Imprimir esta página

Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

MULHERES NA AGROECOLOGIA

Mulheres Protagonistas no Beneficiamento de Produtos Agroecológicos

Cooperativa Agropecuária de Alagoas Flexeiras (AL)

Avalie este item
(1 Votar)

Mídia

Com o objetivo de gerar renda às mulheres do campo, foi construída a Casa de Beneficiamento de Produtos Agroecológicos. A cooperativa cresceu com a adaptação de receitas tradicionais e da profissionalização das participantes por meio de cursos de formação. Os produtos são comercializados e geram renda às mulheres envolvidas.

 

TEMA PRINCIPAL: Alimentação

OBJETIVOS

Implementar o beneficiamento de produtos alimentícios com base na matéria-prima agroecológica, buscando a eficiência em todo o processo.

DESCRIÇÃO

Muitas mulheres estavam insatisfeitas com a produção local pautada em produtos não regionais. Com base nessa inquietação, lideranças da cooperativa e mulheres da comunidade se organizaram, passaram a realizar reuniões de sensibilização, além de visitas às propriedades rurais das participantes. Lá estava a matéria-prima que precisavam e uma infinidade de ingredientes disponíveis para transformar o objetivo daquela cooperativa.

A iniciativa foi apresentada a todas as mulheres, por meio de oficinas na casa das cooperadas, sobre trabalho em equipe, limpeza e organização do ambiente, técnicas culinárias, para além de medidas de padronização que viabilizassem a comercialização dos produtos.

RESULTADO ALCANÇADO

Produtos como doces e geleias de frutas, bolos, pães e biscoitos são vendidos na região e na capital alagoana, impactando diretamente na geração de renda dessas mulheres.

CONTATO

Rodovia AL 430, Km 5 – Zona Rural – Flexeiras (AL)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(82) 98232-1699

 

GALERIA DE FOTOS

IMG_7400.jpg IMG_7429.jpg IMG_7694.jpg

IMG_7699.jpg IMG_7728.jpg IMG_7763.jpg

IMG_7913.jpg IMG_7975.jpg IMG_8059.jpg

IMG_8121.jpg