Tuesday, 03 March 2020 10:18

Programa Integridade da Fundação Banco do Brasil é tema de pesquisa de Pós-Doutorado em Portugal Featured

Written by Darlan Ademir Scheer
Rate this item
(1 Vote)

Portal Interno DrSabo

O Programa Integridade, implantado pela Fundação Banco do Brasil, será objeto de estudo no curso de Pós-Doutoramento em Democracia e Direitos Humanos – Direito, Política, História e Comunicação da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Com o título “O Terceiro Setor como instrumento de efetivação dos direitos fundamentais: importância no âmbito da gestão e da governança da implementação de políticas institucionais que abranjam um Programa de Integridade”, o projeto de pesquisa foi apresentado pelo procurador de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Dr. José Eduardo Sabo Paes. Além de procurador de Justiça, Dr. Sabo é considerado uma autoridade no conhecimento jurídico do Terceiro Setor e autor do livro “Fundações, Associações e Entidades de Interesse Social”, que já encontra-se na 10ª edição.

Para Sabo, o “Programa de Integridade da Fundação Banco do Brasil surge como proposta de ação materializadora de valores vinculados a padrões de conduta, controles internos, gestão de riscos, gestão da ética, políticas e demais procedimentos de integridade”.

Case de sucesso

Aprovado pelo Conselho Curador em setembro de 2018, o Programa de Integridade da FBB reúne dispositivos com o objetivo de prevenir e detectar fraudes, corrupção e desvios de conduta. Em 2019, o Programa teve a implementação de ações como a criação do Comitê de Conduta, revisão da Matriz de Riscos e a criação da Gerência de Controles e Riscos.

Para o presidente da FBB, Asclepius Soares (Pepe), “manifestamos nossa imensa satisfação com a abordagem de tema tão relevante, acreditando que esta iniciativa colabora decisivamente com a evolução e a maturação da governança, do compliance e das práticas de integridade no Terceiro Setor”.

Mesmo sendo tão recente, o Programa Integridade já é um caso de sucesso. A Fundação BB foi vencedora na regional Minas Gerais e Centro-Oeste, na categoria Ética, Integridade e Compliance, do Prêmio Aberje, um dos principais prêmios de reconhecimento de ações de comunicação empresarial do país.

Saiba mais em Programa Integridade FBB

Read 12592 times Last modified on Tuesday, 03 March 2020 10:46

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.