Imprimir esta página
Segunda, 01 Outubro 2018 14:08

Leitura abre caminhos para cegos e deficientes visuais

Escrito por Dalva de Oliveira
Avalie este item
(1 Votar)

Portal   audioteca
Entidade certificada como tecnologia social conta com mais de 2.700 títulos de audiolivros e atende associados de todo Brasil

Vera dos Santos Peixoto Fortuna começou a perder a visão há 30 anos e há três ficou totalmente cega. Com 73 anos de idade, a moradora do bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, leva uma vida normal, apesar das limitações impostas pela falta de visão.Ela faz ginástica, sai para passear com a família e amigos, vai ao teatro e a shows com as filhas e irmã.

Com a leitura, ela descobriu um novo mundo. “Sem os livros eu fico mal, meio que desesperada, porque não acompanho a televisão e a leitura me acalma, me traz paz”. Os romances e as histórias policiais estão entre os gêneros preferidos da aposentada. E sempre que deseja ler, ela entra em contato com a instituição filantrópica e sem fins lucrativos “Audioteca Sal e Luz”, que empresta audiolivros às pessoas cegas ou deficientes visuais para que tenham uma vida com mais qualidade por meio da educação, profissionalização, capacitação e entretenimento.

Criada há 25 anos, a entidade conta com um acervo com mais de 2.700 títulos - didáticos, profissionalizantes, religiosos, literários e de estilos variados - que são escolhidos pelos associados e gravados por ledores voluntários em CD e em MP3.

Uma das voluntárias é Nilza Lopes Melona, de 81 anos, conhecida como Narhua, que empresta a sua voz há 30 anos para dar vida aos personagens dos livros. Ledora da audioteca desde a criação da entidade, iniciou na atividade para ajudar uma conhecida que havia perdido a visão. “Um dia eu estava lendo um livro e gostei muito, era sobre a Ressurreição de Cristo, contado com base em estudos científicos, e ela me pediu para gravar. Foi aí que tudo começou”. Após se aposentar, Narhua, disse que optou por fazer as gravações em sua casa, no Leblon, e por isso transformou o local em um estúdio de gravações. Precisou fazer diversas mudanças para se livrar dos ruídos que vêm da rua para oferecer um material com a melhor qualidade possível. “Sou grata por tudo que aprendi ao longo destes anos. Fazer esse trabalho me ajudou bastante, não tinha uma boa leitura e esse exercício me trouxe isso também de presente. Sou apaixonada pelo que faço”, declarou.
A audioteca atende cerca de 1.500 pessoas por ano. O acervo é emprestado aos associados por tempo determinado e enviado via correios (cecograma) – um serviço postal destinado aos deficientes visuais que utilizam o braille para sua comunicação. Os empréstimos também acontecem de forma presencial.

O trabalho desenvolvido pela instituição está em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, em especial o de número 10 – Redução das Desigualdades -, que tem entre as metas para até 2030 empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

Em 2003 e em 2013, a Audioteca Sal e Luz foi reconhecida como tecnologia social pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social e hoje é uma das 986 inciativas disponíveis no Banco de Tecnologias Sociais (BTS).

Endereço: Rua Primeiro de Março, 125 - 7º andar Centro - Rio de Janeiro - RJ - CEP 20010-000
Telefone: (21) 2233-8007
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Box ods 10

Ler 23473 vezes Última modificação em Sexta, 23 Novembro 2018 11:24