Segunda, 20 Novembro 2023 19:15

Governo Federal anuncia retomada do Programa ECOFORTE e instalação da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica Destaque

Escrito por Ascom - Sec. Geral do Gov. Federal
Avalie este item
(1 Votar)

IMG 20231120 WA0045

Ministros Márcio Macêdo e Paulo Teixeira reforçam o compromisso governamental com a Agroecologia

O Brasil defende novos modelos de desenvolvimento econômico e quer colocar no centro dos debates nacional e internacional o combate à fome, à pobreza e às desigualdades e o incentivo ao desenvolvimento sustentável. A retomada da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica é um importante caminho para alcançar esses objetivos. É o que os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, junto a outros parceiros, como o BNDES e a Fundação Banco do Brasil vão fazer nesta segunda-feira, durante a abertura do 12º Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA). O evento, consagrado pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), é reconhecido como referência acadêmica e política sobre agroecologia na América Latina.

Diálogo Estratégico entre Governo e Sociedade Civil

O Congresso Brasileiro de Agroecologia  reunirá participantes diversificados, abrangendo pesquisadoras/es, professores, estudantes, técnicas/os e extensionistas, agricultoras/es familiares, povos e comunidades tradicionais, indígenas, e ativistas de movimentos sociais. Esta reunião será um fórum propício para o diálogo entre o governo e a sociedade civil, oferecendo um espaço para anúncios significativos relacionados à retomada da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO), conforme orientação do Presidente Lula.

Mais recursos e compromissos estratégicos

Durante a Sessão de Abertura, os Ministros Márcio Macêdo e Paulo Teixeira celebrarão a retomada do Programa ECOFORTE, instituído em 2013 por meio de articulação interministerial e da cooperação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e a Fundação Banco do Brasil. Desta vez, O ECOFORTE , como  já fez anteriormente, vai dar apoio a diversos projetos voltados para a estruturação e fortalecimento das redes de agroecologia, extrativismo e produção orgânica.

Nesta semana, a cidade do Rio de Janeiro sedia ainda outro importante evento relacionado à agricultura familiar e à produção de alimentos: a XXXIX REAF - Reunião Especializada em Agricultura Familiar do Mercosul. A Reunião deve discutir uma Recomendação aos países-membros do bloco que visa a elaboração, fortalecimento e ampliação de políticas públicas de agroecologia e para a transição agroecológica, em linha com as diretrizes da FAO que prioriza a  transformação para sistemas agroalimentares mais eficientes, inclusivos, resilientes e sustentáveis.

A retomada do Programa ECOFORTE, agora com aporte de novos recursos, aliada à instalação da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – CNAPO, composta por 44 representantes de governo e sociedade civil, marcam a retomada da Política Nacional de Agroecologia ainda mais forte. Esta ação reafirma o compromisso do governo brasileiro com a promoção da agroecologia e com a sustentabilidade ambiental.

Para mais informações sobre o 12º CBA, acesse: https://cba.aba-agroecologia.org.br/imprensa/.">https://cba.aba-agroecologia.org.br/imprensa/.

A imprensa está convidada a participar e a acompanhar.

Abertura do Congresso Brasileiro de Agroecologia, dia 20/11/2023, a partir das  18:00h, na Fundição Progresso, Rio de Janeiro

Ler 3445 vezes Última modificação em Segunda, 20 Novembro 2023 19:21

1 Comentário

  • Link do comentário MATILDE HORTENCIA NEGRAO DE ALMEIDA Quarta, 17 Janeiro 2024 15:57 postado por MATILDE HORTENCIA NEGRAO DE ALMEIDA

    O Fortalecimento da Agroecologia, Pordução Organica e Socio biodiversidade (extrativismo), na Amazonia, é uma resposta e mecanismo determinante para implemdentar setofr produtivo e desenvolvimento da agricufltura familiar no Brasil. Marcos Sussuarana; Ilhas do Pará - Mazagão Amapá;
    Matilde Hortencia Negrão - ASPRORIOS ILHAS DO PARÁ - GURUPÁ

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.