Sobre a Fundação BB

A Fundação BB busca inspirar cada brasileiro a se tornar um agente de transformação da sociedade. Acreditamos na força do coletivo para encontrar soluções viáveis na superação dos desafios e promoção do desenvolvimento sustentável.

Image_20250114_50934_628 PM

A História da Fundação BB

Linha do Tempo

  • 1985

    NASCE UMA IDEIA

    O projeto de organizar uma fundação dentro do Banco do Brasil que tivesse todas as suas funções voltadas para o desenvolvimento social do País surgiu em 1985, quando o Governo Federal lançou o Programa de Prioridades Sociais, que previa a adoção de medidas em vários campos, como alimentação, saúde, educação, emprego e habitação. 

    1985

    A Assembleia Geral Extraordinária dos Acionistas do Banco do Brasil de 23/12/1985 aprovou a instituição da Fundação Banco do Brasil.

  • 1986

    PRIMEIRO APORTE

    Em 1986, a Fundação BB recebeu seu primeiro aporte financeiro, na ordem de 281 mil cruzados. No mesmo ano, foi aprovado o Estatuto da Fundação Banco do Brasil.

    1986
  • 1988 – 1991

    INICIANDO-SE AS ATIVIDADES

    A Fundação BB começou a atuar em fevereiro de 1988, com a proposta de financiar projetos que buscassem soluções para problemas sociais. Nossos primeiros projetos foram chamados de Projetos de Balcão (Assistência Social, Saúde, Recreação e Desporto, Ciência e Tecnologia, Educação e Cultura), pois se caracterizavam pelo financiamento de iniciativas propostas por outras entidades, bem como pela pulverização dos recursos. 

    1988-1991

    Em 1988, a Fundação BB passou a gerenciar dois fundos do Banco do Brasil: o Fundo de Incentivo à Pesquisa Técnico-Científica (FIPEC); e o Fundo de Desenvolvimento de Programas Cooperativos ou Comunitários e Infraestruturas Rurais (FUNDEC).

  • 1992 – 1995

    FIRMANDO DIRETRIZES

    Em 1992, iniciou-se um período de reorganização interna e mudanças no estatuto, com o objetivo de acompanhar as necessidades da população de forma mais atuante. Em 1993, Herbert de Souza, o Betinho, fazia parte do Conselho Curador da Fundação BB, e em 1994 entrou em vigor o nosso novo estatuto. 

    1992-1995

    No ano de 1995, iniciamos a implementação de mecanismos de planejamento que previam a aplicação de recursos financeiros em programas previamente definidos, com acompanhamento e avaliação dos resultados. A partir daí deixamos de atuar com Projetos de Balcão.

  • 1996 – 1998

    GRANDEZA NO PENSAR E ASAS PARA VOAR

    O ano de 1996 foi marcado pelo surgimento dos primeiros programas idealizados e executados pela própria Fundação BB dentro da nova proposta de aplicação dos recursos por foco de atuação. Criamos o Programa Homem do Campo, idealizado, entre outros, pelo professor Paulo Freire. No mesmo ano, a Fundação BB se tornou parceira da Federação das AABBs (FENABB) no Programa Integração AABB Comunidade. E, em 1997, a Fundação BB desenvolveu novas iniciativas: o Projeto Memória, homenageando o poeta e abolicionista Castro Alves; o Programa Trabalho e Cidadania; e o Projeto Criança e Vida. 

    1996-1998

    Com a experiência adquirida na Fundação BB, começamos a operar recursos de terceiros advindos de convênios de execução financeira e de cooperação técnica. Parcerias com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com o Ministério do Trabalho e Emprego foram uma alternativa para darmos a continuidade de atendimento à crescente demanda da população brasileira. Em 1998, a Fundação BB associou-se ao Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), com o intuito de aprimorar sua atuação no Terceiro Setor.

  • 1999 – 2000

    PLANEJAR PARA CRESCER

    A Fundação Banco do Brasil aprimorou o uso de suas ferramentas de gestão. Replanejamos nossa maneira de atuação, formamos orientadores e determinamos nossas diretrizes para os próximos exercícios. 

    1999-2000

    Em 2000, encampamos o Programa BB Educar, destinado à alfabetização de adultos e realizado por funcionários voluntários do Banco do Brasil. No mesmo ano, por meio do BB e de sua rede de agências, a Fundação BB se tornou a maior rede de operacionalização de ações sociais do Brasil.

  • 2001

    TECNOLOGIA SOCIAL

    O ano de 2001 marcou uma profunda transformação no posicionamento estratégico da Fundação BB. Aprimoramos nosso potencial de articuladora social por meio da atuação com base no conceito de tecnologia social. O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, criado no mesmo ano, mobiliza ONGs, universidades, governos estaduais, prefeituras, fundações e institutos de todo o país. 

    2001

    Com o Prêmio passamos a fomentar um cadastro de soluções inovadoras para problemas sociais em áreas diversificadas: o Banco de Tecnologias Sociais. Com esse novo programa, a Fundação BB assumiu como diretriz a disseminação de conhecimento e experiências geradoras de transformação social. Já na primeira edição do Prêmio, foi finalista a Tecnologia Social Cisterna de Placas Pré-Moldadas, que iria ser de grande importância na atuação da Fundação BB nos próximos anos. 

  • 2003 – 2006

    EDUCAÇÃO E GERAÇÃO DE RENDA

    A Fundação BB passou a atuar em conjunto com o Programa Fome Zero, do Governo Federal. Seu planejamento estratégico para o período 2003–2006 estabeleceu as áreas “educação e cultura” e “geração de trabalho e renda” como prioritárias, em sinergia com a reaplicação de tecnologias sociais. Em 2004, foi lançado o Programa Inclusão Digital e a Rede de Tecnologia Social (RTS). Comemoramos em 2005 os 20 anos da Fundação BB e lançamos o Programa Memória Documental.

    2003-2006
  • 2006 – 2009

    CADEIAS PRODUTIVAS

    A ênfase do triênio foi o trabalho realizado nas ações de desenvolvimento territorial e no investimento social nas cadeias produtivas da cajucultura, mandiocultura, apicultura e da reciclagem. Em 2008, realizamos o 1º Concurso Aprender e Ensinar Tecnologia Social, voltado para professores da rede pública de Ensino Fundamental.

    2006-2009
  • 2010 – 2012

    ÊNFASE NAS QUESTÕES AMBIENTAIS

    O planejamento estratégico trienal da Fundação BB para o período 2010–2012 teve o tema mudanças climáticas como eixo transversal, permanecendo o foco em “geração de trabalho e renda” e “educação e cultura”. Em 2011, o Governo Federal criou o Programa Água para Todos, destinado à universalização do acesso à água no Semiárido brasileiro. 

    2010-2012

    A Fundação BB foi convidada a colaborar com o cumprimento da meta e, em 2012, entregamos a primeira unidade da tecnologia social Cisterna de Placas Pré-Moldadas. Em 2012, na temática mudanças climáticas, a Fundação BB participou ativamente da Rio+20 e da Cúpula dos Povos.

  • 2013 – 2015

    INCLUSÃO SOCIOPRODUTIVA

    O objetivo central do triênio foi promover a inclusão socioprodutiva, por meio das tecnologias sociais, priorizando ações no meio urbano e rural, agora distribuídas em cinco vetores: Água, Agroecologia, Agroindústria, Resíduos Sólidos e Educação. Os públicos atendidos continuaram sendo os extratos menos favorecidos da população brasileira, como catadores de materiais recicláveis, assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas e agricultores familiares, dando ênfase à juventude. 

    2013-2015

    Em 2014, a Fundação BB finalizou a entrega de 80 mil Cisternas de Placas no Semiárido. Em 2015, são mais 12 mil unidades, agora das chamadas Cisternas de Produção. Ainda em 2015, comemoramos os 30 anos de atuação da Fundação Banco do Brasil em prol da transformação social das comunidades brasileiras e nos orgulhamos de fazer parte da trajetória de uma das mais importantes instituições do Terceiro Setor do País.

  • 2016 – 2018

    CAMINHOS DE INCLUSÃO, INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE

    Entre 2016 e 2018, a Fundação Banco do Brasil se destacou por reforçar seu compromisso com a inclusão socioprodutiva e o desenvolvimento sustentável, dando continuidade nas ações dentro dos eixos temáticos: água, agroecologia, agroindústria, resíduos sólidos e educação. Nesse período, a Fundação BB priorizou projetos voltados a jovens e mulheres, segmentos mais vulneráveis às desigualdades sociais, buscando promover seu protagonismo social e empoderamento. 

    2016-2018

    Aprimoramos a eficiência operacional por meio da priorização de seleções públicas e do fortalecimento da transparência nos processos de apoio a projetos. Além disso, houve esforços significativos na captação de recursos e na avaliação do impacto social das iniciativas.

  • 2019 – 2023

    VIDAS VALIOSAS E REALIDADES TRANSFORMADAS

    No quinquênio 2019-2023, a Fundação Banco do Brasil teve como propósito valorizar vidas para transformar realidades, intensificando sua busca por soluções efetivas voltadas para o desenvolvimento sustentável e a transformação social. Nesse período, houve um foco significativo na diversificação das fontes de recursos, com a criação de uma estratégia robusta de mobilização de parcerias estratégicas. 

    2019-2023

    A Fundação BB também revisou seu arcabouço de programas estruturados, estabelecendo seis pilares principais: Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Tecnologia Social, Voluntariado, Saúde e Bem-Estar, e Ajuda Humanitária. Além disso, enfrentamos o desafio de mitigar os impactos socioeconômicos causados pela pandemia e o período pós-pandêmico da Covid-19, propondo ações que fortaleceram nossa atuação social.

  • 2024 – 2028

    CONSTRUÇÃO COLETIVA DA TRANSFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DO PAÍS

    A Fundação Banco do Brasil se projeta com um propósito renovado: promover coletivamente caminhos para a transformação social e uma relação sustentável com a natureza. Com o objetivo central de alcançar resultados efetivos de transformação socioambiental em todo o País, buscaremos estar ainda mais próximos e cientes das realidades das comunidades apoiadas. 

    Timeline2024-Feliz

    A diversidade como um tema prioritário, será privilegiada tanto em nosso quadro administrativo quanto nos projetos destinados a públicos prioritários. A tecnologia social continua sendo o principal instrumento de mudança, com foco na redução das desigualdades, geração de renda, cuidado e recuperação da biodiversidade, além do combate às mudanças climáticas. A modernização de processos e a evidência aprimorada dos resultados alcançados pelas intervenções socioambientais buscam fortalecer essa trajetória de transformação sustentável.

Como Atuamos

O que fazemos

Somos o coração social do Banco do Brasil e de seu conglomerado, traduzindo nossa essência em vida, sensibilidade, solidariedade, empatia e conexão de propósitos. Transformamos realidades onde é mais necessário, beneficiando aqueles em situação de vulnerabilidade ou exclusão. Apoiamos projetos sociais em todo o território nacional voltados ao desenvolvimento sustentável, inclusão socioprodutiva e reaplicação de tecnologia social nas áreas de Educação, Meio ambiente, Geração de Renda, Esporte e Cultura, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado, sempre em parceria com instituições sem fins lucrativos.

Acreditamos nas parcerias e na força do coletivo para ampliar o impacto socioambiental causado nas comunidades, e entendemos que as Tecnologias Sociais apresentam caminhos e soluções viáveis para a superação dos desafios e desigualdades sociais, sem abrir mão da relação sustentável com a Natureza.

 

 

banner

Para realizar o nosso propósito, nossa atuação é guiada por princípios fundamentais:

  • Cuidado ambiental;
  • Protagonismo social;
  • Respeito cultural;
  • Solidariedade econômica.

Seis valores permeiam nossas ações para definir uma atuação ética e focada na inclusão social. São eles:

  • Diversidade;
  • Efetividade;
  • Integridade;
  • Inovação;
  • Proximidade;
  • Sensibilidade social.

Na Fundação BB, acreditamos que a transformação social é um caminho que construímos juntos. Nosso planejamento estratégico é o mapa que nos guia nessa jornada, delineando as rotas que seguimos para fomentar uma relação harmoniosa com a natureza e promover o desenvolvimento sustentável. Por intermédio da reaplicação de tecnologias sociais, projetos inovadores e parcerias estratégicas, nos dedicamos a criar resultados efetivos e duradouros nas comunidades que atuamos. Convidamos você a conhecer mais sobre nosso propósito  acessando o documento completo do nosso planejamento estratégico, disponível através dos links abaixo.

PEQ 2024-2028 Revisão 2024.pdf

PEQ 2024-2028 Sumário Executivo Revisão 2024.pdf

  • principles-1
  • principles-2
  • principles-3
  • principles-4
  • principles-5
  • principles-6
  • principles-7
  • principles-8
  • principles-9
  • principles-10
  • principles-11
  • principles-12
  • principles-13
  • principles-14
  • principles-15
  • principles-16
  • principles-17

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ler a política de Cookies

Aceitar