_TECNOLOGIA
    SOCIAL

    GRI 103-2 | 103-3

    O

    que há em comum entre um dessalinizador solar de baixo custo, um jogo interativo sobre o sistema político e um poste de luz solar produzidos com canos de PVC e garrafa pet? Além de serem soluções simples e baratas, são alternativas inovadoras e sustentáveis que podem resolver problemas ambientais e estruturais das camadas excluídas da sociedade.

    Essas iniciativas são reconhecidas como tecnologias sociais (TS), que nascem da sabedoria popular, do conhecimento científico ou da combinação de ambos. As TS são soluções efetivas para temas como educação, meio ambiente, energia, alimentação, habitação, água, trabalho e renda, saúde, entre outros. Uma das características dessas práticas é a estruturação em modelos flexíveis, que permitem a reaplicação em outras localidades, com adaptação às diferenças ambientais e culturais.

    _Prêmio Fundação Banco do
    Brasil de Tecnologia Social

    Para identificar as tecnologias sociais desenvolvidas a Fundação realiza, a cada dois anos, desde 2001, o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, evento consolidado e reconhecido como um dos principais do terceiro setor no País e que dissemina o conceito de Tecnologia Social.

    Na última edição, além do Brasil, também foram recebidas inscrições de tecnologias sociais desenvolvidas na América Latina e Caribe, para incentivar o intercâmbio e a troca de experiências entre os países que podem ter problemas – e soluções – semelhantes. As categorias de premiação foram alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, ressaltando o potencial das tecnologias sociais em construir um mundo mais justo e sustentável.

    _Banco de
    Tecnologias Sociais

    O

    Banco de Tecnologias Sociais (BTS) é a maior e mais abrangente base de dados sobre tecnologias sociais do Brasil. Esse banco está a disposição para toda sociedade, disseminando conhecimentos sobre inúmeras soluções para problemas sociais.

    Em 2018, o BTS foi atualizado para que todas as Tecnologias Sociais façam referência aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). A vinculação direta dos ODS às 986 tecnologias sociais presentes no Banco de Tecnologias Sociais atesta o reconhecimento destas soluções e metodologias para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030.

    Destaques da vinculação:

    Iniciamos também o processo de transformação digital do BTS. O site evoluirá de um banco de dados para uma plataforma colaborativa e fácil de usar que tem como objetivo ampliar o alcance das tecnologias sociais e promover um ambiente de reaplicação e compartilhamento de conhecimentos para toda a sociedade.

    Acessível pela Internet e pelo aplicativo para smartphones “BTS”.

    tecnologia-amazonia.png
    TECNOLOGIAS SOCIAIS NA AMAZONIA
    © Copyright 2019 Banco do Brasil. Todos os direitos reservados.

    Slide - Quem Somos pessoas

    Social Medias Banco do Brasil - FOLHA