Evento tradicional do DF marca o início do Circuito Praça Afrocandanga, projeto que une cultura, educação, identidade e combate ao racismo religioso
Brasília, janeiro de 2026 – A Fundação Banco do Brasil reafirma seu compromisso com a valorização da cultura afro-brasileira, a educação antirracista e a preservação dos territórios tradicionais, ao ser protagonista de um dos momentos mais simbólicos da Festa das Águas 2026, que acontece nos dias 1º e 2 de fevereiro, na Praça dos Orixás, às margens do Lago Paranoá.
Durante a programação, a Fundação BB anuncia o Marco Zero da revitalização da Praça dos Orixás, ação estruturante do Circuito Praça Afrocandanga, projeto apoiado que conta com investimento social de R$ 1 milhão, voltado à requalificação do espaço, à restituição das 16 estátuas dos Orixás e à consolidação da praça como um polo cultural, educativo e de resistência afro-brasileira no Distrito Federal.
A iniciativa é realizada pelo Instituto Rosa dos Ventos, em parceria com o Coletivo das Yás do DF e Entorno, e integra a carteira de Esporte e Cultura da Fundação Banco do Brasil, conectando memória, ancestralidade, inclusão social e desenvolvimento comunitário.
Festa das Águas celebra ancestralidade e início de um novo ciclo
A abertura da Festa das Águas acontece no sábado (1º/2) com um cortejo histórico em homenagem a Iemanjá, reunindo lideranças religiosas, artistas e comunidade. A partir das 15h, uma imagem de dois metros de altura da Rainha do Mar seguirá em cortejo até a Praça dos Orixás, onde será recebida com lavagem simbólica, defumação, banhos de cheiro e entrega de balaios.
Na segunda (2/2), data dedicada nacionalmente a Iemanjá, será apresentado ao público o Marco Zero da revitalização da Praça, simbolizando o início das ações previstas no Circuito Praça Afrocandanga.
Para o presidente da Fundação Banco do Brasil, Kleytton Morais, a iniciativa reafirma o papel da instituição na promoção da diversidade e da justiça social.
“A Fundação BB tem apoiado iniciativas dedicadas ao reconhecimento da cultura do povo negro, tal qual o edital de Empoderamento Socioeconômico das Mulheres Negras, o Memória Lélia Gonzalez, Bolsas de Estudo (Universidade Zumbi dos Palmares), parceria com a Fundação Cultural Palmares. E a Praça dos Orixás é um patrimônio cultural que guarda memória, fé e identidade. Apoiar sua revitalização é contribuir para o reconhecimento da cultura afro-brasileira e para o fortalecimento de um espaço público fundamental para Brasília.”
Acolhimento, cultura e sustentabilidade
A Festa das Águas 2026 contará com uma programação diversa, voltada para públicos de todas as idades. Entre os destaques estão o Espaço Erê, dedicado às crianças, com oficinas literárias e atividades musicais, e o Espaço Por Todas as Yabás, que oferecerá acolhimento e orientação a mulheres vítimas de violência, em parceria com o Departamento de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) e o Coletivo das Yás do DF e Entorno.
A programação inclui ainda feiras de artesanato e gastronomia, valorizando a economia criativa local, além de ações de educação ambiental. As oferendas deverão ser biodegradáveis, com incentivo à redução do uso de plástico e cuidado com o Lago Paranoá. Em casos excepcionais, haverá ponto específico para coleta segura de vidro.
Serviço
Festa das Águas 2026
Quando: 1º e 2 de fevereiro
Horário: das 15h às 22h
Onde: Praça dos Orixás – Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2
Entrada: Gratuita
Programação completa
Dia 1 – 1º de fevereiro
- 15h – Abertura da Feira Gastronômica e de Artesanato
Espaços Por Todas as Yabás, Acessibilidade e Sustentabilidade - 15h30 – Saída do Cortejo de Iemanjá por Brasília
- 16h – Chegada da imagem de Iemanjá à Praça dos Orixás
- 16h30 – Lavagem simbólica da Praça dos Orixás – Coletivo das Yás (DF)
- 17h – Banho de Cheiro e Defumação
- 18h – Grupo Afirmação (DF) convida Xexéu (BA)
- 19h – Beco da Rainha (DF)
- 20h – Orquestra Alada e Trovão da Mata (DF)
- 21h – Kirá (DF) e Juliana Linhares (RN)
- DJ FRAKTAL
Dia 2 – 2 de fevereiro
- 15h – Abertura da Feira Gastronômica e de Artesanato
Espaços Por Todas as Yabás, Acessibilidade e Sustentabilidade - 15h30 – Seminário Marco Zero – Revitalização da Praça dos Orixás
- 16h – Xirê em homenagem a Iemanjá e Oxum
- 17h – Entrega dos Balaios
- 18h – Grupo Cultural Omo Obá Ayrá (DF)
- 19h – Encontro de Baque Virado (DF)
com Mestra Martinha do Coco, Zenga Baque Angola,
Boiadeiro Boi Brilhante, Tambores do Amanhecer,
Baque Mulher e Baque Dandalunda - 20h – 7 na Roda (DF) e Ellen Oléria (DF)
- 21h – Filhos de Dona Maria (DF) e Luedji Luna (BA)
Comentários