Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

INTERNACIONAL

Compras Públicas nos Territórios Indígenas Maya-Ch’orti’

Asociación para el Desarrollo Integral de Productores del Área Ch’orti’ - Chiquimula, Guatemala

Avalie este item
(0 votos)

Mídia

O propósito é fortalecer a renda das famílias e comunidades, ligando a produtividade agrícola às compras públicas da região de Ch'orti'. A participação das mulheres é priorizada, gerando capacitação e participação para garantir o bem-estar dos indivíduos, dos grupos e das comunidades.

 

TEMA PRINCIPAL: Alimentação

 

OBJETIVOS

Melhorar o padrão geral de vida das famílias indígenas na região de Ch'orti', por meio de alianças estratégicas para a venda de produtos agrícolas, com base na lei da alimentação escolar no país (Lei de Decreto nº 16-2017), atendendo a escola e o bem comum.

DESCRIÇÃO

Desde 2006, a associação Chorti Fresca promove um projeto inovador que está comprometido em melhorar a qualidade de vida da população indígena Ch'orti'. A iniciativa visa contemplar a alimentação de crianças de estabelecimentos públicos, tornando efetiva a lei da alimentação escolar com base na participação da comunidade.

RESULTADO ALCANÇADO
Os resultados são amplos, melhorando o padrão geral de vida das famílias indígenas na região de Ch'orti'. Mas vale destacar que, até agora, 460 famílias já implementaram 100 hectares do sistema agroflorestal Kuxur Rum (“minha terra úmida” na linguagem Ch'ort'i') como medida de adaptação às mudanças climáticas para a produção no corredor seco.

CONTATO
Barrio San Sebastián, Jocotán Chiquimula/Guatemala

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

502 40321095

 

GALERIA DE FOTOS

Deixe um comentário

Certifique-se de preencher os campos indicados com (*). Não é permitido código HTML.