Terça, 29 Novembro 2016 15:40

Artesanato da Central Veredas concorre a Prêmio Brasil Criativo Destaque

Escrito por Paula Crepaldi
Avalie este item
(2 votos)

Concurso reconhece iniciativas de economia criativa; votação online vai até domingo (4)

Os 208 associados da Central Veredas de Artesanato, que reúne nove associações do noroeste de Minas Gerais, estão torcendo para que os internautas votem na entidade para ganhar o Prêmio Brasil Criativo, realizado pela Prefeitura de São Paulo.

A central é uma das seis semifinalistas que concorrem pela categoria Artesanato. Qualquer pessoa pode votar online, somente por computador (por dispositivo móvel não é possível), até o próximo domingo (4). Para votar, é preciso ter conta no facebook e acessar o endereço https://apps.facebook.com/brasil-criativo/

A entidade é um rede solidária formada por nove associações de artesãos que conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil desde 2011, com um investimento social de R$ 905 mil.

A rede tem sede em Arinos (MG) e nove núcleos de produção instalados em municípios da região noroeste de Minas Gerais: Arinos, Natalândia, Sagarana/Arinas, Bonfinópolis, Riachinho, Serra das Araras/Chapada Gaúcha, Urucuia, Uruana de Minas e Buritis. Eles produzem diversos tipos de artesanato, como mantas, xales, colchas, tapetes, quadros, caminhos de mesa, capas de almofada, caixinhas de buriti, bandejas, entre outros.

Além da parceria com a Fundação BB, a articulação de outros apoios ao logo dos anos ajudaram a consolidar a estrutura e fortalecer os núcleos. As parcerias visam aprimorar a qualificação dos associados e ampliar o espaço no mercado para a venda dos produtos por um preço justo. Os princípios de atuação se baseiam na valorização do trabalho e da cultura regional dos artesãos, na preservação ambiental, na promoção da igualdade de gênero e no combate aos trabalhos escravo e infantil.

Ler 20162 vezes Última modificação em Quinta, 01 Dezembro 2016 15:00

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.