Entidades apoiam Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, acordo que busca reduzir as distâncias sociais existentes entre brancos e negros
A Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural (Afrobras) reuniu no dia 21, na capital paulista, representantes de empresas e entidades do terceiro setor que apoiam a igualdade racial no Brasil. O documento formaliza o comprometimento dos signatários na oferta de oportunidades iguais e na construção de um espaço de respeito nos ambientes de trabalho.
A Fundação Banco do Brasil, signatária do documento, acredita que esta iniciativa reforça a vinculação com seus princípios e valores, como o protagonismo social e o respeito cultural. A ação representa uma plataforma de articulação das empresas comprometidas em buscar um desempenho ainda mais significativo na abordagem do tema, constituindo-se em um espaço de diálogo das organizações nacionais em torno do compromisso com a valorização da diversidade étnico-racial.
O pacto foi assinado no mês de celebração da Consciência Negra. De 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024 foi proclamada pela ONU (Organização das Nações Unidas) a Década Internacional de Povos Afrodescendentes com o tema “Povos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento.”
Troféu Raça Negra
Aconteceu também no dia 21 a cerimônia de entrega do Troféu Raça Negra. O evento tem o objetivo de contribuir para a construção de uma sociedade plural, tolerante e sem discriminação. A premiação é organizada pela Afrobras em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares. Nesta 14ª edição o pastor Jesse Jackson participou apresentando sua experiência no combate ao racismo nos EUA. A homenageada do ano foi a cantora Elza Soares.