Terça, 10 Dezembro 2024 11:22

Fundação Banco do Brasil apresenta Tecnologias Sociais na COP16 Destaque

Escrito por Bruno Maciel
Avalie este item
(1 Votar)

IMG 20241210 WA0006

Evento das Nações Unidas, em Riade, na Arábia Saudita, reúne exemplos de boas práticas no combate à insegurança alimentar e preservação do meio ambiente

Atuar no combate à insegurança alimentar e na preservação e recuperação da biodiversidade por meio da reaplicação das Tecnologias Sociais são as prioridades estratégicas que a Fundação Banco do Brasil leva para a 16ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação – COP 16, que acontece em Riade, na Arábia Saudita, até o dia 13 de dezembro.

Nos últimos dez anos, a Fundação Banco do Brasil destinou, em valores atualizados, R$ 2,7 bilhões para investimentos sociais não reembolsáveis, beneficiando aproximadamente 6,8 milhões de pessoas em 3,4 mil municípios brasileiros.

“Mas a necessidade é muito mais abrangente. Por isso, a Fundação Banco do Brasil entende que atuar em colaboração com outras entidades, como o Governo Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Articulação do Semiárido (ASA), aumenta sobremaneira a eficiência do investimento social não reembolsável”, aponta o presidente da instituição, Kleytton Morais, presente no evento.

Ao reaplicar tecnologias sociais em larga escala, por meio do investimento social não reembolsável, a Fundação Banco do Brasil incentiva o pleno exercício de cidadania das comunidades e populações mais vulneráveis como quilombolas, indígenas, agroextrativistas e agricultores familiares ao mesmo tempo que contribui para o combate à insegurança alimentar, à desertificação do meio ambiente e a promoção da erradicação da pobreza por meio da geração de trabalho e renda.

Um exemplo é a reaplicação da Tecnologia Social Cisterna de Placas, que consiste em reservatórios cilíndricos, construídos próximo à casa da família agricultora, que armazenam a água da chuva captada por uma estrutura com calhas de zinco e canos de PVC, proporcionando água de boa qualidade e saúde aos moradores do semiárido.

A execução dessas boas práticas, experiências e conhecimentos, que disseminam e facilitam o acesso às Tecnologias Sociais, contribui para alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, e da Aliança Global contra Fome e a Pobreza.

TECNOLOGIA SOCIAL

A Fundação BB, por meio da Rede de Tecnologias Sociais – Transforma, disponibiliza para toda a comunidade global 767 iniciativas certificadas e já traduzidas para o inglês, francês e espanhol.

O Transforma é a maior e mais abrangente base de dados de tecnologias sociais do Brasil. É uma ferramenta colaborativa, sem custos, fácil de usar e tem como objetivo ampliar o alcance das tecnologias sociais promovendo o compartilhamento de conhecimentos para toda a sociedade.

“Cotidianamente, fazemos a gestão, curadoria, e impulsionamos o desenvolvimento e certificamos novas soluções por meio do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais”, explica o gerente de Tecnologias Sociais Rogério Miziara.

As tecnologias sociais promovem soluções efetivas e reaplicáveis para demandas relacionadas à alimentação, educação, energia, habitação, renda, recursos hídricos, saúde, meio ambiente e podem aliar saber popular, organização social e conhecimento técnico-científico.

REDE DE TECNOLOGIA SOCIAL

Use o QR-Code abaixo, preencha o cadastro e junte-se à nós na Rede de Tecnologia Social

 QR Code atividade Cop 16

SERVIÇO:

Mesa: “Non-reimbursable social investment for the reapplication of Social Technologies”

Dia: 10.12.2024

 Horário: 15h30

Local: Pavilhão Brasil D14 - Zona Azul da COP

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Enviado especial:

André Cabral

+55 61 98169-0820

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Ler 891 vezes Última modificação em Terça, 10 Dezembro 2024 11:44

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.