Produtos cultivados por agricultores familiares estão disponíveis em supermercados do Distrito Federal
Os sabores do cerrado mineiro estão mais pertinho dos brasilienses. Cerca de 30 variedades de produtos com selo da agricultura familiar estão expostas em gondolas de supermercados do Distrito Federal. Cultivados com base na economia solidária, produtos como castanha de baru, polpa de fruta congelada, açafrão (cúrcuma), urucum, farinha de mandioca, óleo de coco, babaçu orgânico e açúcar mascavo estão disponíveis para compra.
A parceria para levar os produtos para redes de supermercados é realizada pela Central do Cerrado – cooperativa que reúne diversas organizações comunitárias, entre elas a Cooperativa Regional de Base na Agricultura Familiar e Extrativismo (Copabase), da cidade de Arinos, região noroeste de Minas Gerais.
Formada por agricultores familiares e extrativistas do Grande Sertão Veredas, a Copabase tem, atualmente, 130 produtores cooperados e cerca de 300 famílias envolvidas com a cadeia do baru. E possui apoio da Fundação BB em projeto para expandir e aprimorar a estrutura do empreendimento cooperativo, para desta forma impulsionar a produção, qualidade e comercialização de produtos.