Além do camarão, eles trabalham com a pesca da tainha, cação, garoupa, além de moluscos, como o polvo
A Fundação Banco do Brasil e a Cooperativa de Trabalho de Pesca de São Sebastião assinaram convênio em maio para aquisição de duas máquinas de descascar camarão e de duas esteiras transportadoras. Com investimento de R$ 53 mil, a nova infraestrutura irá melhorar as condições de trabalho dos associados, além de valorizar os produtos da pesca artesanal, como o camarão branco e o rosa.
O gerente de relacionamento da agência São Sebastião (SP), Roberto Andere, acompanha a história da cooperativa há dois anos e meio. Segundo ele, a Chamada Interna do Voluntariado BB – 2016 foi uma oportunidade para estreitar o relacionamento com a entidade, que já é cliente na área de aquicultura, com financiamento de barcos, redes e custeio de insumos produtivos.
Andere elogiou o projeto e comentou a boa repercussão no município. “O projeto veio num momento excepcional. São equipamentos muito importantes e que darão um retorno imediato para os pescadores", afirmou.
O gerente geral da agência, Caio Fabrício do Prado, destacou que “o Banco do Brasil é o principal agente de fomento da atividade pesqueira no município. O projeto valoriza a imagem do BB diante da sociedade”, comentou.
A entidade, criada em 2001, tem atualmente 22 integrantes. A atividade produtiva é feita com a participação dos familiares dos pescadores. São entregues na sede da cooperativa cerca de seis toneladas de pescados por semana. Além do camarão, eles trabalham com a pesca da tainha, cação, garoupa, além de moluscos, como o polvo.
A divulgação deste projeto contempla três Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda da Organização das Nações Unidas com metas para o ano de 2030.