Quinta, 04 Maio 2023 16:07

Você sabe o que é Liga STEAM? Destaque

Escrito por Assessoria de Comunicação
Avalie este item
(1 Votar)

evento liga steam

Proposta inovadora une Fundação BB e Fundação ArcelorMittal

Quando falamos em “liga” pensamos em aliança, pacto, união. Exatamente é esse o objetivo da parceria entre a Fundação Banco do Brasil e a Fundação Arcelor Mittal, unir esforços pela educação em uma abordagem inovadora com a Liga STEAM, uma proposta pedagógica que integra Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. A iniciativa conta também com a gestão técnica da AVSI  Brasil - Associação Voluntários para o Serviço Internacional.

A liga também é conhecida como uma estratégia para a educação brasileira para contribuir com os desafios atuais da educação e como forma de criar soluções para a área e também para o desenvolvimento do país.  A abordagem é implementada por meio da aprendizagem baseada em projetos, promovendo uma construção significativa de conhecimentos e dando protagonismo ao aluno. A Liga STEAM pretende envolver, a partir dessa aliança, mais 12 municípios e 2500 professores de escolas públicas e profissionais de educação serão capacitados.  

Biruel AGN 170 por 254 pixels   aspas

Uma das ações da parceria, o Prêmio Liga STEAM, é  uma iniciativa que premia projetos desenvolvidos por alunos e educadores com foco na sustentabilidade. Rogério Biruel, diretor de Desenvolvimento Social da Fundação BB, ressalta na parceria focada em um dos eixos de atuação institucional – Educação para o Futuro a promoção de oportunidades de aprendizagem e capacitação para crianças, adolescentes e jovens. “Nós ficamos honrados em participar desta ação inovadora, que valoriza a experimentação, a criatividade, a autonomia e o pensamento crítico. A educação tem o poder de transformar vidas e esta parceria proporcionará a transformação de milhares delas”, afirma. 

Liga Steam – Fundação BB, Fundação ArcelorMittal, AVSI Brasil e Tríade Educacional

Sigla: Science (Ciências), Technology (Tecnologia), Engineering (Engenharia), Arts (Artes) e Mathematics (Matemática).  

Início: 2022 

Educação Infantil (a partir de 4 anos), Ensino Fundamental e Ensino Médio

Formação em STEAM: 2500 professores de escolas públicas e profissionais de educação 

Abrangência: 12 municípios brasileiros – MG: Belo Horizonte, João Monlevade, Itaúna, Sabará, Contagem, Itatiaiuçu e Juiz de Fora; BA: Feira de Santana; ES: Vitória; RJ: Barra Mansa e Resende; SC: São Francisco do Sul.

Erik ArcelorMittal   aspas

“Queremos provocar impacto positivo na educação brasileira com este projeto. Acreditamos que valorizando o professor e promovendo práticas pedagógicas que motivem o aluno é que vamos formar indivíduos mais críticos e conscientes. Investir nisso é transformar o futuro do país. A Fundação Banco do Brasil chega para somar neste propósito e dar ainda mais voz a esta iniciativa tão importante que é o Liga STEAM”, diz Herik Marques, diretor superintendente da Fundação ArcelorMittal.  

Portal Liga Steam   interna

Prêmio Liga STEAM

O Prêmio Liga STEAM tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de projetos Steam nas escolas do Brasil. A proposta é que professores e estudantes aprofundem seus estudos em temas relevantes à sociedade, desenvolvendo soluções para a comunidade escolar com foco, principalmente, na Sustentabilidade e na Educação Ambiental.

Professores que inscreverem suas turmas terão acesso a uma formação STEAM exclusiva, conduzida pela Tríade Educacional.
As premiações incluem a montagem de brinquedotecas ou laboratórios de robótica, pesquisa e inovação montados nas escolas vencedoras, de acordo com as categorias de inscrição. Clique aqui para acessar mais informações.

 Portal Liga Steam   final

Ler 6281 vezes Última modificação em Sexta, 05 Maio 2023 09:23

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.