Empoderamento e Inclusão Social

Fundação Banco do Brasil participa do 2º Encontro de Mídias Periféricas com foco na comunicação popular

Sexta-feira, 19 de Setembro de 2025 - 14:56

Cópia de image00014

Evento do Projeto Território Mídias Brasil é reconhecido por fomentar rede de comunicadores populares e combater fake News e desinformação

Aconteceu na última quinta-feira, 18, em Salvador (BA), o 2º Encontro de Mídias Periféricas promovido pelo Território Mídias Brasil (TMB), um projeto apoiado pela Fundação Banco do Brasil que tem como foco integrar e fortalecer coletivos de mídia independente da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. O evento, presencial e gratuito, vem sendo reconhecido como a celebração das vozes que narram o Brasil a partir das periferias, fortalecendo redes, saberes e práticas de comunicação popular.

O presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais, participou da atividade e destacou a importância de incentivar a comunicação popular. “O grande diferencial da atuação da Fundação Banco do Brasil é que, além de ser investidora social, ela tem a capacidade de ouvir e articular. Disponibilizamos recursos e tecnologias sociais que ajudam a impulsionar o trabalho das mídias periféricas, engajar as comunidades e combater a desinformação que afeta principalmente as populações mais vulneráveis”, disse o presidente.

O evento contou também com os jornalistas Emília Mazzei, Paulo de Almeida Filho, Altamiro Borges e o advogado e comunicador Jailton Andrade, que discursaram sobre a importância da comunicação para a população das periferias.

Para Cecília Figueira, coordenadora Território Mídias Brasil, o projeto visa democratizar a comunicação e também fortalecer a rede de agentes de comunicação das periferias. “A luta por uma comunicação popular é o sonho de toda minha trajetória. E um sonho só se torna realidade quando a gente se junta, se une. A Fundação Banco do Brasil e o Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé são parceiros que acreditam na força popular. E, além de acreditar, dão subsídio para a realização de nossos propósitos“, ressaltou.

Encontro de Mídias Periféricas

O 1º Encontro de Mídias Periféricas foi realizado em junho no Rio de Janeiro. Os próximos eventos serão em São Paulo e no Rio Grande do Sul. O encontro, promovido pelo projeto Território Mídias Brasil, conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil e se destaca pela troca de experiências e pela discussão sobre o fortalecimento da comunicação nas periferias, reunindo comunicadores populares, representantes de mídias periféricas, ativistas e apoiadores de movimentos sociais.

Além de encontros presenciais e virtuais, o projeto inclui a criação de uma plataforma digital e a realização de cursos, capacitando os comunicadores populares para atuarem de forma mais eficaz na luta contra a desinformação e na promoção da democracia. A iniciativa pretende englobar 400 coletivos de comunicação popular em diversas áreas, como jornais, rádios e TVs comunitárias e zines. Um fanzine é uma publicação independente, elaborada por fãs para outros fãs, com conteúdo sobre um tema de interesse, tal qual música, quadrinhos, cinema e entretenimento em geral. A palavra “fanzine” é uma junção dos termos “fanatic” (fanático) e “magazine” (revista).

 

Voltar ao topo
Esse conteúdo foi útil?

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar, você está concordando com os nossos Termos de Usos

500 caracteres restantes

vw-access
wrapper

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ler a política de Cookies

Aceitar