Wednesday, 14 July 2021 13:53

Fundação BB certifica novas Tecnologias Sociais Featured

Written by Assessoria de Comunicação
Rate this item
(1 Vote)

 B2 3530 (1)

As 59 iniciativas já integram a rede Transforma! e concorrem à premiação final

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021 certificou 59 iniciativas nesta 11ª edição. As novas tecnologias são das cinco regiões do Brasil e passaram a fazer parte da rede Transforma! Da região Nordeste: Bahia (7), Maranhão (1), Pernambuco (1), Paraíba (2), Piauí (1) e Sergipe (1); região Norte: Amazonas (2), Pará (1) e Rondônia (1); região Sul: Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (2) e Paraná (7); região Sudeste: Espírito Santo (1), Minas Gerais (7), Rio de Janeiro (5) e São Paulo (11); e da região Centro-Oeste: Distrito Federal (5), Tocantins (1).

Confira as certificadas por categorias:

- Cidades Sustentáveis

- Educação para o Futuro

- Inovação Digital

- Meio Ambiente e Renda

As metodologias foram reconhecidas como soluções capazes de causar impacto positivo e efetivo na vida das pessoas, já implementadas em âmbito local, regional ou nacional e passíveis de serem reaplicadas. Além das 59 iniciativas certificadas nas quatro categorias regulares, outras 93 Tecnologias Sociais da modalidade “Especial 20 Anos” estão em processo de avaliação para o destaque entre as finalistas.

A próxima fase da premiação será a divulgação da lista com as finalistas, prevista para a segunda quinzena deste mês. Esta seleção leva em conta critérios de: efetividade, inovação, sistematização da tecnologia e a interação com a comunidade, que também analisa o potencial de transformação social e a reaplicabilidade das iniciativas. As vencedoras serão anunciadas no evento de premiação, previsto para acontecer em outubro.

Neste ano, o total do investimento é de até R$ 2 milhões em premiação e certificação, divididos entre as seguintes categorias: “Cidades Sustentáveis”, “Educação para o Futuro”, “Inovação Digital”, “Meio Ambiente e Renda” e uma categoria denominada “Especial 20 anos”. O Prêmio é destinado a instituições de ensino e de pesquisa, fundações, cooperativas, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais de direito público ou privado, legalmente constituídas no Brasil.

Rede Transforma!
A plataforma Transforma! conta com mais de 600 iniciativas. O canal digital reúne metodologias reconhecidas por promoverem a solução de problemas socioambientais presentes em diversas comunidades brasileiras. No acervo, é possível consultar por tema, cidade, estado ou país, entre outros parâmetros de pesquisa.

Parceiros e apoiadores

Nesta edição, o evento conta com a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); BB Gestão de Recursos (BBDTVM); BB Tecnologia e Serviços (BBTS); Ativos S.A. e com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO); Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); Escola Nacional de Administração Pública (Enap); Pátria Voluntária; Casa Civil; Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Read 5388 times Last modified on Tuesday, 04 April 2023 17:29

Leave a comment

Make sure you enter all the required information, indicated by an asterisk (*). HTML code is not allowed.