Ato simbólico marca o início do projeto de recuperação e conservação de áreas degradadas, de pequenos produtores rurais
Na manhã de ontem (14 de junho), executivos do Banco do Brasil, Fundação BB e BB Consórcios realizaram um plantio de mudas no jardim do CCBB Brasília. Foram plantados três ipês amarelos, três ipês rosa e um baru. A iniciativa acontece em parceria com o Instituto Instituto Espinhaço, de Minas Gerais e o Instituto Auá, de São Paulo. O ato simbólico celebra o balanço de 10 mil cotas comercializadas pelo grupo de consórcio criado para estimular a “Economia Verde”. Lançado há apenas um mês, o chamado Grupo Verde já alcançou a meta estabelecida pelo Banco do Brasil para este ano.
O produto foi pensado para incentivar a aquisição de bens voltados à eficiência no uso de recursos naturais e baixa emissão de carbono, considerando os aspectos ASG na estratégia dos negócios. Assim, em parceria com a Fundação BB, a BB Consórcios assumiu o compromisso de plantar dez árvores nativas e produtivas para cada cota de consórcio comercializada no grupo, ou seja, uma estimativa de 100 mil mudas.
O projeto prevê a recuperação e conservação de áreas degradadas, de pequenos produtores rurais, de forma a estimular o desenvolvimento econômico sustentável de agricultores familiares. Durante um prazo de 30 meses, o plantio será realizado nas regiões do Vale do Jequitinhonha, no estado de Minas Gerais e no Bioma Mata Atlântica, em municípios do entorno da Serra do Mar de São Paulo (Alto Tietê, Vale do Paraíba e Vale do Ribeira) e deve atender 155 famílias.
“Entendemos que os nossos valores têm conexão direta com o fazer com que as coisas sejam perenes. Cuidar do mundo para os nossos filhos, cuidar da nossa instituição para mostrar o quanto podem ser perenes. Sustentabilidade é zelar pelas nossas relações”, destacou Antônio Barreto Junior, vice-presidente de governo do Banco do Brasil.
Grupo Verde
As cotas do Grupo Verde estão disponíveis na modalidade Trator/Caminhão e os bens de referência possuem índice de atualização pelo IPCA, com reajuste anual, conforme as características abaixo:
Vale reforçar que, seguindo a legislação vigente, que confere versatilidade ao produto, a carta de crédito pode ser utilizada para aquisição de qualquer bem móvel, como motocicletas, veículos leves ou pesados, implementos agrícolas ou rodoviários, máquinas e equipamentos.
A iniciativa reforça o engajamento da BB Consórcios com os 10 compromissos em sustentabilidade com metas até 2030, lançado pelo BB em 12 de fevereiro, notadamente em dois deles: “Fomento à Energia Renovável” e “Contribuição à Sociedade”. Além disso, reforça a estratégia da Fundação BB 2019-2023 em seu Programa Meio Ambiente e Renda.