Sexta, 09 Dezembro 2016 16:39

Oficina prepara adolescentes de Manaus (AM) para o mercado de trabalho

Escrito por Lídia Mara
Avalie este item
(2 votos)

Fundação BB vai destinar R$70 mil para a aquisição de computadores e para formação em tecnologias da informação e em conhecimentos para o primeiro emprego

No norte do Brasil, muitos jovens optam por abandonar os estudos no intuito de se tornarem independentes ou até mesmo para ajudar no orçamento familiar, ficando à mercê da violência e da exploração do mercado de trabalho informal.

Para reduzir a evasão escolar e contribuir com a inclusão social e a empregabilidade de adolescentes em programas que não atrapalhem os estudos, a Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia (ADCAM) desenvolveu a oficina Quero Ser Aprendiz.

O trabalho agora vai ser reforçado com a implantação de uma sala de informática, construída com o investimento social da Fundação Banco do Brasil. O convênio, assinado nesta sexta-feira (09), faz parte do projeto Voluntários BB/FBB 2016 e vai destinar cerca de R$ 70 mil para a aquisição e instalação de computadores e para formação de 80 adolescentes de Manaus (AM).

O projeto tem como objetivo possibilitar o acesso às novas tecnologias da informação, por meio de cursos de informática e capacitações de conhecimentos, habilidades e atitudes exigidos no mercado de trabalho, como preparatório para programas como o Jovem Aprendiz.

Para que os participantes se desenvolvam melhor nas entrevistas de emprego, o projeto oferece ainda outras atividades como acompanhamento psicossocial, testes vocacionais e oficinas de elaboração de currículo.

Para Simone Sodré, coordenadora de projetos da instituição, a ideia é desenvolver o aspecto profissional dos alunos. “Essa fase da vida é muito complicada, então, o projeto vai ajudar a despertar as capacidades dos adolescentes e fazer com que eles entrem no mercado de trabalho mais preparados, porque eles não tem recursos financeiros para fazer essa preparação.”

Francimara Amaral é jovem aprendiz e destaca como a formação foi importante para sua formação profissional. “Participar desse curso foi muito importante, me ajudou a melhorar minha postura nas entrevistas de emprego e a me sair bem no processo do jovem aprendiz.”

Ler 1143 vezes Última modificação em Sexta, 09 Dezembro 2016 18:24

2 comentários

  • Link do comentário Evandro Carlos Palheta Segunda, 05 Junho 2017 12:28 postado por Evandro Carlos Palheta

    Brilhante esse apoio que a FBB realiza junto as associações sem fins lucrativos. Parabens.
    Espero que esses jovens aproveitem a oportunidade, e busque seu primeiro emprego.

  • Link do comentário leticia yonamine mariano Terça, 17 Janeiro 2017 23:48 postado por leticia yonamine mariano

    Estou disponivel a empresa, meu primeiro emprego quero ingressar muito com, o conhecimento da empresa banco do brasil

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.