Pitanga Rosa – Agroecologia, Saúde e Qualidade de Vida Destaque

Avalie este item
(1 Votar)

A iniciativa é constituída por mulheres e suas famílias com a finalidade de resgatar e preservar, com base em um trabalho voluntário e coletivo, as sementes e mudas crioulas para cultivo e processamento de plantas medicinais. Além disso, busca conscientizar da importância da alimentação saudável e do uso da fitoterapia para prevenção e tratamento das doenças e da produção de alimentos livres de agrotóxicos.

 

OBJETIVOS

Resgatar e preservar, com base em um trabalho voluntário e coletivo, as sementes e mudas crioulas para cultivo e processamento de plantas medicinais e conscientização da importância da alimentação saudável e do uso da fitoterapia.

DESCRIÇÃO

Preocupadas com a saúde da comunidade e o crescente uso de agrotóxicos nos alimentos da região, um grupo de mulheres formado também por educadoras populares começaram a iniciativa: implantar um horto de plantas crioulas e capacitar moradoras da comunidade para o plantio, o cultivo e a manipulação de alimentos e plantas medicinais.

O trabalho acontece de forma voluntária, e a contrapartida consiste em receber gratuitamente cursos, palestras, remédios, mudas e sementes, transformando a região em um grande campo de estudo. O excedente do produzido é comercializado na sede do grupo e em eventos culturais e comunitários.

RESULTADO ALCANÇADO

Incentivando as participantes do grupo e suas famílias nessa troca de saberes e na necessidade de preservação ambiental, a iniciativa tem despertado interesse de estudantes e pesquisadores da região. A iniciativa recebe cerca de 980 visitantes todo mês.

CONTATO

Linha Faxinal dos Rosas, Meio Rural – Chapecó (SC)

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(49) 4998-82644

 

GALERIA DE FOTOS

Informações adicionais

  • Local da instituição: Associação Pitanga Rosa Chapecó (SC)
Última modificação em Terça, 15 Outubro 2019 16:10

Mídia

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.