Tecnologias Sociais

Fundação BB e UnB divulgam as 20 finalistas no edital LABTS

Quarta-feira, 22 de Outubro de 2025 - 12:25

Imagem Site Iniciativas Finalistas

A Fundação Banco do Brasil, em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), divulgam as 20 iniciativas finalistas do edital do Laboratório de Tecnologia Social – LABTS. Nesta primeira fase do processo as 20 iniciativas receberão um prêmio semente de R$ 50 mil para o desenvolvimento e adaptação de suas propostas.

Clique aqui e acesse a lista das finalistas.

O edital, lançado no final de julho, é voltado à incubação de projetos que promovam transformação social em territórios vulneráveis. A iniciativa busca auxiliar o desenvolvimento e a reaplicação de Tecnologias Sociais, por meio de apoio financeiro, acompanhamento técnico e qualificação sociotécnica.

O LABTS é direcionado a instituições sem fins lucrativos de todo o país que desenvolvam soluções voltadas aos seguintes temas: Segurança Alimentar, Mudanças Climáticas, Geração de Renda, Educação, Saúde e Violência nas Periferias.

Na etapa seguinte, que terá um desafio avaliativo, os projetos finalistas receberão apoio adicional de até R$ 150 mil para a reaplicação da respectiva Tecnologia Social.

Além do aporte financeiro, os selecionados contarão com formação certificada pela UnB, suporte técnico da equipe do LabTS, maior visibilidade institucional e integração a ecossistemas de inovação social.

Tecnologia Social atuante em comunidades e territórios

Kleytton Morais, presidente da Fundação BB, destaca no LAB TS a possibilidade de ampliar o potencial de transformação social por meio de tecnologias sociais. “Todo o processo tem a perspectiva de identificar metodologias que possam superar desafios e proporcionar melhorias em comunidades.  O Brasil com suas dimensões continentais precisa de inovação e foco dedicado as soluções locais e que possam ser espalhadas em outros territórios”.

Fabrício Araújo, assessor de Tecnologia Social da Fundação BB, ressalta nesta parceria com a UnB “que as entidades participantes contarão com uma maior qualificação da Tecnologia Social inscrita a partir de adequações sociotécnicas implementadas no processo de incubação”. Araújo destaca também que as participantes irão obter curso de capacitação, maior rede de contatos e adquirir apoio ao desenvolvimento e reaplicação da Tecnologia Social.

 Mais informações

O regulamento do edital está disponível na íntegra no site do Transforma! da Fundação Banco do Brasil, com todas as regras, critérios de avaliação e o cronograma das etapas do processo seletivo.

Voltar ao topo
Esse conteúdo foi útil?

Comentários

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ao publicar, você está concordando com os nossos Termos de Usos

500 caracteres restantes

vw-access
wrapper

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência. Ler a política de Cookies

Aceitar