Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social

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GERAÇÃO DE RENDA

A Trama do Algodão que Transforma

Cooperativa Central Justa Trama - Porto Alegre (RS)

A iniciativa da Justa Trama se trata do desenvolvimento da cadeia do algodão agroecológico em todos os elos de produção, desde o plantio até a produção e comercialização de roupas. O processo, fundamentado na economia solidária, estabelece valores justos para cada etapa da produção, sem atravessadores.

GESTÃO COMUNITÁRIA DO ALGODÃO AGROECOLÓGICO

A Trama do Algodão que Transforma

Cooperativa Central Justa Trama - Porto Alegre (RS)

Nessa iniciativa, o algodão é plantado de forma agroecológica, consorciado com outros plantios e sem agrotóxicos.  No contexto local, fomenta-se a organização da comunidade por meio de bancos comunitários liderados por mulheres e capacitações voltadas à geração de renda.

GESTÃO COMUNITÁRIA DO ALGODÃO AGROECOLÓGICO

Algodão Agroecológico no Fortalecimento da Agricultura Familiar e Associativismo

Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultural de Tauá - Tauá (CE)

A iniciativa visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida de agricultore(a)s familiares associado(a)s  por meio da produção, do processamento e da comercialização do algodão agroecológico, fundamentado na socioeconomia solidária, conservação dos recursos ambientais e promoção da agricultura familiar.

GESTÃO COMUNITÁRIA DO ALGODÃO AGROECOLÓGICO

O Algodão Agroecológico gerando Renda e Conhecimento no Curimataú Paraibano

Associação de Apoio a Políticas de Melhoria da Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Verticalização da Produção Familiar - Remígio (PB)

Diante da dificuldade de conseguir a certificação do algodão agroecológico, os produtores do assentamento de Queimadas (PB) decidiram se organizar em um Organismo Participativo de Aceitação e Conformidade (Opac) para certificar a produção agroecológica e garantir sua comercialização. Os agricultores são certificados como produtores orgânicos.

EDUCAÇÃO

Tecnologias Sociais e Formação em Ciências da Natureza de Educadores do Campo

Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Viçosa (MG)

Visando o aprendizado significativo, contextualizado, ativo e a formação por área de conhecimento, esta iniciativa propõe o ensino das ciências da natureza pertinentes à agroecologia. Os estudantes são estimulados a pesquisar e a escolher tecnologias sociais, visando solucionar problemas da sua comunidade e produzir cadernos didáticos para as escolas do campo.

EDUCAÇÃO

Escola Ativa

Instituto Esporte & Educação (IEE) - São Paulo (SP)

A Escola Ativa valoriza a escola como espaço significativo de prática consciente da educação física e do esporte, e qualifica e amplia a oferta de atividades regulares para os alunos, desde a educação infantil até o ensino médio. Na iniciativa, os alunos têm a oportunidade de praticar esportes, brincar e jogar corporalmente, participar das aulas de educação física e se envolver nas ações, nos projetos e nas oficinas de práticas corporais que acontecem nos espaços e tempos da escola.

EDUCAÇÃO

Vamos EnCURTAr essa História?

Erem Frei Orlando - Itambé (PE)

A iniciativa Vamos EnCURTAr essa História instiga os estudantes a revisitarem e produzirem as narrativas de filmes, séries e jogos que mais gostam, reescrevendo novos finais para as histórias.

PRIMEIRA INFÂNCIA

Visitação Domiciliar na Primeira Infância

Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul - Porto Alegre (RS)

O programa Primeira Infância Melhor (PIM) traz propostas singulares de intervenção pertinentes à realidade de cada família. A visita domiciliar prevê a valorização da família, do domicílio e da comunidade como espaços privilegiados à promoção da saúde e do bem-estar. A atividade realizada diretamente nas casas permite que a equipe do PIM conheça a estrutura e a dinâmica familiar e identifique potencialidades e fatores de risco.

PRIMEIRA INFÂNCIA

Programa Primeira Infância Ribeirinha (PIR)

Fundação Amazonas Sustentável - Tefé (AM)

A iniciativa Primeira Infância Ribeirinha (PIR), criada em 2012, tem como objetivo tratar de uma problemática específica existente nas comunidades tradicionais do Amazonas em relação ao acesso dos serviços básicos de saúde para gestantes e crianças de 0 a 6 anos. Desse modo, o PIR visa aprimorar o método de visitação domiciliar com foco no desenvolvimento integral de crianças ribeirinhas, por meio da capacitação de Agentes Comunitários de Saúde.

INTERNACIONAL

Escolas Ambientalmente Sustentáveis e Cultura 3R

Instituto Nacional de Bienestar Estudantil (Inabie) - Santo Domingo, República Dominicana

Esta iniciativa promove a consciência ambiental e os hábitos de gestão de resíduos sólidos em escolas e casas. Com os alunos e professores da 3R, aprende-se a importância de reduzir, reciclar e reutilizar resíduos sólidos nas escolas.

 

INTERNACIONAL

Programa Ondas Atlântico para Geração Inicial de Vocações Científicas

Universidad Simón Bolívar - Barranquilla, Colômbia

Se os problemas que os estudantes vivenciam nas suas comunidades locais não são levados em consideração, muitas vezes, todo o conhecimento compartilhado na escola tradicional pode acabar se tornando irrelevante. O Programa Ondas Atlântico surgiu com o intuito de incentivar o pensamento científico e tecnológico desde a infância, para que compreendam e contribuam com soluções para a realidade na qual estão inseridas.

INTERNACIONAL

Compras Públicas nos Territórios Indígenas Maya-Ch’orti’

Asociación para el Desarrollo Integral de Productores del Área Ch’orti’ - Chiquimula, Guatemala

O propósito é fortalecer a renda das famílias e comunidades, ligando a produtividade agrícola às compras públicas da região de Ch'orti'. A participação das mulheres é priorizada, gerando capacitação e participação para garantir o bem-estar dos indivíduos, dos grupos e das comunidades.

PRIMEIRA INFÂNCIA

Programa Municipal de Aleitamento Materno (Pró-Mamá)

Prefeitura Municipal de Osório - Osório (RS)

O programa Pró-Mamá foi criado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf). No intuito de ampliar o acesso da população ao programa, a equipe investiu nas mídias sociais e criou um aplicativo de amamentação e desenvolvimento infantil de 0 a 2 anos.

 

MULHERES NA AGROECOLOGIA

Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (Peads)

Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) - Glória do Goitá (PE)

Ao identificar a necessidade de valorizar o conhecimento e a cultura do povo da comunidade de Ibirim, na Zona Rural de Pernambuco, o Serviço de Tecnologia Alternativa criou uma metodologia de ensino que rompeu os muros das escolas e passou a ser protagonizada por diversas pessoas da região.

 

MEIO AMBIENTE

Sistema Miyawaki de Restauração de Ecossistemas na Amazônia

Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora) - Benevides (PA)

A tecnologia é um instrumento que visa aproximar a sociedade e sensibilizá-la sobre a importância das florestas do ponto de vista da preservação e do desenvolvimento do ecossistema. Pelo reflorestamento, promove-se o retorno da biodiversidade da região.

MEIO AMBIENTE

Reúso de Resíduos Vítreos de Aterros Sanitários: Meio Ambiente e Renda

Universidade Tecnológica do Paraná - Toledo (PR)

A iniciativa busca gerar renda para cooperativas, por meio da apresentação de soluções à utilização do vidro descartado em aterros municipais, com a comercialização do vidro na forma de pó para aplicação na construção civil.

MEIO AMBIENTE

Plantando Águas

The Green Initiative - São Paulo (SP)

Uma ideia que protege os recursos hídricos e garante educação ambiental para a comunidade. Esse é o Plantando Águas, da The Green Initiative, iniciativa que vem crescendo na zona rural de São Paulo.

CIDADES SUSTENTÁVEIS E/OU INOVAÇÃO DIGITAL

Origens Brasil

Instituto Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) - Piracicaba (SP)

O Origens Brasil defende caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia com base na valorização das atividades econômicas das populações tradicionais e dos povos indígenas, de suas culturas e modo de vida.

CIDADES SUSTENTÁVEIS E/OU INOVAÇÃO DIGITAL

Auditoria Cívica na Saúde

Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) - Brasília (DF)

Proporcionar experiências pedagógicas em relação ao controle social para o cidadão e avaliar os serviços de saúde básica oferecidos à comunidade.

CIDADES SUSTENTÁVEIS E/OU INOVAÇÃO DIGITAL

Arquitetura na Periferia

Instituto de Assessoria a Mulheres e Inovação (Iamí) Belo Horizonte (MG)

Uma ideia transformadora dentro de casa. Essa é a iniciativa Arquitetura na Periferia, a qual capacita mulheres para que tenham autonomia em projetos de construção e reforma de suas casas.

MULHERES NA AGROECOLOGIA

Mulheres Protagonistas no Beneficiamento de Produtos Agroecológicos

Cooperativa Agropecuária de Alagoas Flexeiras (AL)

Com o objetivo de gerar renda às mulheres do campo, foi construída a Casa de Beneficiamento de Produtos Agroecológicos. A cooperativa cresceu com a adaptação de receitas tradicionais e da profissionalização das participantes por meio de cursos de formação. Os produtos são comercializados e geram renda às mulheres envolvidas.

MULHERES NA AGROECOLOGIA

Pitanga Rosa – Agroecologia, Saúde e Qualidade de Vida

Associação Pitanga Rosa Chapecó (SC)

A iniciativa é constituída por mulheres e suas famílias com a finalidade de resgatar e preservar, com base em um trabalho voluntário e coletivo, as sementes e mudas crioulas para cultivo e processamento de plantas medicinais. Além disso, busca conscientizar da importância da alimentação saudável e do uso da fitoterapia para prevenção e tratamento das doenças e da produção de alimentos livres de agrotóxicos.

GERAÇÃO DE RENDA

Turismo de Base Comunitária – Melhorando Vidas e Preservando o Meio Ambiente

Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) - Tefé (AM)

O Turismo de Base Comunitária (TBC) tem por finalidade a geração de benefícios econômicos, a promoção do desenvolvimento social dos moradores e a conservação do meio ambiente. Nos últimos vinte anos, a gestão da Pousada Uacari se tornou importante fonte de renda sustentável para os moradores da Reserva Mamirauá.

GERAÇÃO DE RENDA

Criatividade – Lógica – Oportunidade – Crescimento (Cloc)

Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação Santa Luzia do Itanhy (SE)

Cloc é uma tecnologia social na área de Tecnologia da Informação (TI) que seleciona e qualifica alunos de escolas públicas para aprender programação avançada e atuar como instrutores de programação básica de outros alunos. Os estudantes são incentivados a organizar empreendimentos coletivos, a explorar oportunidades de negócios na área de TI para assegurar sustentabilidade.