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A iniciativa da Justa Trama se trata do desenvolvimento da cadeia do algodão agroecológico em todos os elos de produção, desde o plantio até a produção e comercialização de roupas. O processo, fundamentado na economia solidária, estabelece valores justos para cada etapa da produção, sem atravessadores.

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  • Local da instituição Cooperativa Central Justa Trama - Porto Alegre (RS)
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Nessa iniciativa, o algodão é plantado de forma agroecológica, consorciado com outros plantios e sem agrotóxicos.  No contexto local, fomenta-se a organização da comunidade por meio de bancos comunitários liderados por mulheres e capacitações voltadas à geração de renda.

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  • Local da instituição Cooperativa Central Justa Trama - Porto Alegre (RS)
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A iniciativa visa contribuir com a melhoria da qualidade de vida de agricultore(a)s familiares associado(a)s  por meio da produção, do processamento e da comercialização do algodão agroecológico, fundamentado na socioeconomia solidária, conservação dos recursos ambientais e promoção da agricultura familiar.

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  • Local da instituição Associação de Desenvolvimento Educacional e Cultural de Tauá - Tauá (CE)
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Diante da dificuldade de conseguir a certificação do algodão agroecológico, os produtores do assentamento de Queimadas (PB) decidiram se organizar em um Organismo Participativo de Aceitação e Conformidade (Opac) para certificar a produção agroecológica e garantir sua comercialização. Os agricultores são certificados como produtores orgânicos.

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  • Local da instituição Associação de Apoio a Políticas de Melhoria da Qualidade de Vida, Meio Ambiente e Verticalização da Produção Familiar - Remígio (PB)
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Visando o aprendizado significativo, contextualizado, ativo e a formação por área de conhecimento, esta iniciativa propõe o ensino das ciências da natureza pertinentes à agroecologia. Os estudantes são estimulados a pesquisar e a escolher tecnologias sociais, visando solucionar problemas da sua comunidade e produzir cadernos didáticos para as escolas do campo.

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  • Local da instituição Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Viçosa (MG)
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A Escola Ativa valoriza a escola como espaço significativo de prática consciente da educação física e do esporte, e qualifica e amplia a oferta de atividades regulares para os alunos, desde a educação infantil até o ensino médio. Na iniciativa, os alunos têm a oportunidade de praticar esportes, brincar e jogar corporalmente, participar das aulas de educação física e se envolver nas ações, nos projetos e nas oficinas de práticas corporais que acontecem nos espaços e tempos da escola.

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  • Local da instituição Instituto Esporte & Educação (IEE) - São Paulo (SP)
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A iniciativa Vamos EnCURTAr essa História instiga os estudantes a revisitarem e produzirem as narrativas de filmes, séries e jogos que mais gostam, reescrevendo novos finais para as histórias.

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  • Local da instituição Erem Frei Orlando - Itambé (PE)
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O programa Primeira Infância Melhor (PIM) traz propostas singulares de intervenção pertinentes à realidade de cada família. A visita domiciliar prevê a valorização da família, do domicílio e da comunidade como espaços privilegiados à promoção da saúde e do bem-estar. A atividade realizada diretamente nas casas permite que a equipe do PIM conheça a estrutura e a dinâmica familiar e identifique potencialidades e fatores de risco.

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  • Local da instituição Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul - Porto Alegre (RS)
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A iniciativa Primeira Infância Ribeirinha (PIR), criada em 2012, tem como objetivo tratar de uma problemática específica existente nas comunidades tradicionais do Amazonas em relação ao acesso dos serviços básicos de saúde para gestantes e crianças de 0 a 6 anos. Desse modo, o PIR visa aprimorar o método de visitação domiciliar com foco no desenvolvimento integral de crianças ribeirinhas, por meio da capacitação de Agentes Comunitários de Saúde.

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  • Local da instituição Fundação Amazonas Sustentável - Tefé (AM)
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Esta iniciativa promove a consciência ambiental e os hábitos de gestão de resíduos sólidos em escolas e casas. Com os alunos e professores da 3R, aprende-se a importância de reduzir, reciclar e reutilizar resíduos sólidos nas escolas.

 

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  • Local da instituição Instituto Nacional de Bienestar Estudantil (Inabie) - Santo Domingo, República Dominicana
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Se os problemas que os estudantes vivenciam nas suas comunidades locais não são levados em consideração, muitas vezes, todo o conhecimento compartilhado na escola tradicional pode acabar se tornando irrelevante. O Programa Ondas Atlântico surgiu com o intuito de incentivar o pensamento científico e tecnológico desde a infância, para que compreendam e contribuam com soluções para a realidade na qual estão inseridas.

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  • Local da instituição Universidad Simón Bolívar - Barranquilla, Colômbia
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O propósito é fortalecer a renda das famílias e comunidades, ligando a produtividade agrícola às compras públicas da região de Ch'orti'. A participação das mulheres é priorizada, gerando capacitação e participação para garantir o bem-estar dos indivíduos, dos grupos e das comunidades.

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  • Local da instituição Asociación para el Desarrollo Integral de Productores del Área Ch’orti’ - Chiquimula, Guatemala
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O programa Pró-Mamá foi criado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf). No intuito de ampliar o acesso da população ao programa, a equipe investiu nas mídias sociais e criou um aplicativo de amamentação e desenvolvimento infantil de 0 a 2 anos.

 

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  • Local da instituição Prefeitura Municipal de Osório - Osório (RS)
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Ao identificar a necessidade de valorizar o conhecimento e a cultura do povo da comunidade de Ibirim, na Zona Rural de Pernambuco, o Serviço de Tecnologia Alternativa criou uma metodologia de ensino que rompeu os muros das escolas e passou a ser protagonizada por diversas pessoas da região.

 

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  • Local da instituição Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta) - Glória do Goitá (PE)
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A tecnologia é um instrumento que visa aproximar a sociedade e sensibilizá-la sobre a importância das florestas do ponto de vista da preservação e do desenvolvimento do ecossistema. Pelo reflorestamento, promove-se o retorno da biodiversidade da região.

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  • Local da instituição Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora) - Benevides (PA)
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A iniciativa busca gerar renda para cooperativas, por meio da apresentação de soluções à utilização do vidro descartado em aterros municipais, com a comercialização do vidro na forma de pó para aplicação na construção civil.

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  • Local da instituição Universidade Tecnológica do Paraná - Toledo (PR)
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Uma ideia que protege os recursos hídricos e garante educação ambiental para a comunidade. Esse é o Plantando Águas, da The Green Initiative, iniciativa que vem crescendo na zona rural de São Paulo.

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  • Local da instituição The Green Initiative - São Paulo (SP)
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O Origens Brasil defende caminhos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia com base na valorização das atividades econômicas das populações tradicionais e dos povos indígenas, de suas culturas e modo de vida.

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  • Local da instituição Instituto Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) - Piracicaba (SP)
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Proporcionar experiências pedagógicas em relação ao controle social para o cidadão e avaliar os serviços de saúde básica oferecidos à comunidade.

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  • Local da instituição Instituto de Fiscalização e Controle (IFC) - Brasília (DF)
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Uma ideia transformadora dentro de casa. Essa é a iniciativa Arquitetura na Periferia, a qual capacita mulheres para que tenham autonomia em projetos de construção e reforma de suas casas.

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  • Local da instituição Instituto de Assessoria a Mulheres e Inovação (Iamí) Belo Horizonte (MG)
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Com o objetivo de gerar renda às mulheres do campo, foi construída a Casa de Beneficiamento de Produtos Agroecológicos. A cooperativa cresceu com a adaptação de receitas tradicionais e da profissionalização das participantes por meio de cursos de formação. Os produtos são comercializados e geram renda às mulheres envolvidas.

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  • Local da instituição Cooperativa Agropecuária de Alagoas Flexeiras (AL)
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A iniciativa é constituída por mulheres e suas famílias com a finalidade de resgatar e preservar, com base em um trabalho voluntário e coletivo, as sementes e mudas crioulas para cultivo e processamento de plantas medicinais. Além disso, busca conscientizar da importância da alimentação saudável e do uso da fitoterapia para prevenção e tratamento das doenças e da produção de alimentos livres de agrotóxicos.

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  • Local da instituição Associação Pitanga Rosa Chapecó (SC)
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O Turismo de Base Comunitária (TBC) tem por finalidade a geração de benefícios econômicos, a promoção do desenvolvimento social dos moradores e a conservação do meio ambiente. Nos últimos vinte anos, a gestão da Pousada Uacari se tornou importante fonte de renda sustentável para os moradores da Reserva Mamirauá.

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  • Local da instituição Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) - Tefé (AM)
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Cloc é uma tecnologia social na área de Tecnologia da Informação (TI) que seleciona e qualifica alunos de escolas públicas para aprender programação avançada e atuar como instrutores de programação básica de outros alunos. Os estudantes são incentivados a organizar empreendimentos coletivos, a explorar oportunidades de negócios na área de TI para assegurar sustentabilidade.

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  • Local da instituição Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação Santa Luzia do Itanhy (SE)