Sexta, 19 Março 2021 13:59

Cão-guia: um olhar para a vida Destaque

Escrito por Alenor Alves
Avalie este item
(1 Votar)

Portal Interna   cão guia um olhar para a vida

Projeto envolve protagonismo e voluntariado

O projeto “Educação para inclusão: um olhar para a vida”, resultado da parceria da Fundação Banco do Brasil com o Instituto Magnus, promove ações educativas para desenvolver habilidades e a autonomia de pessoas com deficiência visual por meio do uso do cão-guia.

As ações do projeto envolvem habilitação dos cães, o convívio com famílias socializadoras por 12 meses e o treinamento do cão com o retorno ao Instituto Magnus para se tornar apto a conduzir deficientes visuais. As atividades contemplam também a formação de novos instrutores, palestras e capacitações para incentivar as pessoas a se envolverem com a causa do cão-guia.

Família Voluntária socializadora

O casal Alexsander Antunes e Luciana Crepaldi, funcionários do Banco do Brasil, passaram a integrar o projeto desempenhando o papel de família voluntária socializadora. Alexsander, gerente de Modulo UA na PSO Indaiatuba (SP) e voluntário BB, conta que é uma experiência fantástica contribuir com um importante projeto social e pela interação carinhosa do cachorro com os dois filhos. “Esta aproximação nossa com o projeto aumentou a partir da leitura de uma matéria na Agência de Notícias e de uma visita que realizamos na sede do Instituto Magnus em Salto do Pirapora (SP) . Conhecemos a ala do berçário, a ala dos cães adultos e um corredor escuro que nos proporcionou o impacto da sensação de não poder enxergar”, conta. Ele explica também que até as brincadeiras são diferentes e a socialização deve seguir uma rotina, como por exemplo dar uma atenção ao Dexter de manhã quando ele acorda as 5h45.

Luciana Crepaldi, caixa executiva do PSO Sorocaba (SP), explica que o Instituto Magnus deu todo o suporte para a socialização do cão-guia que irá futuramente ajudar um deficiente visual. É a sensação de poder fazer o bem à uma pessoa. “Está sendo muito legal e as crianças estão muito envolvidas. É uma nova realidade pra gente. Estamos na rua, saímos juntos pra fazer um passeio com ele, sair ao ar livre. Está sendo bom pra todo mundo. E para o Instituto que irá treiná-lo em breve. Vamos fazer uma primeira experiência em um local público, com o acompanhamento de um treinador do Instituto Magnus”, comenta.

A família voluntária socializadora desempenha um importante papel na formação dos cães-guias. Vale destacar, aos interessados na participação, que o Instituto Magnus faz o cadastramento dos pretendentes que residem na região de Sorocaba (SP) abrangendo Araçoiaba, Itu, São Roque e Votorantim.

Janaina Teixeira, coordenadora de relacionamento do Instituto Magnus explica que os integrantes da família voluntária socializadora são visitados semanalmente por um instrutor que faz o acompanhamento da evolução do cachorro no processo de formação. “Este processo de socialização envolve a realização de passeios diários, rotina de banheiro, horário de alimentação, exercícios e treino de obediência que exigem uma dedicação especial ao filhote”, comenta. Informações detalhadas sobre este processo e forma de participar estão no site www.institutomagnus.org.

A Fundação BB convida as pessoas que ficaram inspiradas nas ações da família voluntária socializadora a visitar o Portal do Voluntariado BB. Vocês irão descobrir como participar no Voluntariado BB, as ações em andamento e até encontrar alguma iniciativa importante que esteja acontecendo em seu bairro ou município. Acesse, faça o seu cadastro e participe. E para os que já fazem parte do Voluntariado, nós deixamos o espaço dos comentários para que vocês compartilhem conosco suas experiências nesta frente de ação/programa que está completando 20 anos de criação.

Doações via Pix

As ações do projeto Cão-Guia podem ser apoiadas também por meio de doações. Acesse no portal da Fundação BB o site doar.fbb.org.br. Nesta área o projeto Cão-Guia está em destaque ao lado de outras três causas apoiadas. Ao clicar na imagem do Cão-Guia você encontrará as diferentes formas de contribuir, seja por transferência bancária, cartão, Pay Pal ou pela chave Pix: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Assista ao vídeo “Fundação BB e Instituto Magnus – Cão-guia: um olhar para a vida”.

Para conhecer outras iniciativas apoiadas pela Fundação BB, acompanhe nossas redes sociais:

FB @fundacaobb

 insta@fundacaobb

twitter@fundacaobb
 linkedincompany/fundacaobb

Youtube fundacaobb

Ler 9290 vezes

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.