Sexta, 26 Agosto 2016 18:13

Dia do Voluntariado é lembrado em assinatura de convênio em Blumenau (SC) Destaque

Escrito por Lídia Mara
Avalie este item
(1 Votar)
Dia do Voluntariado é lembrado em assinatura de convênio em Blumenau (SC) Foto: Divulgação

Fundação BB participa de celebração que dá início à revitalização de Biblioteca Lúdica e Interativa no Centro de Educação Amiguinho Feliz


“A gente acha que para ser voluntário precisa mover meio mundo. Mas, não. Às vezes é mais simples do que a gente imagina”. Foi assim que o funcionário da agência do Banco do Brasil em Blumenau (SC), Guilherme Piske definiu como é ser voluntário.

A 500 metros do seu local de trabalho há uma entidade que cuida de crianças e adolescentes enquanto os pais trabalham, o Centro de Educação Amiguinho Feliz. A entidade vive de doações e oferece educação infantil em período integral para crianças de até 6 anos de idade, e apoio escolar no contra turno das aulas para as de 6 a 12 anos. Ao todo, o centro atende 180 alunos e desenvolve atividades de educação, saúde, lazer, arte e cultura enquanto os pais trabalham e geram renda familiar. O acolhimento reduz a situação de vulnerabilidade social e promove melhoria na qualidade de vida dessas famílias.

Foi ali que Guilherme e mais 13 colegas, reunidos em equipe, encontraram uma oportunidade de desenvolver um trabalho voluntário. “A história deles mexeu com a gente”, destacou outra integrante da equipe Marineusa Sutter.

Além das doações pessoais que os funcionários já faziam à entidade, eles desenvolveram uma ação maior, concretizada com o Projeto Voluntários BB/FBB. O projeto prevê a revitalização de um antigo espaço de leitura. Com investimento social de cerca de R$44 mil da Fundação Banco do Brasil, o local vai ser reformado e vai receber instalação de piso, pintura, móveis e cerca de 120 livros novos. A intenção é promover o enriquecimento pedagógico e cultural das crianças e estimular o hábito da leitura.

“Esse espaço vai ser importante para o desenvolvimento das atividades que desenvolvemos na entidade. É lá que procuramos estimular o repertório cultural das crianças, com a promoção da criatividade, estímulo à leitura e a interação com a literatura”, destacou Josiane Carvalho, orientadora pedagógica do Centro de Educação Amiguinho Feliz.

Graças a essa iniciativa, nesta sexta-feira (26), nas vésperas do Dia Nacional do Voluntariado, a Fundação BB assina e oficializa o convênio que vai dar início às obras para a reestruturação da Biblioteca Lúdica e Interativa no Centro de Educação Amiguinho Feliz. A data comemorativa do próximo domingo, dia 28, nos relembra a importância de desenvolvermos uma atividade em prol do próximo.

"Ser voluntário e desenvolver essa ação nos trouxe o espirito de coletividade. A equipe passou a pensar diferente depois do Amiguinho Feliz. Ele nos trouxe uma sensação de familiaridade entre os colegas de trabalho”, concluiu o funcionário do BB Carlos Eduardo Pitz.

O projeto Voluntários BB/FBB tem como objetivo apoiar ações sociais e ambientais desenvolvidas por instituições sem fins lucrativos, com iniciativas de inclusão socioprodutiva, geração de trabalho e renda, cuidado ambiental e educação.

 

Ler 12040 vezes Última modificação em Sexta, 02 Setembro 2016 16:00

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.