Quinta, 08 Setembro 2016 15:52

Atividades da Virada do Cerrado estimulam consciência ambiental Destaque

Escrito por Paula Crepaldi
Avalie este item
(1 Votar)
Metarreciclagem Metarreciclagem ONG Programando O Futuro

Fundação BB e parceiros participam da programação com o objetivo de destacar a importância de preservar o bioma


Embora seja o segundo maior bioma brasileiro, um dos mais ricos em biodiversidade, além de possuir as maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo, o Cerrado e suas comunidades tradicionais ainda são pouco valorizados pela população.

Para ampliar a consciência da população sobre a importância do bioma, a Fundação Banco do Brasil e o Programa Água Brasil participarão da segunda edição da Virada do Cerrado, que acontece de 7 a 11 de setembro, com diversas atividades. O objetivo é chamar a atenção das pessoas para o tema na semana em que é celebrado o Dia do Cerrado (11 de setembro). O evento conta com uma extensa programação de debates, mesas redondas, seminários, incluindo as manifestações culturais, feira de produtos típicos do bioma e mostra de filmes (acesse o link e confira lista completa).

Dentro das atividades desenvolvidas pelo Programa Água Brasil, nesta quinta (8), houve uma mostra de filmes para crianças na escola Classe 9, no Gama, com seis vídeos sobre o bioma e o tema de sustentabilidade.

Na sexta-feira, dia 9, será realizada a oficina “Cerrado: conservação, água e produção” que busca transmitir o conhecimento e sensibilizar educadores de escolas públicas sobre uma das regiões mais belas e de grande biodiversidade do país. No fim de semana (10 e 11/09), acontecerá, no jardim do CCBB, a Feira do Cerrado com a comercialização de produtos de agroextrativistas. O público terá a oportunidade de descobrir e conhecer espécies nativas, além de despertar o interesse das crianças para a conservação do bioma, a partir de histórias populares contadas pela Cia Matraka Aberta. A feira também acontecerá no Parque da Cidade, no domingo (11/09), onde haverá uma árvore cenográfica que permitirá a interação do público, com dicas de sustentabilidade.

O Programa Água Brasil (PAB) é fruto de uma parceria entre Banco do Brasil, Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e WWF-Brasil, e atua no Cerrado desde 2010, na recuperação de bacias hidrográficas. Sobre o Programa Água Brasil: bbaguabrasil.com.br

Agroecologia

No próximo sábado (10), às 9h, a Fundação BB participará das atividades com bate-papo sobre a Agroecologia, no Centro de Referência em Tecnologias Sociais (CRATS), localizado na Ceasa-DF no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). O evento inclui também oficina e degustação de sucos detox e Feira da Economia Solidária. As maquetes das Tecnologias Sociais da Fundação BB estarão expostas no local. Está prevista ainda uma rodada de negócios entre agricultores familiares, proprietários de restaurantes e chefes de cozinha com o intuito de aproximar consumidores e produtores. Quem estiver no evento poderá conferir a preparação de pratos especiais no Trailer “Cozinha Show”.

No domingo (11), último dia da Virada, a agenda ficará concentrada no Estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek - Plano Piloto com tendas temáticas, atrações infantis, feira de ecoprodutos do Cerrado e shows. ​A organização não governamental Programando o Futuro, parceira da Fundação BB, vai expor materiais desenvolvidos a partir da reciclagem de lixo eletrônico como robôs, impressora 3D e óculos de realidade virtual em um furgão estacionado no local. Haverá também exibição de vídeos sobre o descarte de resíduos eletrônicos e coleta de aparelhos eletroeletrônicos usados, que serão destinados à usina de metarreciclagem localizada em Valparaíso (GO). Os equipamentos serão recondicionados para doação à bibliotecas, escolas e órgãos públicos ou encaminhados para reciclagem.

Virada do Cerrado

Iniciada desde 2015, a Virada do Cerrado é uma iniciativa que envolve mobilização e educação ambiental com atividades ambientais, educativas, esportivas e culturais. A Virada é realizada a partir da integração entre o poder público com organizações da sociedade civil e do setor privado em um movimento pelo desenvolvimento sustentável no Centro-Oeste.

O evento tem o objetivo de fazer as pessoas valorizarem o bioma, chamado berço das águas. A programação envolve atividades dedicadas à preservação da água, mudanças climáticas, qualidade de vida, tratamento de resíduos sólidos, mobilidade urbana e consumo consciente. ​As ações foram programadas de forma descentralizada abrangendo Vinte e oito regiões ​administrativas do DF e o município de Padre Bernardo, em Goiás.

Mais informações no site http://tonavirada.org/

Ler 19213 vezes Última modificação em Quarta, 14 Setembro 2016 16:26

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.