Quinta, 22 Setembro 2016 11:45

Projeto de artesãs capixabas recebe investimento da Fundação BB Destaque

Escrito por Dalva de Oliveira
Avalie este item
(2 votos)
Artesãs Artbarra Artesãs Artbarra Foto: Artbarra

Investimento social de quase R$ 190 mil será usado por entidade de Conceição da Barra (ES) na aquisição de veículos, equipamentos e capacitação 


No próximo dia 21, bordadeiras e costureiras do município de Conceição da Barra (ES) vão receber incentivos, por meio de convênio entre a Fundação Banco do Brasil e a Associação dos Artesãos de Conceição da Barra (Artbarra) para o projeto “Barra Bordada” que pretende explorar as diversas técnicas de bordados artesanais e investir na confecção de peças grandes, com foco na cultura local.

A solenidade de assinatura do convênio no valor de quase de R$ 190 mil vai acontecer, às 15 horas, no Auditório da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no Polo Conceição da Barra. O recurso da Fundação BB e da Brasilcap será usado na compra de um veículo utilitário, máquinas de costura, equipamentos e capacitações, que vão ajudar a aprimorar e desenvolver a capacidade criativa e artística de cada artesã.

Criada no ano 2000, a Artbarra trabalha com diversos grupos de artesãos, que são responsáveis pelas confecções de almofadas, colchas, cobre-leitos, caminhos de mesa, jogos americanos, além de vestimentas em crochê, joias com tecidos e mandalas. Hoje, todo material é vendido nas feiras estaduais.

De acordo com Christianne Teixeira, presidente da associação, a parceria com a Fundação BB vai permitir acompanhar todas as etapas do projeto. "A partir de agora, vamos escolher os tema dos bordados, o tecido apropriado e as etapas de transformação e complementação dos produtos, buscando o que tem de melhor na região ", afirmou.

O Projeto atenderá diretamente 20 mulheres associadas e outras 150 pessoas indiretamente. "Agora, com mais esse recurso, pretendemos reaproximar dos antigos associados e buscar novas parcerias. Nosso sonho é também participar de feiras nacionais e até internacionais", concluiu a presidente.

Ler 14661 vezes Última modificação em Quinta, 29 Setembro 2016 09:29

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.