Notícias

Notícias (12)

De 23 a 27 de maio, a Loja Fundação BB e Livelo marca presença na AgroBrasília - DF.

Visitantes, clientes, funcionários e funcionárias BB poderão trocar pontos Livelo por brindes exclusivos de parceiros do conglomerado BB.

Cada ponto doado é multiplicado por 4 e os recursos são destinados a projeto socioambiental que atende pequenos produtores da agricultura familiar.

 

Loja Fundação BB Livelo - Inovação e Sustentabilidade para transformar vidas! 

O Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB BH) recebeu, no último dia 18, os educandos do projeto Árvore da Vida (Betim, MG). Os jovens do complexo Jardim Teresópolis estiveram no espaço para realizar uma visita guiada à exposição OSGEMEOS: Nossos Segredos, onde puderam conhecer a icônica trajetória da dupla através de sua arte.

As obras e a curadoria da exposição são assinadas pelos artistas brasileiros Gustavo e Otavio Pandolfo, Os Gêmeos. Aclamados na cena artística internacional, tendo seus graffitis como destaque, seus trabalhos percorreram países como Cuba, Chile, Estados Unidos, Alemanha, Itália, Espanha, Inglaterra e Japão. A exposição OSGEMEOS: Nossos Segredos conta de maneira lúdica a trajetória dos irmãos e, também, apresenta uma imersão ao seu universo criativo, Tritrez — onde tudo pode acontecer.

A viagem ao universo Tritrez inicia, logo de cara, com um inflável gigante que guarda o templo dos gêmeos. A obra chama a atenção de todos que passam pela exposição e foi a preferida de João Emanuel, de 12 anos, educando do Canto Coral e Formação Humana no Árvore da Vida. O jovem, que saiu fascinado com a mostra, falou sobre o que acredita ser uma desvalorização da arte, trazendo até mesmo uma autocrítica. “Vejo que pouca gente valoriza a arte. Acho que a gente tem que dar mais atenção para isso. Eu mesmo, antes de ir pro museu, achei que poderia ser chato, mas quando saí eu saí encantado. Adorei”, disse o educando do projeto.

Já para Mateus Marques, 12 anos, a exposição também trouxe a falta do irmão Lucas, que acabou não podendo ir à exposição. “Uma pena que meu irmão não pôde vir. Já pensou, os gêmeos na exposição dos gêmeos?”, lamentou o menino. Assim como os gêmeos Gustavo e Otavio Pandolfo, os gêmeos Marques também são artistas em formação, pois participam da Oficina de Desenho na instituição, ministrada por profissionais de design da Stellantis. Matheus, talvez por também ser um gêmeo, se interessou muito pela investigação dos grafiteiros sobre a questão das diferenças, “gostei muito de ver aquilo que eles estudaram por quatro anos, para entender o porquê das nossas diferenças e como pode ser difícil de lidar com isso”.

Hevellyn Cristina, de 14 anos, trouxe uma reflexão sobre as interpretações da arte e o papel da diferença, tão caro aos gêmeos. “Quando a gente olhava pras obras, a gente podia enxergar não só o que os artistas quiseram passar. A gente podia chegar em várias outras coisas diferentes, cada um tinha uma ideia diferente do que aconteceu, do que se tratava a obra”, disse a jovem que faz parte do Grupo de Espetáculos do Árvore da Vida — responsável pelas grandes apresentações do projeto. A educanda conta que esse tipo de experiência traz inspiração. “Como se tudo que a gente vivesse lá pudesse nos inspirar a contar uma nova história, como se entregasse para a gente uma nova realidade”, concluiu Evelyn, que disse que quer voltar outras vezes ao CCBB BH.

O projeto

O Árvore da Vida é um projeto executado pela AVSI Brasil, com o investimento social do grupo Stellantis e da Fundação Banco do Brasil. A iniciativa conta com oficinas de Canto Coral e Formação Humana para jovens do bairro Jardim Teresópolis (Betim, MG). Ainda, o projeto possui uma ala voltada ao fortalecimento comunitário, que inaugurou o primeiro coworking social de Betim e apoia diversos projetos de lideranças locais, com capacitação e financiamento.

No mês de março, a Loja Fundação BB – Livelo aconteceu nas feiras agro Expodireto Cotrijal 2023, em Não-Me-Toque (RS) e na Tecnoshow Comigo, em Rio Verde (GO). Com o objetivo de fortalecer a conexão do cliente com o investimento socioambiental do Banco do Brasil, no espaço da loja foram disponibilizados cerca brindes de parceiros, os quais puderam ser trocados por pontos Livelo. Entre os parceiros que disponibilizam brindes exclusivos estão BB seguros, BB Asset, BB Consórcios, Visa, além da Dirag e Fundação BB. Os pontos doados são dobrados pela Livelo e dobrados novamente pela Fundação BB, isto é, cada 1 ponto vale por 4, e, após a conversão em R$, os recursos são repassados para instituições sem fins lucrativos de cada Estado, RS e GO nestes casos, para o desenvolvimento de projeto de plantio de mudas e geração de trabalho de pequenos produtores e produtoras rurais da região, dentro do Programa Carbono Neutro do BB.

WhatsApp_Image_2023-03-28_at_09.16.07.jpeg

Clique no link abaixo para participar da pesquisa eNPS da Fundação BB:

https://forms.office.com/r/bN0iSxcjVD

 

Portal Semeando 1157 x 605

 BB DTVM e Fundação BB lançam projeto de compensação de CO2 emitido pela gestora pelos próximos 10 anos 

O Parque Municipal da Pedra Branca, no Rio de Janeiro, foi o cenário para o inicio do projeto Net Zero BB DTVM - Semeando a Biodiversidade. A iniciativa tem o propósito de remoção de gás carbônico (CO2) da atmosfera por meio de recomposição da vegetação nativa em propriedades de agricultores familiares e pequenos produtores rurais.

O lançamento do projeto foi o passo inicial nesta parceria, que realizará o plantio de 4 mil mudas na região e está diretamente conectada com o desenvolvimento econômico sustentável, ao mesmo tempo que proporcionará a compensação de CO2 emitido pela gestora em suas atividades pelos próximos 10 anos, aproximadamente.

O plantio proporcionará a construção de um corredor vegetal de 10 hectares no parque, área equivalente a 14 campos de futebol. As mudas selecionadas buscam ampliar a biodiversidade e, ainda, contribuir para a geração de emprego e renda de cerca de 180 famílias dos pequenos produtores rurais, com o cultivo de espécies frutíferas.

A parceria envolve também o trabalho da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater – Rio), que é a executora e responsável pela metodologia e cálculo do sequestro de carbono proveniente da área restaurada. Os integrantes da Agro Verde Cooperativa de Produtores Rurais participam do projeto, realizando o plantio nas áreas de suas propriedades que se encontram degradadas e foram previamente destacadas na etapa de levantamento técnico.

Eveline plantio 1   724 por 487

A presidente da Fundação BB, Eveline Veloso Susin, destacou que o BB - banco mais sustentável do mundo - e a BB DTVM promovem o desenvolvimento sustentável ao conjugar resultado econômico, cuidado ambiental e o fortalecimento da sociedade. Além disso, agradeceu a parceira BB DTVM ressaltando: “A história da Fundação é construída a partir de valores que tem como alicerce as melhores práticas de governança, ética e integridade e da cooperação e convergência de recursos e esforços obtida por meio as parcerias público-privadas e terceiro setor, que nos permitem ampliar os impactos de nossas ações em prol da transformação socioambiental do nosso país. A BB DTVM é um parceiro valioso da Fundação Banco do Brasil", declarou.

Aroldo no palco   1157 x  661

Para Aroldo Medeiros, diretor-presidente da BB DTVM, o plantio é a realização de um sonho e um legado para as próximas gerações. “O Net Zero BB DTVM é um marco para a gestora, que iniciou o seu compromisso com os aspectos ASG (Ambiental, Social e de Governança Corporativa) em 2010, ao assinar os Princípios para o Investimento Responsável (PRI, na sigla em inglês). Durante essa trajetória também olhamos para os nossos fundos de investimento, que hoje são guiados pela prática de responsabilidade socioambiental. Atualmente, 94% dos ativos do nosso portfólio estão alinhados aos critérios de sustentabilidade e nossa meta é chegar a 100%”.

Antonio Barreto 1157 por 605

Antônio Barreto Júnior, vice-presidente de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil, participou do lançamento do projeto e parabenizou as instituições parceiras por apoiarem iniciativa diretamente alinhada com os 10 compromissos declarados/firmados pelo Banco do Brasil para um futuro sustentável. “O Banco do Brasil está comprometido com a redução e compensação das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), em ser carbono neutro e em apoiar os clientes na transição para uma economia de baixo carbono. Mais do que ser um dos bancos mais sustentáveis do mundo, queremos apoiar nossos clientes na transição para um portfólio mais sustentável e gerar valor para a sociedade e meio ambiente. É dessa forma que enxergamos o nosso papel transformador!”

Sequestro de carbono

Objetivo: reduzir impactos do efeito estufa;

Atividade produtiva apoiada: agricultura (plantio direto e rotação de culturas);

Atividade socioambiental: plantio de mudas para recuperar áreas degradadas para o fortalecimento ecossistêmico e promoção de produtos da sociobiodiversidade;

Como funciona: as plantas cultivadas na agricultura e as árvores que irão surgir com as mudas plantadas realizam por meio da fotossíntese a captura/absorção de gás carbônico da atmosfera e seu armazenamento seguro no solo.

Participaram do evento de lançamento do projeto representantes da Secretaria de Biodiversidade do Governo Federal, da Secretaria de Agricultura do Rio de Janeiro, da Emater Rio e da Agro Verde Cooperativa de Produtores Rurais.

portal do voluntariado Banner 1157 x 269

Inscrições abertas até 25/02 para iniciativas de Assistência Social

O voluntariado do BB é um grande diferencial do Banco do Brasil e que proporciona enorme apoio para a sociedade brasileira. E se você ainda não é voluntario do BB aproveite que o Projeto Voluntários BB está aberto até 25 de fevereiro para inscrições de voluntários que atuam com entidades sem fins lucrativos.

O Projeto permite aos voluntários que atuam em organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que inscrevam estas instituições na seleção de projetos. Os melhores projetos poderão receber investimentos de R$ 100 mil até R$ 200 mil. E, para 2022, serão investidos neste programa R$ 5 milhões!

Ficou interessado? Confira os detalhes sobre a inscrição e todas as informações necessárias para a participação.    

Acesse o edital no portal do Voluntariado BB.


Público-alvo: entidades sem fins lucrativos que contam com a participação efetiva de voluntários do BB (funcionários da ativa ou aposentados) cadastrado no portal do Voluntariado, disponível em <https://voluntariadobb.v2v.net/pt-BR>;
Tema: Assistência Social
Inscrições: até 25/02/2022;
Seleção das propostas: 02/03/2022 à 22/04/2022;
Resultado final: 09/05/2022;
Saiba mais: Voluntariado BB e Edital de Seleções Públicas Fundação BB.

As dúvidas sobre a inscrição no Projeto Voluntários BB devem ser encaminhadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Portal Interna   Patria Voluntaria
Com novo prazo, instituições têm até o dia 05 de novembro para realizarem o cadastramento

O Programa Pátria Voluntária anuncia a prorrogação de data limite para inscrições na Chamada Pública número 03/2020, para credenciamento de instituições sem fins lucrativos de todas as regiões do Brasil para o projeto Arrecadação Solidária. A iniciativa abrange instituições que atuem no atendimento a crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social, e também entidades que trabalhem em benefício da população em situação de rua, povos e comunidades tradicionais.

As inscrições devem ser efetuadas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 05 de novembro de 2020. O edital está disponível neste link.

Podem participar instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, que sejam legalmente constituídas há, pelo menos, um ano, cadastradas na plataforma Pátria Voluntária, e que atendam às exigências constantes no edital. O passo a passo para o cadastramento no portal pode ser conferido neste link.

Cronograma de Etapas
Inscrição: de 2 de outubro de 2020 até às 23 horas e 59 minutos do dia 05 de novembro de 2020
Habilitação documental: a partir de 09 de novembro de 2020
Qualificação técnica da organização: a partir de 09 de novembro de 2020
Esclarecimento de dúvidas por e-mail: até 27 de novembro de 2020
Convocatórias: Contínuas

Portal Interna   Patria Voluntaria

Instituições têm até o dia 20 de outubro para realizarem o cadastramento

O Programa Pátria Voluntária, em parceria com a Fundação Banco do Brasil, apresenta a Chamada Pública número 03/2020, para credenciamento de instituições sem fins lucrativos de todas as regiões do Brasil para execução de Projetos Estruturantes.

A iniciativa acontece por meio do projeto Arrecadação Solidária. E abrange instituições que atuem no atendimento a crianças, adolescentes, mulheres, idosos e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social. E também de entidades que trabalhem em benefício da população em situação de rua, povos e comunidades tradicionais.

As inscrições deverão ser efetuadas por meio do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. até o dia 20 de outubro de 2020. O edital está disponível neste link.

Podem participar instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, que sejam legalmente constituídas há, pelo menos, um ano, cadastradas na plataforma Pátria Voluntária, e que atenderem às exigências constantes no edital. O passo a passo para o cadastramento no portal pode ser conferido neste link.

Cronograma de Etapas

Inscrição: de 2 de outubro de 2020 até às 23 horas e 59 minutos do dia 20 de outubro de 2020.

Habilitação documental: de 21 de outubro a 06 de novembro de 2020

Qualificação técnica da organização: 21 de outubro a 06 de novembro de 2020

Convocatórias: Contínuas

Há 35 anos, a Fundação Banco do Brasil, observando as melhores práticas de integridade e governança, pauta sua atuação em ações de inclusão socioprodutiva dos segmentos mais vulneráveis da sociedade, com iniciativas de geração de trabalho e renda, preservação do meio ambiente e educação, contribuindo para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país.

Em 2020, a Fundação BB tem se destacado no desenvolvimento de campanhas de ajuda humanitária, como “Enchentes ES e MG”, “Ciclone Bomba SC” e “Pandemia Covid-19”, por meio de ações sociais emergenciais de grande alcance, com transparência na gestão dos recursos e na prestação de contas aos parceiros e à sociedade. No site https://coronavirus.fbb.org.br/utilizacao estão disponibilizadas as informações sobre a utilização dos recursos da principal campanha da Fundação BB neste ano: “Proteja e Salve Vidas”.

Em 07/04/2020, a Fundação BB firmou Acordo de Cooperação Técnica – ACT 02/2020 com a Casa Civil, conjugando esforços para viabilizar ações emergenciais de combate e mitigação dos efeitos da pandemia do Coronavírus/Covid-19. No âmbito deste Acordo, foi lançado o projeto Arrecadação Solidária, uma iniciativa criada para apoiar instituições sem fins lucrativos que atuem junto a grupos vulneráveis da sociedade. O projeto é conduzido pelo Programa Pátria Voluntária da Casa Civil.

Conforme previsto no Acordo, a Fundação BB recebe doações voluntárias de recursos privados, de pessoas físicas e jurídicas, para realização de ações de entrega de alimentos, itens de higiene, limpeza e equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outros, à população em situação de vulnerabilidade social, em decorrência da pandemia.

Para viabilizar essas ações, de caráter eminentemente social, a Fundação BB estabelece parcerias com organizações da sociedade civil, selecionadas pelo Programa Pátria Voluntária por meio de prospecção direta e chamadas públicas, que atendam às orientações do Conselho de Solidariedade para Combate à Covid-19 e aos seus Efeitos Sociais e Econômicos, instituído pelo Governo Federal por meio do Decreto 10.311 e composto por nove ministérios, Secretaria de Governo da Presidência da República, além da Casa Civil, que o coordena.

A prospecção direta é uma forma de seleção amplamente utilizada e sobre a qual se aplicam todos os critérios técnicos na sua formalização e prestação de contas, garantindo assim a conformidade aos normativos internos da Fundação BB e legislação vigente.

As organizações recebem os recursos da Fundação BB, a quem devem prestar contas de sua utilização. As informações relativas à utilização desses valores são remetidas pela Fundação BB à Casa Civil, conforme previsto no ACT 02/2020, e estão disponibilizadas no site https://www2.patriavoluntaria.org/painel/.

Até o momento, no âmbito do Projeto Arrecadação Solidária, foram recebidos em doação R$ 10,9 milhões, dos quais foram executados R$ 4,3 milhões, atendendo cerca de 275 instituições e 226 mil pessoas.

Portal Interno GiraSol

Empreendimento dispõe de alimentos e produtos orgânicos e gera renda para as famílias de mulheres agricultoras

O Armazém GiraSol do projeto “Mulheres Rurais em Rede: Agroecologia, Autonomia Econômica e Autogestão Solidária” foi inaugurado na quarta-feira (05) no Bairro Santana, em Porto Alegre (RS). O espaço de comercialização é fruto da parceria entre a Fundação Banco do Brasil, a ONU Mulheres e a Cooperativa de Comércio Justo e Consumo Consciente – GiraSol que, em 2019, assinaram um convênio para beneficiar agricultoras familiares, assentadas da reforma agrária e quilombolas do Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro.

Com o investimento social de R$ 849,4 mil, o armazém vai atender 18 empreendimentos femininos em 14 municípios - Maricá (RJ), Magé (RJ), Teresópolis (RJ), Mallet (PR), Inácio Martins (PR), Pitanga (PR), Porto Alegre (RS), Portão (RS), Gravataí (RS), Viamão (RS), Terra de Areia (RS), Torres (RS), Mostardas (RS) e Piratini (RS) – que fazem parte da Rede de Economia Solidária e Feminista (Resf).

Quem visita o espaço encontra geleias, molhos de tomate, farinhas em geral, chás, pastas, grande variedade de grãos, chips de banana, biscoitos, doces, bebidas, derivados de leite e biocosméticos, cultivados sem o uso de agrotóxicos

O local dispõe também de uma cafeteria com lanches e refeições saudáveis, além da promoção de atividades culturais, debates sobre temas da sociedade contemporânea, rodas de conversa e eventos sobre gastronomia, agricultura familiar, sustentabilidade, economia solidária e empoderamento feminino.

De acordo com Tanara Lucas, coordenadora executiva do projeto e responsável pelo armazém, todos estão muito felizes. “O público em geral está estão gostando muito e quando fica sabendo quem são os beneficiados pelo projeto fica ainda mais encantado. O que é mais incrível é que a iniciativa dá a oportunidade das pessoas continuarem fazendo o que sempre fizeram, mas agora de forma organizada. Todos estão mais confiantes e se sentindo mais valorizados, porque trabalham sabendo que têm onde vender seus produtos. E esse é o objetivo, ajudar a esses empreendimentos a gerar renda para as famílias e principalmente valorizar a mão de obra feminina”, declarou.

Serviço:
Armazém GiraSol
Endereço: Avenida Venâncio Aires, 757, Bairro Santana – Porto Alegre (RS)
Horário de funcionamento: De segunda-feira a sábado, das 9h às 19h

Portal Interno AreaDoador

Solução permite o recebimento de doações por meios de pagamento

A Fundação BB estruturou soluções para o recebimento de doações da sociedade brasileira e da comunidade internacional, em contas exclusivas, que podem ser realizadas por meio de transferências bancárias ou cartão de débito/crédito. A Fundaçao BB realizará a gestão dos recursos que serão integralmente investidos em projetos nas áreas de Educação Inclusiva; Meio Ambiente; Imigrantes e Refugiados e Cão Guia para pessoas com deficiência visual.

A área para doação está disponível na parte superior deste portal e a doação poderá ser feita diretamente por transferência bancária - exclusivo aos clientes BB, cartão de crédito/débito e PayPal. Nesta área existe também a funcionalidade de indicar um amigo. Basta cadastrar nome e e-mail que a pessoa indicada receberá mensagem com as informações completas da área de doação.

Campanha Institucional

 

O lançamento da área de doação é uma das ações da nova campanha institucional Nosso Valor Transforma lançada no dia 13 de janeiro, onde o protagonismo do brasileiro é destacado por ele ser um agente de transformação social. Nos últimos 10 anos, o investimento social de R$ 2,8 bilhões proporcionou a participação de 3,6 milhões de pessoas de todo o país por meio de projetos e programas sociais estruturados para promover inclusão socioprodutiva dos segmentos mais vulneráveis da sociedade.

A solução surgiu em decorrência da estratégia da FBB de buscar novas formas de captação, ampliar a mobilização de recursos e aumentar o investimento em projetos sociais. Segundo o gerente de divisão Rodrigo Octávio, o lançamento da Àrea de Doador permite a captação direta de recursos, de forma simples e rápida. “As opções de doação possibilitam a participação dos funcionários do BB, clientes pessoa física e jurídica e parceiros estratégicos, potencializando o investimento social da Fundação", avalia.

Acesse o doe aqui e ajude a transformar vidas para mudar realidades.