14/07/2016
Fundação Banco do Brasil investiu R$ 222 mil na agroindústria e na compra de um caminhão
Por Dalva de Oliveira
Os 153 pequenos agricultores rurais que vivem da lavoura de café e de produtos da agricultura familiar receberam, nesta quinta (14/07), mais um incentivo para o trabalho. Foi inaugurada a Unidade de Descascamento e Classificação de Café, no município de Barra do Choça. A agroindústria permitirá que o café, principal produto cultivado pelos trabalhadores, seja descascado e classificado no local.
A unidade, que tem capacidade para descascar 15 sacas por hora e classificar 75, é fruto da parceria da Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac) com a Fundação Banco do Brasil. O investimento de R$ 222,6 mil foi destinado para a reforma estrutural do empreendimento e a compra de um caminhão com carroceria, além da máquina de descascar e classificar café. O produto da cooperativa possui o Selo Nacional da Agricultura Familiar.
De acordo com Gedeon Pires, presidente da Cooperativa, sem o equipamento, as famílias precisavam se deslocar cerca de 40 quilômetros para realizar o trabalho, o que acarretava aumento de custos na produção. Ele destacou também a parceria com o Governo do Estado da Bahia na torrefação e moagem do café. “Essa conquista é de todos, pois vai agregar valor ao nosso produto, reduzir custos e melhorar a qualidade de vida dos cooperados”, disse. A Cooperbac é também responsável pela comercialização.
O presidente da Fundação Banco do Brasil, Gerôncio Luna, o superintendente regional do Banco do Brasil na Bahia, Eliezio Ferreira Vasconcelos, e autoridades municipais e regionais participaram do evento.