Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (Peads) Destaque

Avalie este item
(1 Votar)

Ao identificar a necessidade de valorizar o conhecimento e a cultura do povo da comunidade de Ibirim, na Zona Rural de Pernambuco, o Serviço de Tecnologia Alternativa criou uma metodologia de ensino que rompeu os muros das escolas e passou a ser protagonizada por diversas pessoas da região.

 

 

TEMA PRINCIPAL: Educação

 

OBJETIVOS

Oferecer uma metodologia que facilite o ensino e a aprendizagem, estimulando que as pessoas do campo resgatem suas identidades e, com isso, construam um novo modo de obter conhecimento e de formar educadores na comunidade local.

DESCRIÇÃO

É possível aprender com o coração. Foi baseado nesse pensamento que o Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável desenvolveu um sistema de ensino que convida o estudante a contar suas próprias histórias. A partir daí, o educador utiliza a realidade do estudante para ensinar a ler, escrever, calcular, ao mesmo tempo que constrói valores fundamentais para se viver no campo: autoestima, identidade, origem, território, família e trabalho.

RESULTADO ALCANÇADO

Com o sucesso da ideia, a metodologia passou a ser aplicada em cursos técnicos de Agroecologia, na formação de profissionais. Um sistema que se retroalimenta, pois quanto mais se sabe sobre a sua região, mais as pessoas querem estudá-la. Um aprendizado que acontece de forma solidária, provocando todos a serem participantes e despertando um sentimento de pertencimento.

CONTATO

Povoado Poço da Cruz, Açúde Engenheiro Francisco Saboya - Zona Rural – Ibimirim (PE)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(81) 3658-1265

 

GALERIA DE FOTOS

Informações adicionais

  • Local da instituição: Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) - Glória do Goitá (PE)
Última modificação em Terça, 15 Outubro 2019 16:23

Mídia

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.