A Expocatadores 2025 será realizada de 17 a 19 de dezembro, no Pavilhão de Eventos do Anhembi, em São Paulo, e as inscrições podem ser feitas diretamente pelo link: https://expocatadores.com.br/
Os convidados mais aguardados são catadoras e catadores de todo o Brasil, responsáveis por transformar resíduos, proteger o meio ambiente e mover a engrenagem da sustentabilidade no país. Organizado pela Associação Nacional dos Catadores (Ancat), pelo Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) e pela Unicatadores, o encontro traz como tema a “Transição Justa na Cadeia de Valores da Reciclagem”, ampliando os debates sobre políticas públicas, dignidade, reconhecimento profissional e inovação na gestão de resíduos.
Neste ano, a Fundação Banco do Brasil reforça sua presença com uma novidade: comunicadoras e comunicadores populares foram convidados para realizar a cobertura das ações e projetos da Fundação durante o evento, uma iniciativa que reforça o compromisso da instituição com a inclusão, democratização da informação e valorização de ambas as categorias.
“Entendemos a comunicação enquanto um mecanismo fundamental para a democracia, assegurando transparência e equalizando informações. Tarefa que se fortalece, com muita relevância, com as comunicadoras e comunicadores populares. Por sua característica peculiar, nascida, conectada e compromissada com os territórios de vida, conseguem, com toda fidelidade e prontidão, produzir, compartilhar e interpretar conteúdos digitais que informam, demonstram potências e desafios vividos pelas comunidades. Na outra ponta, também, desconstroem e neutralizam as fake News, construindo e alertando para novas cidadanias, por exemplo, a cidadania das redes sociais, capítulo primeiro do letramento digital” afirma Kleytton Morais, presidente da Fundação Banco do Brasil.
Além disso, de acordo com ele, “A presença na expocatodores, ampliará para a sociedade o universo da reciclagem, alertará para a urgência de novas relações justas e sustentáveis de produção, consumo e outras tantas contribuições dos catadores à equação socioambiental do planeta”, conclui Kleytton Morais, presidente da Fundação Banco do Brasil.
A atuação da Fundação Banco do Brasil com catadores é histórica e estratégica. A instituição apoia o setor por meio de projetos que estruturam cooperativas, ampliam a logística reversa e garantem inclusão socioprodutiva, como o Novo Cataforte, o Conexão Cidadã Pró-Catador e ações de reconstrução de unidades de triagem. Além disso, a Fundação é parceira da Expocatadores, reafirmando seu compromisso com a valorização dos catadores e com a construção de relações mais justas e sustentáveis na cadeia da reciclagem.
Entre os milhares de trabalhadores que estarão presentes no evento, Bruno Horácio, 36 anos, integrante do Projeto Catador Valorizado, apoiado pela Fundação Banco do Brasil, representa a resistência e a dedicação à base da reciclagem. Ele trabalha com a reciclagem de vidro, um dos materiais mais difíceis e perigosos da cadeia. “Eu trabalho com a reciclagem de vidro, que é o material de menor valor e o mais difícil de reciclar. Pelo peso, por ser perfurocortante e pela logística complicada, muitos não querem trabalhar com ele. Ainda assim, eu evito que sejam enterradas, em média, uma tonelada e meia de vidro por semana”, relata Bruno.
A Fundação BB reforça o papel essencial da instituição no fortalecimento da reciclagem no país, apoiando iniciativas que estruturam cooperativas, ampliam a logística reversa e garantem inclusão socioprodutiva. Projetos que acontecem em parceria com a FBB, como o Novo Cataforte, o Conexão Cidadã Pró-Catador e ações de reconstrução de unidades de triagem reforçam a presença e o compromisso com o setor.
A Expocatadores 2025 continua consolidada como o principal espaço de formação, articulação e fortalecimento da reciclagem no Brasil, impulsionando iniciativas que promovem justiça ambiental, renda, dignidade e inclusão socioprodutiva.
A programação conta com conferências, painéis sobre transição justa, debates sobre políticas públicas, feira de inovação, networking, rodadas de negócios e atividades culturais. As inscrições estão abertas em: https://expocatadores.com.br/
Confira como será a participação da Fundação no evento:

Matéria elaborada em parceria com o Território Mídias Brasil (TMB) – A comunicação periférica em rede.
Comentários