_GESTÃO
ESTRATÉGICA
GRI 102-15 | 102-16
No último ano de exercício do Plano Estratégico Trienal 2016-2018, foram revalidados os princípios, valores institucionais e a missão - melhorar a vida das pessoas -, com foco nos públicos mais vulneráveis da sociedade brasileira. Para este período, a estratégia foi revista e a atuação em cinco vetores foi agrupada em duas áreas: Educação e Meio Ambiente.
O Mapa Estratégico foi segmentado em três perspectivas e doze objetivos e relativizado de acordo com os ambientes internos e externos, em todas as perspectivas.
Para atender a perspectiva “Recursos e Pessoas”, foram promovidos diversos cursos, palestras e eventos que, além de ampliar os conhecimentos da equipe, aprimorou habilidades em competências específicas para o terceiros setor, além de promover reflexões sobre atitudes na esfera profissional.
Na perspectiva “Sociedade”, foi estabelecida área de mobilização de recursos com intuito de ampliar as parcerias estratégicas e aumentar a integração com o meio ambiente e as ações de educação e cidadania. Os projetos realizados em todo o território nacional, no triênio 2016/2018, priorizaram a inserção socioprodutiva de mulheres e jovens, por serem segmentos populacionais mais sensíveis às desigualdades sociais e expostos à violência. Editais exclusivos para o público jovem foram lançados, como o Juventude Rural e, em outros, foi incluída pontuação extra àquelas instituições dirigidas por mulheres.
Na perspectiva “Processos” podemos destacar o aperfeiçoamento das práticas financeiras e o compartilhamento com outras instituições do terceiro setor, como parte de nossa função social. Os processos de mensuração de projetos foram aprimorados como forma de avaliar a efetividade do investimento social. No entanto, ainda faltam indicadores para medir todas as ações realizadas.
No segundo semestre, as discussões sobre o novo plano estratégico foram iniciadas, com extensão da periodicidade de acompanhamento para cinco anos (2019-2023). Os stakeholders foram consultados, assim como foram analisados os cenários e tendências no terceiro setor e na sociedade em geral. Com a nova periodicidade, espera-se aprimorar a avaliação qualitativa dos resultados dos projetos.
O novo Plano estabelece premissas que reforçam a busca contínua por efetividade, eficiência, capacitação e engajamento dos colaboradores. Foi identificada a necessidade de ampliar o reconhecimento e visibilidade da sociedade, para angariar novos parceiros, gerando valor compartilhado e equilíbrio sustentável aos projetos realizados.
A atuação da Fundação BB é alinhada às diretrizes e metas estabelecidas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e busca atender às principais demandas da sociedade, como a redução das desigualdades sociais e o desenvolvimento sustentável do País.
O novo plano estratégico incluirá atualização da visão institucional, mapa estratégico, valores e princípios da instituição. Para este plano, foi criado um propósito em substituição à missão.
A substituição da missão por um propósito visa alterar o foco da atuação para a motivação institucional. Diferentemente de uma missão, o propósito se estabelece de forma atemporal. Seu enunciado tem uma camada mais profunda de reflexão e transcende a atividade organizacional, sendo orientada de maneira aspiracional. A visão também foi alterada para considerar elementos tangíveis para mensurar a evolução e o alcance do que foi proposto.
_Propósito
_Visão
Ser reconhecida pela sociedade como fomentadora e multiplicadora de soluções para transformação socioambiental no brasil.