_Responsabilidade
Socioambiental nos
Programas e Projetos
GRI 102-11 | 103-2 | 103-3 | 304-2 | 412-3 | NGO4
A sustentabilidade é um aspecto central para a Fundação Banco do Brasil, cuja atuação é ancorada pelas perspectivas ambiental, social, econômica e cultural.
A dimensão ambiental dos empreendimentos apoiados pela Fundação Banco do Brasil concilia desenvolvimento econômico com conservação do meio ambiente. As ações apoiadas englobam iniciativas de preservação e recuperação do meio ambiente, como o plantio e reflorestamento de áreas degradadas, preservação de matas ciliares e nascentes e a correta destinação de resíduos sólidos e eletrônicos. É vedada a parceria da FBB com organizações que não observem a necessidade da preservação ambiental.
Os funcionários que trabalham diretamente com a análise de projetos receberam treinamento sobre Licenciamento Ambiental, o que melhorou a qualidade dos processos internos e a prestação de informações às entidades parceiras. Destaca-se que os instrumentos jurídicos celebrados entre FBB e parceiros contêm dispositivos relativos ao assunto, como, por exemplo, a necessidade de manutenção das Licenças Ambientais em situação regular.
Projeto revitaliza bacia do Rio Descoberto no Distrito Federal
Fundação BB e GDF assinaram convênio que prevê plantio de mudas nativas, construção de pequenas bacias para evitar assoreamento de rios e capacitação de 90 agricultores para o uso racional da água.
Leia mais...
Ser solidário economicamente é produzir, vender, comprar e trocar buscando uma nova forma de interagir em sociedade, sem excessos, sem exploração do próximo e sem degradação ambiental. É uma forma inovadora de geração de trabalho e renda, uma vez que coloca em prática a cooperação, fortalece o grupo e promove o bem-estar coletivo.
A transformação social deve envolver o respeito aos direitos humanos. Considerando esta premissa, a FBB veda a aplicação de recursos em empreendimentos que se utilizem de trabalho infantil, de trabalho análogo ao escravo ou degradante, a exploração sexual de menores ou a exploração de mão-de-obra infantil.
Bijuteria reciclável une mulheres em residencial de São Gonçalo do Amarante (CE)
Projeto Moradia Urbana com Tecnologia Social busca fortalecer os laços comunitários e a inclusão social de moradores de condomínios populares; novo edital está com inscrições abertas
Leia mais...
Por meio da promoção da igualdade de oportunidades, os atores da sociedade são estimulados para a participação ativa na redução das diferenças econômicas regionais.
Dentro dos públicos elencados para atuação prioritária pela Fundação BB, são incentivadas ações para o empoderamento e a inclusão social de mulheres e jovens nos projetos.
Jovens: É um segmento carente de ações específicas, sendo um dos mais sensíveis à violência e às desigualdades sociais. Para a inserção no mercado de trabalho, apresentam-se como o grupo mais desfavorecido pelas condições restritivas de emprego, além da precariedade das ocupações produtivas. A Fundação Banco do Brasil vê a juventude como peça-chave para a sustentação do crescimento do País.
Mulheres: As ações são orientadas para conferir o protagonismo das mulheres, ao invés de serem apenas receptoras. São viabilizados esforços para promover a igualdade de gênero no trabalho e a autonomia econômica das mulheres urbanas, do campo e da floresta, valorizando a participação feminina no desenvolvimento do País.
Mulher do sertão: forte e em movimento
Reaplicação de tecnologias sociais envolvem a participação feminina no semiárido
Leia mais...
Outra premissa da atuação da Fundação BB é o respeito à cultura local onde os programas e projetos são implantados, uma vez que a aceitação e sentimento de pertencimento dos participantes no processo de transformação social são vitais para o êxito dos projetos.
A atuação junto às comunidades tradicionais é realizada com a finalidade de promover a inclusão socioprodutiva, ao mesmo tempo em que valoriza o conhecimento popular como peça chave para o desenvolvimento sustentável. Os indígenas, quilombolas e agricultores familiares, por exemplo, já possuem conhecimentos sobre formas de cultivo e interação com o meio ambiente, que são consideradas no desenvolvimento dos projetos.
Indígenas do Acre recebem recurso para plantio e distribuição de alimentos
Com apoio da Fundação BB, aldeias vão adquirir máquinas e equipamentos para o cultivo e escoamento de mandioca feijão, banana e amendoim
Leia mais...