Quinta, 10 Novembro 2016 14:31

Fundação BB investe no artesanato tradicional do Vale do Jequitinhonha Destaque

Escrito por Cláudia Moreira
Avalie este item
(1 Votar)

Em Turmalina (MG), galpão da associação de artesãos foi ampliado e adequado para os processos de produção e armazenagem

A Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo comemorou a inauguração do novo "Galpão do Artesanato", no último sábado (05). Localizado no distrito de Buriti, em Turmalina (MG), em 2013 a estrutura do antigo galpão foi abalada pelo tremor de terra de 3,5 graus Richter que atingiu a região. O espaço foi modificado com recursos da Fundação Banco do Brasil por meio do projeto “Apoio e Desenvolvimento do Artesanato de Coqueiro Campo”.

A iniciativa objetiva aprimorar a infraestrutura da associação e, com isso, melhorar a produtividade e a comercialização do artesanato local. O investimento social de R$ 98 mil da Fundação BB viabilizou a reforma e ampliação do galpão; a adequação do espaço para o processo de produção e armazenagem dos produtos e insumos; a aquisição de mobiliário e embalagens. O projeto beneficia diretamente a 250 pessoas.

Elaborada com o barro encontrado no Vale do Jequitinhonha e materiais naturais, a cerâmica da comunidade de Campo Buriti é encantadora. As peças são feitas com barro de diferentes tonalidades naturais que mudam de cor ao serem pintadas e cozidas. Todo o processo de modelagem, oleamento, pintura e cozimento das peças é fruto do saber popular e tradicional da região.

Ler 16694 vezes Última modificação em Segunda, 28 Novembro 2016 18:38

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.