Fundação Banco do Brasil participa de podcast com bate-papo sobre tendências para o cenário pós-Covid
No ar desde o dia 8 de junho, o podcast “Só no Social” disponibiliza toda segunda-feira um novo programa que pretende contribuir para Organizações Sociais e Empresas na construção da pauta sobre o investimento social privado, alinhando premissas e expectativas. São seis programas e 17 convidados que abordam temáticas de sustentabilidade econômica e responsabilidade social corporativa.
Nesta segunda-feira, 13 de junho, é a vez de falar sobre tendências para o pós-Covid, e quem dá o tom da conversa é Rogério Biruel, da Fundação Banco do Brasil, juntamente com Tami Vivas, da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Ana Flávia Godoi da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR). O episódio pode ser ouvido neste link.
Distribuído nas principais plataformas de áudio, os programas também abordam os temas: “Como ficam as OSCs e o Investimento Social durante a pandemia?”, “Inovação em captação de recursos”, “Leis de Incentivo”, “Parcerias mistas: Governo, Iniciativa Privada e OSCs”, “Fontes de fomento e oportunidades de investimento social”.
Para ajudar nestas reflexões, há um time especial com a participação de: Alan Maia da ONG Agência do Bem, a Zilma Ferreira do Instituto Invepar e o Paulo Hauss da Funperj - Federação de Fundações e Associações do Rio de Janeiro, a Helen Pedroso do Instituto Ronald, o Augisto Corrêa do Grupo + Unidos , a Ingrid Buckmann do IBP - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis, o William Boudakian do Instituto Família Barrichello e REMS - Rede Esporte para Mudança Social, o Secretario Municipal de Cultura de Niterói o Victor de Wolf, o Custódio Pereira do FONIF – Fórum Nacional de Instituições Filantrópicas, Ana Asti da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, a Zizete Ferreira especialista em convênios, a Graciela Selaimen da Fundação Ford, Tomás Carmona da SulAmerica Seguros, o Douglas Nicolau da Start Up Incentiv.me, o Rogério Biruel da Fundação Banco do Brasil, Tami Vivas da Firjan e a Ana Flávia Godoi da ABCR.
A inspiração para o projeto, que é ganhador do Edital do Fundo alumini de Resposta Rápida para projetos virtuais da Embaixada EUA e consulados dos EUA no Brasil, foi a realidade das Organizações Sociais que é evidenciada na pesquisa com organizações do RJ e SP pela ONG Agencia do Bem: 67% tiveram queda de arrecadação de suas receitas acima de cinquenta por cento após o início da pandemia, 83% preveem riscos concretos de fecharem suas portas e 58% encerrar projetos e atendimentos no curto prazo.
E o grande volume de recursos (monetário, tempo, tecnologia e etc) que segundo a ABCR - Associação Brasileira de Captadores de Recursos, movimentou mais de 1 bilhão de reais nas primeiras cenas e que essa mobilização é inédita e já é o maior movimento de doações da história do país.
Só no Social
O Programa "Só no Social" é um bate-papo com temáticas de Captação de Recursos para ONGs e investimento social de empresas, com o objetivo levar informação, inspiração e orientação sobre sustentabilidade econômica para organizações da Sociedade Civil e Empresas na perspectiva do investimento social.