Imprimir esta página

Primeira Infância Melhor (PIM) Destaque

Avalie este item
(1 Votar)

O programa Primeira Infância Melhor (PIM) traz propostas singulares de intervenção pertinentes à realidade de cada família. A visita domiciliar prevê a valorização da família, do domicílio e da comunidade como espaços privilegiados à promoção da saúde e do bem-estar. A atividade realizada diretamente nas casas permite que a equipe do PIM conheça a estrutura e a dinâmica familiar e identifique potencialidades e fatores de risco.

 

TEMA PRINCIPAL: Saúde

 

OBJETIVOS

Por meio da visitação domiciliar, o PIM tem como objetivo promover a estimulação do desenvolvimento infantil, o fortalecimento dos vínculos familiares e a identificação das necessidades específicas de cada indivíduo beneficiado.

DESCRIÇÃO

Em áreas mais vulneráveis do Rio Grande do Sul, foram observados números preocupantes de crianças carentes, com baixo peso e taxa de mortalidade elevada. Era preciso intervir, principalmente na fase da primeira infância, já que as famílias estavam afastadas da rede de educação e de saúde.

O programa PIM tem ajudado a mudar esse cenário. Por meio de visitas às casas das famílias para estimular o desenvolvimento infantil e identificar necessidades específicas de cada beneficiário, além de fortalecer os vínculos familiares. As visitas utilizam o lúdico como tecnologia, uma estratégia que fortalece a construção de saberes e práticas de cuidado favoráveis ao desenvolvimento integral da criança.

As visitas revitalizam as expressões de afeto, criatividade e fantasia. São propostas orientações e brincadeiras que contemplam o desenvolvimento infantil ou o período gestacional de cada beneficiário. Após as sessões, o PIM é capaz de identificar aspectos importantes sobre cada núcleo familiar, bem como da comunidade.

RESULTADO ALCANÇADO

Em 2016, o PIM serviu como modelo para o programa de visitação domiciliar em âmbito nacional, o Programa Criança Feliz. Além de possibilitar importante trabalho de escuta em comunidades carentes, o PIM ajudou a reduzir a taxa de mortalidade infantil e valorizar o afeto e a atenção no ambiente familiar. Mais de 200 mil crianças e 50 mil gestantes já foram atendidas.

CONTATO

Avenida Borges de Medeiros 1501, Centro – Porto Alegre (RS)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(51) 3288-5888

 

GALERIA DE FOTOS

PIM04.jpg PIM05.jpg PIM11.jpg

PIM18.jpg bebe_pim_poa_rs_fotolecodesouza-9535.jpg casa_priscila_pim_poa_rs_fotolecodesouza-9416.jpg

equipe_pim_poa_rs_fotolecodesouza-9266.jpg priscila_pim_poa_rs_fotolecodesouza-9331.jpg priscilaemelissa_pim_poa_rs_fotolecodesouza-9503.jpg

tatiane_pim_poa_rs_fotolecodesouza-9225.jpg

Informações adicionais

  • Local da instituição: Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul - Porto Alegre (RS)
Última modificação em Terça, 26 Novembro 2019 09:43

Mídia

1 Comentário

  • Link do comentário Ione Salute Gonçalves Quinta, 02 Março 2023 15:06 postado por Ione Salute Gonçalves

    Boa tarde, sou visitadora do PIM do munícipio de Vista Alegre,ja trabalho a mais de 8 anos no PIM,sou formada em Pedagogia,tenho Pós em psicopedagogia,e digo que a criança que partcicipa da família PIM ao engressar na educação infantil,ela tem muito mais facilidade na aprendizagen
    m e na comunicação com coleguinhas e professores.
    Consegue se destacar mais pelo seu desenvolvimento cognitivo,motor,linguagem e interação.