Seleção nacional vai apoiar até 20 iniciativas com recursos financeiros, capacitação e suporte técnico
A Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), lançou o edital do Laboratório de Tecnologia Social (LabTS), voltado à incubação de projetos que promovam transformação social em territórios vulneráveis. A iniciativa busca auxiliar o desenvolvimento e a reaplicação de Tecnologias Sociais, por meio de apoio financeiro, acompanhamento técnico e qualificação sociotécnica.
O edital é direcionado a instituições sem fins lucrativos de todo o país que desenvolvam soluções voltadas aos seguintes temas:
- Segurança Alimentar
- Mudanças Climáticas
- Geração de Renda
- Educação
- Saúde
- Violência nas Periferias
Etapas e benefícios da seleção
As inscrições estarão abertas até o dia 29 de agosto e devem ser feitas pelo site: https://transforma.fbb.org.br/premio/17.
A seleção será dividida em duas fases:
- 1ª fase: até 20 iniciativas receberão um prêmio semente de R$ 50 mil para o desenvolvimento e adaptação de suas propostas.
- 2ª fase: após desafio avaliativo, os projetos finalistas receberão apoio adicional de até R$ 150 mil para a reaplicação da respectiva Tecnologia Social.
Além do aporte financeiro, os selecionados contarão com formação certificada pela UnB, suporte técnico da equipe do LabTS, maior visibilidade institucional e integração a ecossistemas de inovação social.
Tecnologia Social como ferramenta de inclusão e sustentabilidade
De acordo com o presidente da Fundação BB, Kleytton Morais, a Tecnologia Social é um instrumento estratégico para a inclusão produtiva, sustentabilidade e geração de renda. “Nosso objetivo é fomentar práticas inovadoras que dialoguem com as demandas reais das comunidades. Essa é uma ação estruturante que amplia o impacto social das iniciativas de base comunitária”, destaca.
O LabTS funcionará como um centro colaborativo de análise, pesquisa e apoio técnico, operado conjuntamente pela Fundação BB e pela UnB. Segundo Rogério Miziara, gerente de soluções, a proposta é qualificar ainda mais as Tecnologias Sociais, compreendendo seus resultados em diferentes contextos e promovendo sua disseminação com segurança e eficiência.
“O LabTS mapeia boas práticas e busca entender como essas Tecnologias Sociais se adaptam a realidades diversas e quais elementos são decisivos para a sua reaplicação”, afirma Miziara.
Mais informações
O regulamento do edital está disponível na íntegra no site do Transforma! da Fundação Banco do Brasil, com todas as regras, critérios de avaliação, cronograma e orientações para inscrição.
Comentários