Terça, 14 Junho 2022 11:35

Conexão Jovem Mercado Destaque

Escrito por Assessoria de Comunicação
Avalie este item
(1 Votar)

interna

CNX Jovem Mercado

Conexão Jovem Mercado - Educação para o Futuro é uma nova ação estruturada da Fundação Banco do Brasil que tem por objetivo a qualificação de estudantes de escolas públicas, entre 14 e 17 anos, para o mundo do trabalho. Com o apoio do Ministério do Trabalho e Previdência, Fenabb (Federação Nacional das AABBs), Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Microsoft, Alelo e Instituições Formadoras, os jovens serão preparados por meio do desenvolvimento de competências socioemocionais e cognitivas, integração de tecnologias digitais no contexto pedagógico de ensino-aprendizagem, além da capacitação em técnicas básicas para a inserção no mercado.

O desenvolvimento de competências socioemocionais contribue para a redução das desigualdades, garantindo a formação integral dos estudantes, trazendo benefícios para o processo de aprendizagem e para outras realizações ao longo da vida, como na saúde, nas relações sociais e no trabalho. 

As competências socioemocionais que serão trabalhadas nos eixos formativos serão:

  • - Amabilidade (empatia, respeito e confiança)
  • - Abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa, interesse artístico)
  • - Engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade, entusiasmo)
  • - Resiliência emocional (tolerância ao estresse e a frustração, autoconfiança)
  • - Autogestão (foco, responsabilidade, organização, determinação e persistência)

Na prática, serão desenvolvidas cinco ações-piloto da iniciativa "Conexão Jovem Mercado", sendo uma em cada região do país. Para isso, foram selecionadas instituições qualificadoras/formadoras com experiência na execução de programas de aprendizagem, conforme mapa abaixo:

Mapa final

O público-alvo da ação piloto será de 500 educandos em turmas compostas por 25 alunos, quatro vezes por semana, três horas por dia, totalizando uma carga horária de 180 horas de atividades. Todos os formandos, ao final do curso, receberão certificado, além da inclusão no bando de talentos dos parceiros executores.

 

RESUMO DO PROJETO

Objetivo:

Preparar os jovens para a vida adulta e sua inserção no mundo do trabalho

Objetivos Específicos:

1. Desenvolver competências socioemocionais e cognitivas, básicas para vida e o mundo do trabalho;

2. Integrar tecnologias digitais no contexto pedagógico de ensino-aprendizagem;

3. Desenvolver capacidades técnicas básicas para a inserção no mundo do trabalho.

 

Público-alvo (por município):

100 jovens, 50 por semestre (25 por turma), com idade entre 14 e 17 anos, estudantes de escolas públicas, preferencialmente, educandos oriundos do Programa Integração AABB Comunidade

Municípios: Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Salvador (BA) e Manaus (AM)

Período de Execução: 18 meses

Equipe: Coordenador pedagógico, educadores, assistente social e recrutador

Local: A ser disponibilizado pela entidade parceira ou espaço da AABB

 

SOBRE A FUNDAÇÃO BB

Há 36 anos, o Banco do Brasil instituiu sua Fundação para contribuir com a transformação social dos brasileiros e com o desenvolvimento sustentável do país. O alcance dos programas, projetos e ações, em todo território brasileiro, é potencializado pela mobilização de parcerias no investimento social. Nos últimos 10 anos, foram R$ 2,7 bilhões investidos e mais de 6 milhões de pessoas tiveram suas vidas valorizadas e suas realidades transformadas.

Para realizar o nosso propósito, nos guiamos por valores e princípios que são condições basilares para nossa atuação. Por meio da ética e da integridade como alicerce, da sensibilidade social com respeito à diversidade, do empoderamento social para sustentabilidade, da eficiência e da inovação para inclusão e da efetividade para a transformação socioambiental, buscamos a nossa visão de sermos reconhecidos pela sociedade como fomentadora e multiplicadora de soluções para a transformação socioambiental no Brasil.

A Fundação BB tem como principal causa a "Geração de Trabalho e Renda" e prioriza seu investimento socioambiental em cinco programas estruturados: Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Tecnologia Social, Voluntariado e Ajuda Humanitária.

Acompanhe todas as novidades nas redes sociais: 

QR Code Redes Sociais

 

Ler 1001 vezes Última modificação em Quarta, 15 Junho 2022 11:45

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.