Sexta, 08 Julho 2016 00:00

Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas reúne mais de 60 comunidades tradicionais em MG Destaque

Escrito por
Avalie este item
(1 Votar)
Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas reúne mais de 60 comunidades tradicionais em MG

Evento apoiado pela Fundação Banco do Brasil tem como ponto alto a preservação da cultura popular, com manifestações folclóricas e religiosas de grupos das regiões norte e noroeste do estado 


De quarta passada (6) até o próximo domingo (10), o município de Chapada Gaúcha, no norte de Minas Gerais, recebe entidades e comunidades tradicionais do chamado sertão mineiro para a troca de experiências no XV Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas.
Com realização da Agência de Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável de Chapada Gaúcha (Adisc) e apoio de parceiros, entre os quais a Fundação Banco do Brasil, o encontro reúne diversas manifestações folclóricas, culturais e artísticas, com a participação de mais de 60 grupos de comunidades tradicionais da região. 
Um dos destaques do encontro é a Feira de Artesanato de Produtos do Cerrado, que expõe o resultado do trabalho de agricultores familiares organizados em empreendimentos econômicos solidários. Estão previstas também danças folclóricas, como batuque, tamanduá, catira e manzuá; manifestações religiosas populares como folias de reis e do divino; capoeira; quadrilha caipira; sarau; exibições de vídeos; e apresentações de violeiros, repentistas e bandas de forró de sucesso nacional.
No "Corredor da História", uma espécie de túnel do tempo, os visitantes também podem conhecer um resumo dos 15 anos de história do evento, por meio de uma exposição de ilustrações, colagens e instrumentos musicais confeccionados por alunos da rede pública de ensino de Chapada Gaúcha.
Há também espaço para debates em mesas relacionadas à agricultura familiar, agronegócio e turismo comunitário. Nesta sexta, às 9h30, o gerente de Assessoramento Técnico da Fundação BB, Geovane Martins, participa da mesa redonda "Agricultura Familiar e Agroecologia".
A Adisc estima que o encontro deve reunir cerca de 20 mil pessoas, entre moradores e visitantes. De acordo com a agente de desenvolvimento local da Adisc Rosemeyre Gobira, a importância do evento é a preservação da cultura popular local, com estímulo à participação dos jovens. "O destaque é o intercâmbio das apresentações das comunidades tradicionais, pois aqui elas se assistem, se apresentam e acabam interagindo. Não estamos deixando a cultura popular morrer", afirma satisfeita.
Economia solidária
Entidades e projetos que envolvem produtores familiares apoiados pela Fundação BB também participam do evento, entre os quais a Cooperativa da Agricultura Familiar Sustentável com base na Economia Solidária (Copabase), a Cooperativa Regional de Produtores Agrissilviextrativista Sertão Veredas (Coopsertão), o Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão a Central Veredas e o Instituto Palmas de Desenvolvimento e Socioeconomia Solidária.
Entre 2006 e junho de 2016, a Fundação BB investiu R$ 49,9 milhões nas regiões norte e noroeste de Minas Gerais, em projetos de inclusão social e geração de renda voltados para a agricultura familiar, extrativismo sustentável do cerrado, bancos comunitários e piscicultura, entre outros. As iniciativas envolveram 110,5 mil participantes em 60 municípios.
Clicaaquie confira a programação do  XV Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas
Ler 21124 vezes Última modificação em Quarta, 10 Agosto 2016 14:03

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.