Projeto apoiará famílias em situação de vulnerabilidade social no Pará
No último dia 24 de novembro, a Fundação Banco do Brasil e a Vale assinaram parceria inédita por meio de um acordo de cooperação com o objetivo de impulsionar ações socioprodutivas em territórios de comum interesse. O projeto Bordando a Paz, em Canaã dos Carajás (PA), contribuirá para o fortalecimento de uma agenda integrada de ações de combate à pobreza. A iniciativa prevê a inclusão socioprodutiva de mulheres utilizando a arte do bordado como instrumento de mudança.
Com um investimento social de R$ 2,13 milhões, o projeto vai oferecer a oportunidade de organização de 80 mulheres em rede, com orientações para o desenvolvimento de produtos e capacitação sobre assuntos administrativos e financeiros para comercializarem as próprias peças. Com foco no protagonismo das bordadeiras, estão previstas ações de valorização da cultura local, alinhadas às práticas socioeducativas relacionadas à preservação do meio ambiente e à responsabilidade socioambiental.
“O compromisso com nossa sociedade é um de nossos valores no Banco do Brasil. É excelente podermos concretizar este valor ao mesmo tempo em que oferecemos soluções importantes para nossos clientes com eficiência, inovação e proximidade. A Vale enxerga a importância da iniciativa privada para o país avançar no campo social. Assim, conseguimos oferecer suporte para a empresa no campo negocial e também para realizar seus planos ligados a ações socioprodutivas”, comenta João Carlos Pecego, vice-presidente de Negócios de Atacado.
O BB figura como um dos principais parceiros da Vale, com operações que a companhia utiliza para a sua gestão de caixa e liquidez. “A pauta ESG está no centro da estratégia da Vale e dos clientes do Large Corporate. Além das operações de banking, temos que participar das ações realizadas dentro do escopo sócio-ambiental pois isso fortalece nosso relacionamento com os clientes.
Somos o principal banco de recebimento de exportações da Vale e atuamos também nas soluções de pagamentos através de nossos cartões de crédito corporativos.”, conta Erison Furtado, Superintendente Large Corporate.
Para a Fundação Banco do Brasil, as parcerias com empresas permitem a ampliação do investimento social. “São parcerias como esta, com a Vale, que ampliam o alcance da Fundação BB. E quanto mais parcerias maior será o impacto positivo na vida das pessoas”, afirma Elisângela Zilli, presidente da Fundação BB. “A Fundação Banco do Brasil atua, há quase 40 anos, na gestão e apoio a iniciativas pela transformação socioambiental do país. São programas, ações e projetos que valorizam as Tecnologias Sociais e a aderência aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destaca Elis.