devem fazer sua inscrição no Portal do Voluntariado BB até as 18h do dia 14.

A iniciativa faz parte do Projeto Recupera Cerrado, uma parceria da Fundação BB, Secretaria de Estado de Meio Ambiente do DF (Sema) e Brasília Ambiental (IBRAM), tem como o objetivo ampliar a conscientização e a responsabilidade ambiental de cada um dos visitantes da Orla Norte do Lago Paranoá. São ações de recuperação de 40 ha. de áreas degradadas da região, por meio da recomposição de vegetação nativa, manutenção e monitoramento das áreas, complementadas por iniciativas de educação ambiental.

O plantio será realizado com hidrogel (composto por água e um polímero com alta capacidade de retenção hídrica) que age como uma reserva de água para as mudas, tornando-a disponível de acordo com a necessidade das plantas. Por isso será possível a ação na época em que as chuvas começam a ficar escassas. 

Haverá um ponto de apoio para recepção dos voluntários, que podem levar suas famílias para o plantio, inclusive com espaço de recreação para as crianças. Só não pode esquecer a garrafinha de água nem o protetor solar! 

E aí, ficou com vontade de participar?

Clique no link ali em cima e faça sua inscrição.

Você tem atuado em ações para preservação do solo e meio ambiente? Também vale convidar colegas para atuar com voluntários e colaborar com ações cadastradas no Portal Voluntariado BB. 

Sob a perspectiva do cuidado ambiental, o Portal tem registradas cerca de 2,5 mil ações que contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável/ODS da ONU.

Portal plantio final

 

Ler 1425 vezes Última modificação em Quinta, 13 Abril 2023 15:32

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.