Sexta, 29 Junho 2018 14:57

 Hortas pedagógicas despertam consciência ambiental em crianças de São Paulo Destaque

Escrito por Paula Crepaldi
Avalie este item
(1 Votar)

Projeto com apoio da Fundação BB atenderá cerca de 14 mil alunos da rede municipal de ensino de São Paulo

Crianças de seis meses a 3 anos de idade já estão aprendendo sobre a importância das plantas e dos animais. O projeto Hortas Pedagógicas, com apoio da Fundação Banco do Brasil, tem envolvido professores e pedagogos da rede municipal de ensino de São Paulo na implantação de hortas pedagógicas da primeira infância até a adolescência.

A iniciativa é realizada em parceria com a Associação Paulista dos Gestores Ambientais (Apgam) e recebeu o investimento social de R$ 381 mil da Fundação BB. Ao todo, 200 escolas municipais de ensino infantil e fundamental estão participando em todas as regiões administrativas da cidade, envolvendo cerca de 14 mil alunos. O objetivo é propiciar a adoção de hábitos saudáveis, a responsabilidade com o consumo consciente e a redução e descarte adequado dos resíduos.

"A gente tem falado que os animais são seres vivos e que a gente precisa cuidar. Vamos explicando de maneira didática, mostrando para eles entenderem", explica a professora Andreia Martins. Ela atua no Centro Educacional Infantil Helena Pereira de Moraes, no Jardim Helena, Zona Leste de São Paulo. Na escola, o plantio de verduras e legumes tem a participação de quase a metade dos 125 alunos, além de professores e pessoas da comunidade.

Para implantar as hortas, 600 profissionais – três por escola - recebem treinamento e acompanhamento técnico. Após a capacitação, eles mobilizam os alunos na construção dos canteiros, no plantio de hortaliças, como alface, rúcula, salsa e couve, e de legumes, como cenoura, pepino, tomate, abobrinha, beterraba e rabanete. A produção de adubo também faz parte do trabalho, por meio do reaproveitamento do lixo orgânico gerado na escola com o processo de compostagem, realizado em um minhocário que recebe os restos de resíduos orgânicos misturados a folhas e galhos de plantas, agrupados em pallets.

A Horta Pedagógica passou a fazer parte do currículo das escolas, tornando o aprendizado integrado aos outros assuntos e disciplinas. "A gente transforma a horta em mais uma sala de aula. Podemos falar de biodiversidade e responsabilidade ambiental. Vai além de produzir alface, abobrinha e rúcula, o produto final é propiciar, mesmo nessa tenra idade, níveis altos de consciência", explica empolgado o diretor da escola municipal Compositor Silvio Caldas, Geneildo Valença.

A maior parte dos canteiros está na fase de crescimento das plantas. As atividades previstas na etapa da colheita, no segundo semestre, incluem rodas de conversa com alunos e pais para falar sobre a importância da alimentação saudável.

A divulgação deste prêmio contempla dois Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.

 03ods 100x100 04ods 100x100             

 

Ler 23938 vezes Última modificação em Segunda, 23 Julho 2018 12:29

14 comentários

  • Link do comentário Regina Carvalho de Oliveira Terça, 11 Setembro 2018 06:48 postado por Regina Carvalho de Oliveira

    A chácara " FOLHA VIVA " situada na cidade de RIBEIRÃO PIRES ,parabeniza a FBB a iniciativa desse importântíssimo PROJETO que com certeza levará o País a sua sustentabilidade independência e missão.Que esse projeto não fique só no Estado de SÃO PAULO, mas em todo nosso TERRITÓRIO NACIONAL.

  • Link do comentário Jozenildes Santos Quarta, 04 Julho 2018 08:28 postado por Jozenildes Santos

    Parabens essa atitude ensina e cuida ?

  • Link do comentário Fundação BB Terça, 03 Julho 2018 10:11 postado por Fundação BB

    Miriam, a Fundação BB agradece pelo elogio ao projeto e reconhece que a participação dos educadores é de fundamental importância para o êxito desta iniciativa!

  • Link do comentário Fundação BB Terça, 03 Julho 2018 10:09 postado por Fundação BB

    Rozimá, a Fundação BB acredita que este projeto dará bons frutos. Agradecemos o elogio ao projeto!

  • Link do comentário Miriam Lopes Weinberger Terça, 03 Julho 2018 09:01 postado por Miriam Lopes Weinberger

    É pelo compromisso e dedicação dos educadores e comunidade do CEI Helena Pereira de Moraes que se constrói uma consciência participativa de uma sociedade melhor. Parabéns!

  • Link do comentário Rozimá  Tenorio  de  Araujo Segunda, 02 Julho 2018 23:06 postado por Rozimá Tenorio de Araujo

    Parabens à Fundação Banco do Brasil, a APGAM Associação Paulista dos Gestores Ambientais, aos Gestores Ambientais, todos os Atores envolvidos num projeto de grande magnitude feito esse, que só trará bons frutos, frutos esses revertidos ao aprendizado e bem das crianças/alunos dessas 200 escolas que participam desse maravilhoso projeto. Que todas as escolas do Municipio de São Paulo, assim como do Estado possam e davam participar desse aprendizado que será fundamental para uma mudança , em relaçao ao uso de alimentos saudaveis, e serão essas crianças que faraõ com que muitas pessoas mudem de ideias e atitudes em relaçao ao nao ingerir/comer alimentos que não sejam organicos,, como no caso desses produzidos por essas hortas. Todos se beneficiaram, comendo alimentos saudaveis

  • Link do comentário Fundação Banco do Brasil Segunda, 02 Julho 2018 10:28 postado por Fundação Banco do Brasil

    Edmilson, nós da Fundação BB agradecemos o elogio.

  • Link do comentário Fundação Banco do Brasil Segunda, 02 Julho 2018 10:27 postado por Fundação Banco do Brasil

    Maria Camila, a Fundação BB agradece o teu comentário e acredita que este projeto é uma semente para no futuro, estas crianças serem adultos saudáveis e conscientes em relação ao meio ambiente e além disso com o mundo.

  • Link do comentário Fundação Banco do Brasil Segunda, 02 Julho 2018 10:24 postado por Fundação Banco do Brasil

    Caroline, a Fundação BB agradece o teu comentário e também acredita que projetos assim colaboram para as crianças crescerem e se tornarem adultos conscientes!

  • Link do comentário Fundação Banco do Brasil Segunda, 02 Julho 2018 10:22 postado por Fundação Banco do Brasil

    Rogério, a Fundação BB também acredita que boas ações mudam a vida das pessoas e melhora o futuro, principalmente quando crianças são agentes destas transformações. Agradecemos o teu comentário.

  • Link do comentário Rogério Tadeu R.Nogueira Segunda, 02 Julho 2018 05:32 postado por Rogério Tadeu R.Nogueira

    O futuro do Brasil está nas boas ações que estão sendo semeadas agora. Conhecer e entender a necessidade da mecânica do meio ambiente é crucial para a sobrevivência no futuro... Apgam e Fundação do Banco do realizando condições para um futuro melhor...

  • Link do comentário Caroline dos Santos Sexta, 29 Junho 2018 19:07 postado por Caroline dos Santos

    Que projeto lindo! ?❤️
    As crianças precisam aprender desde cedo esse contato com a terra e temas de sustentabilidade, serão adultos mais conscientes!

  • Link do comentário Maria Camila de Melo Sexta, 29 Junho 2018 18:55 postado por Maria Camila de Melo

    Parabéns, esse trabalho é lindo e tornará essas crianças e jovens adultos mais conscientes e saudáveis .

  • Link do comentário Edmilson Gonçalves Sexta, 29 Junho 2018 18:23 postado por Edmilson Gonçalves

    Parabéns, projetos e atitudes assim, mudam as coisas, parabéns FBB e Executora do projeto.

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.