Quarta, 27 Julho 2016 00:00

Fundação BB assina convênio para empreendedorismo rural familiar de Santa Catarina Destaque

Escrito por
Avalie este item
(0 votos)
Fundação BB assina convênio para empreendedorismo rural familiar de Santa Catarina

Iniciativa prevê o desenvolvimento de cadeias produtivas sustentáveis de chá-mate e pinhão em áreas da floresta com araucárias


Quinta-feira (28), em Florianópolis (SC), acontece a assinatura de convênio entre a Fundação Banco do Brasil e Fundação Centro de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI) para realização do “Ampliação do Araucária+ ”. Com investimento social da Fundação BB de R$ 195 mil, a iniciativa visa fortalecer a economia sustentável de pequenos produtores rurais do Planalto Serrano e do Meio-Oeste Catarinense.

A estratégia é a implementação da tecnologia social “Araucária+”, metodologia que articula empreendedorismo rural familiar com o desenvolvimento de cadeias produtivas de espécies nativas da floresta com araucárias. O convênio, que envolve diretamente 200 agricultores familiares e indiretamente 400 pessoas, prevê, entre outras ações, a produção de chá-mate e pinhão em 30 propriedades; a capacitação de 120 produtores rurais  e a elaboração de projetos de inovação.

O gerente da CERTI, Rafael Kamke, esclarece que a implementação do convênio acontecerá nos municípios de Urupema, Urubici, Rio Rufino, São Joaquim, Painel, Catanduvas, Passos Maia, Ponte Serrada, Água Doce, dentre outros, incluindo assentamentos da reforma agrária no município de Passos Maia. “A adesão dos produtores é voluntária. Qualquer produtor pode se integrar ao projeto, desde que implemente as medidas de boas práticas contidas no Padrão Sustentável de Produção do Araucária+, que foi definido em 2013 com auxílio de especialistas da academia, de representantes de empresas e de produtores” explica.

Tecnologia Social -A exploração madeireira do Planalto Serrano Catarinense reduziu drasticamente a área ocupada pela Floresta com Araucárias. Atualmente restam entre 1% a 3% da área original e a araucária tornou-se espécie ameaçada de extinção. Os municípios do Planalto Serrano Catarinense, antes marcados pela importância econômica do setor madeireiro, hoje detém os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado.

A metodologia“Araucária+ Ecossistema de inovação verde gera renda e conservação”foi certificada como tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil em 2015. O objetivo é conservar a Floresta com Araucárias por meio de negócios inovadores e sustentáveis, a partir de cadeias produtivas de espécies nativas, com a inclusão das comunidades nos benefícios gerados.

Os produtores rurais passam a adotar práticas de produção sustentáveis de pinhão e de erva-mate. A iniciativa conecta os produtores com redes de ciência, tecnologia e inovação, políticas públicas, investidores e o mercado. O resultado é a geração de valor compartilhado para os envolvidos, o aumento na renda dos produtores e a conservação do ecossistema de Floresta com Araucárias. A produção é adquirida por empresas dispostas a pagar um preço diferenciado por produtos inovadores e sustentáveis. A Fundação CERTI conta com a parceria estratégica da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza na iniciativa.

Foto: Radamés Manosso/Flickr.com

Ler 16865 vezes Última modificação em Quinta, 20 Outubro 2016 12:06

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.