Quinta, 20 Outubro 2016 15:31

Novas formas de abordar notícias é tema de mesa com jornalistas Destaque

Escrito por Paula Crepaldi
Avalie este item
(2 votos)
Rinaldo de Oliveira, do portal Só Notícia Boa, é um dos palestrantes Rinaldo de Oliveira, do portal Só Notícia Boa, é um dos palestrantes Lídia Mara

Experiências em internet, rádio e TV, com pautas sobre o semiárido ou com foco em notícias positivas, foram debatidas no segundo dia do Encontro de Jornalistas da Fundação BB

A importância das iniciativas de jornalismo que trazem novas formas de abordar a realidade em diversas plataformas, como contraponto ao discurso tradicional, foi o foco da primeira mesa do dia 20, no 10º Encontro de Jornalistas da Fundação Banco do Brasil, realizado em João Pessoa (PB). Sob o tema “Jornalismo Social em Multiplataformas”, o debate reuniu os jornalistas Rinaldo de Oliveira (criador e diretor do portal Só Notícia Boa, com experiência em diversas emissoras de TVs e rádios); Inácio França(um dos fundadores do coletivo de jornalismo investigativo Marco Zero, e ex- repórter dos jornais Diário Popular (SP), O Globo e Diário de Pernambuco); e Fabíola Moura (professora em Jornalismo em Multimeios da Universidade do Estado da Bahia e coordenadora de programação e jornalismo da TV e Rádio Caatinga).

Fabíola explicou que na webtv e rádio Caatinga a produção busca fazer um trabalho educativo para as pessoas que não conhecem a região do semiárido, principalmente o público infanto-juvenil. “Uma filosofia de produção de conteúdo para a promoção das realidades do semiárido, para desmistificar a imagem que é sempre focada na seca, na pobreza e no flagelo. A ideia é transformar a imagem estática em mil imagens coloridas, que não se limitam ao determinismo da imagem estática.” Para divulgação do conteúdo, há parcerias com emissoras educativas, públicas e estatais.

Para o jornalista Inácio França, do Marco Zero, há muitas iniciativas bem-sucedidas de inclusão social e produtiva no semiárido que devem ser multiplicadas e adotadas como políticas públicas, e a mídia tem importante papel nisso. “Tem comunidades que vivem da produção da agricultura familiar e orgânica, que deixou de ser apenas uma experiência para ser um meio de vida, e precisa se tornar política pública, ter interferência do estado. Para isso o jornalista é um instrumento. Nós nos propomos a garantir a visibilidade para experiências reais com foco na politica pública.”

Rinaldo Oliveira contou que o Só Notícia Boa surgiu de uma experiência pessoal. Ele começou a ter dores de estômago. Os exames deram resultado negativo e o médico disse que o problema era de fundo emocional. Então, sugeriu que ele criasse uma forma de divulgar notícias positivas para equilibrar o volume de reportagens negativas que apresentava todos os dias em telejornal no Distrito Federal. Assim criou um blog, que depois se tornou o portal, hoje acessado por mais de um milhão de pessoas ao mês.

Rinaldo explicou ao público do encontro que a missão do site é muito parecida com a da Fundação BB, que é a de melhorar a vida das pessoas. “Nossa missão é melhorar o dia das pessoas, com histórias positivas, que animam, inspiram, ensinam que elas também podem fazer a diferença. As pessoas que fazem coisas legais têm que aparecer.” E acrescentou com entusiasmo:  “Já viramos referência no jornalismo positivo.”  

Ler 23383 vezes Última modificação em Quinta, 20 Outubro 2016 16:24

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.