A caprinocultura leiteira é uma atividade importante na região do Cariri na Paraíba, com a produção destinada ao programa de compras governamentais do estado e para derivados como queijos, doces, requeijão e iogurte. Desde 2017, a Embrapa Caprinos e Ovinos realiza ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação no Núcleo Regional Nordeste, sediado na Embrapa Algodão (Campina Grande-PB).
O analista Leandro Oliveira, que atua no Núcleo, explica que uma das linhas de atuação é o incentivo à intensificação da produção de derivados lácteos caprinos, como estratégia para ampliar o mercado e aumentar a renda. “A adoção das tecnologias transferidas pela Embrapa por laticínios e produtores tem resultado na inserção de novos produtos nos portfólios, expansão de mercado e reconhecimento nacional e internacional por meio de concursos de queijos, como exemplificam as premiações recebidas por esses dois parceiros”, afirma Oliveira.
As capacitações para transferências das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa têm sido realizadas através do Projeto BPB – Laticínio de caprinos: produção e acesso a mercado, com investimento social da Fundação Banco do Brasil. “Graças a essas importantes parcerias nesses últimos dois anos, foram realizados treinamentos com produtores que fornecem leite, bem como a transferência de tecnologia para novos produtos”, conclui Aurinete Melo, representante do laticínio Agubel.
O laticínio Agubel (Sumé-PB) e o Capril Encanto da Macambira (São João do Cariri-PB) foram premiados no VII Prêmio Queijo Brasil, realizado em Blumenau (SC), entre os dias 8 a 13 de julho de 2025. Os queijos do laticínio Agubel receberam cinco medalhas, quatro de prata (queijo coalho de leite de cabra, queijo coalho de leite de cabra com orégano, com alecrim e com pimenta calabresa) e uma de bronze com o queijo de leite de cabra com maturação de 30 dias.
“Estamos muito felizes com mais essa conquista, pois para nós cada medalha conquistada é o reconhecimento da nossa dedicação em produzir queijos de leite de cabra com sabor e qualidade”, afirma Auricelia Araújo, representante do laticínio.
O capril Macambira já recebeu diversos prêmios em nível estadual, regional, nacional e internacional. Este ano, os queijos Macambira e Boursin foram agraciados no concurso em Blumenau. Ambos os queijos, além do queijo do Reino, também foram premiados no Araxá Internacional Cheese Awards, que aconteceu entre 26 e 29 de junho, na cidade mineira.
O proprietário do Capril Macambira, Renato Brito, afirma que o queijo que leva o nome da propriedade foi criado a partir de uma capacitação ministrada pelo pesquisador Eduardo Laguna, da Embrapa Caprinos e Ovinos. “Desse curso surgiu o queijo Macambira, um queijo autoral que leva o nome da comunidade por onde passa e foi o primeiro a receber medalha, tornando a queijaria nacionalmente conhecida”, explica.
Dessa forma, o reconhecimento dos produtos consagra uma parceria entre produtores, Embrapa e Fundação Banco do Brasil que fortalece a caprinocultura leiteira na região do Cariri.
Comentários